Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Museu dos Militares Mineiros inaugura exposição sobre Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira

Publicados

em

Integrante do Circuito Liberdade, o Museu dos Militares Mineiros apresenta a exposição “Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado”, sobre vida e morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A mostra, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, reúne objetos como indumentárias, documentos e medalhas relacionadoas à vida e legado do patrono das polícias Militar e Civil de todo o Brasil e mártir da Inconfidência Mineira.

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, até 9/5.

O Museu dos Militares Mineiros está localizado no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“Os visitantes poderão observar, por exemplo, como foi o estudo para que a tão famosa barba de Tiradentes fosse retirada e também o processo de aceitação dessa nova imagem, além de uma réplica do uniforme usado pelo alferes Tiradentes, comandante do Destacamento dos Dragões na patrulha do ‘Caminho Novo’, no Quartel de Sete Lagoas”, destaca Poliana Carla, coordenadora do Museu dos Militares Mineiros.

Leia Também:  Bia Miranda se pronuncia sobre episódio da mãe, Jenny: ‘Sabia onde é que isso ia parar’

Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro, em 21/4/1792. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento liderado por intelectuais, militares e comerciantes insatisfeitos com a exploração econômica e as restrições impostas pela Coroa Portuguesa, tendo como objetivo a separação e libertação da região de Minas Gerais.

Museu dos Militares MIneiros

Inaugurado há dez anos, o Museu dos Militares Mineiros integra o Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.

Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.

O Museu dos Militares Mineiros é um equipamento da Diretoria de Museus (Dimus), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus, Bibliotecas e Economia da Criatividade.

Leia Também:  Comarca de Frutal inaugura abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Saúde estadual promove semana de mobilização em saúde bucal

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA