Minas Gerais
Professor da rede estadual de ensino é finalista no prêmio Educador Transformador
O professor Diego Pereira Costa, da rede estadual de ensino de Minas Gerais, foi um dos 35 finalistas da etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, durante a feira Bett Brasil 2024, maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina.
O objetivo do prêmio, que teve os vencedores anunciados nesta quarta-feira (24/4), em São Paulo (SP), é reconhecer e promover práticas de Educação Transformadora em todos os níveis de ensino.
Selecionado entre mais de 3.460 educadores inscritos em todo o país, Diego é professor da Escola Estadual Dora Matarazzo, em Lavras, no Campo das Vertentes, onde executa a iniciativa, e foi o único representante mineiro na etapa final, com o projeto “Práticas Empreendedoras: Experiências Cooperativas e Criativas na Escola”, concorrendo na categoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O projeto foi criado para desenvolver um ambiente de reflexão sobre problemas, interesses, desejos e autoconhecimento por meio dos conceitos do empreendedorismo para os estudantes da EJA. “Este projeto foi concebido com uma abordagem centrada no aluno, e esses encontros são verdadeiramente enriquecedores porque nos permitem expandir nossas mentes para novas experiências e interagir com pessoas de diferentes origens”, define Diego.
“Podemos trocar ideias e conhecer uma variedade de pontos de vista, o que é essencial para sairmos da nossa zona de conforto e crescermos e nos desenvolvermos”, comentou o professor, que elaborou o projeto em parceria com o Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
O Prêmio Educador Transformador, em sua segunda edição, abrange todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A premiação é uma iniciativa da Bett Brasil, do Instituto Significare e do Sebrae.
Reconhecimento
Além do projeto de Diego, a rede estadual de ensino teve representantes entre os finalistas da etapa estadual em outras categorias. Para Ensino Médio, a professora Rosilene Alves dos Reis, da Escola Estadual de Padre Carvalho, em Padre Carvalho, no Norte de Minas, foi selecionada com o projeto “Capacitar para Crescer – de Olho no Futuro”.
O professor Natan Danidl Valentim, da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, em Miradouro, na Zona da Mata, foi selecionado na categoria de Educação Profissional, com o projeto “Aprendendo Inclusão nos estabelecimentos de Miradouro”.
“Fomos motivados pela urgência do tema da acessibilidade. Na sala de aula, identificamos dois estudantes com necessidades especiais. Iniciamos um debate e direcionei os alunos para pesquisarem sobre a acessibilidade nos estabelecimentos comerciais de Miradouro. Observamos que muitos desses locais não atendiam às necessidades mínimas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs)”, explica o professor.
Educação pública na Bett Brasil
Além do Prêmio Educador Transformador, a Bett Brasil 2024 contou com número recorde de mais de 300 marcas expositoras que atendem o ecossistema educacional público e privado. O secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, esteve presente e apresentou a experiência bem-sucedida de Minas Gerais na utilização de ferramentas inovadoras para a formação de educadores e estudantes da rede estadual de ensino.
“Participar desta feira é um momento de grande riqueza e de conhecer as novas tecnologias que o mercado oferece para a educação. É sempre muito produtivo este envolvimento. A participação neste painel foi um momento de compartilhar conhecimentos e também de angariar novas informações para melhorar a educação em nosso estado”, afirmou o secretário.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.