Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Arsae promove consulta sobre avaliação dos investimentos e indenizações no encerramento de contratos de água e esgoto

Publicados

em

A Arsae-MG recebe, até o dia 22/5, contribuições da sociedade sobre as metodologias para avaliação anual dos investimentos em bens reversíveis e sobre os procedimentos de avaliação de valores de dívidas e dos custos de ruptura decorrentes do encerramento antecipado dos contratos de água e esgoto nos municípios.

Os bens reversíveis são aqueles relacionados à prestação do serviço e que serão revertidos ao poder público ao término da concessão. Serão debatidos os fundamentos e os procedimentos necessários para a avaliação anual dos investimentos nos bens reversíveis realizados pelos prestadores de serviços regulamentados pela Arsae-MG, além do detalhamento das regras referentes à possibilidade de indenização de valores de dívida e dos custos decorrentes do encerramento antecipado dos contratos.

Segundo o coordenador da área econômica da Arsae-MG, Raphael Brandão, essas metodologias visam complementar as etapas fundamentais para a realização do cálculo de indenização de investimentos não amortizados, vinculados aos bens reversíveis atribuídos ao poder concedente.

O debate do tema é importante por proporcionar o detalhamento de procedimentos essenciais para o cálculo de indenização dos municípios para os prestadores de serviços, complementar o arcabouço definido na Resolução Arsae-MG 191/2024 com as metodologias propostas e estabelecer a metodologia de avaliação anual de ativos, prevista na Lei Federal 11.445/2007.

Leia Também:  Funed monitora água e avalia riscos de doenças causadas pelas enchentes

A consulta pública é o instrumento que permite a participação da sociedade com o envio de críticas, sugestões e contribuições, da criação ou alteração de normas de interesse geral.

As contribuições deverão ser encaminhadas por meio do formulário disponível no sítio eletrônico da Arsae-MG, no endereço www.arsae.mg.gov.br, na seção “Normas”, “Consultas e Audiências Públicas”. O e-mail consultapublica51@arsae.mg.gov.br deve ser utilizado apenas se for necessário enviar algum documento anexo.

Sessão virtual

Também será possível participar por meio de manifestação oral na audiência pública que acontece no dia 7/5, às 10h, com transmissão pelo canal oficial da Arsae-MG no YouTube. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para consultapublica51@arsae.mg.gov.br até o dia 6/5 de 2024.

A Arsae-MG divulgará, em até 60 dias após a finalização do processo da consulta pública, as contribuições recebidas, bem como as justificativas para acatamento ou recusa das sugestões, nos termos da Resolução 147/2021, que dispõe sobre o regimento interno da agência.

A minuta de resolução, os anexos que detalham as metodologias, o link do formulário on-line para envio das contribuições, o regulamento de participação e demais documentos relacionados estão disponíveis no endereço www.arsae.mg.gov.br, “Normas > Consultas e Audiências Públicas > 2024 > Consulta Pública nº 51”.

Leia Também:  Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal preenchem critérios de prioridade para candidaturas à lista de Patrimônio da Humanidade

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governador participa da inauguração de usinas solares fotovoltaicas em Cataguases, na Zona da Mata

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA