Pesquisar
Close this search box.

Política

Comunidades rurais de Itatiaiuçu serão ouvidas nesta segunda (29)

Publicados

em

Imagem

Com o objetivo de verificar os impactos socioambientais decorrentes da atividade minerária em Itatiaiuçu, na Região Metropolita de Belo Horizonte (RMBH), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza visita às comunidades de Curtume e Samambaia. Requerida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a visita da comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será nesta segunda-feira (29/4/24), às 10 horas.

Botão

De acordo com o gabinete da parlamentar, será feita uma escuta da população sobre as graves denúncias de escassez de água e sua baixa qualidade, entre outros impactos causados pela mineração da Usiminas na região. A demanda surgiu na reunião dessa comissão em 15 de março deste ano, em Igarapé (RMBH), quando foi debatida a preservação da Pedra Grande e seu entorno. Com partes nesses dois municípios e ainda em Mateus Leme (RMBH), essa paisagem já é considerada um bem natural e cultural essencial para o equilíbrio ecológico da Serra Azul e região.

Em relação a Curtume e Samambaia, segundo relatos de moradores, nos últimos 14 anos, os modos de vida dessas comunidades, formadas majoritariamente por idosos da zona rural, foram drasticamente impactados. Tradicionalmente, essas famílias utilizavam a terra e a água para desenvolverem principalmente a produção agropecuária, em especial a produção de hortaliças.

Leia Também:  Políticas para pessoas com deficiência pautam audiência

No entanto, os impactos sobre as comunidades têm se intensificado à medida que a mineração da Usiminas expande suas atividades, aproximando cada vez mais suas estruturas desses locais.

Os moradores convivem com grandes áreas desmatadas, poluição dos rios, perda de nascentes, barulho de explosões e poeira provenientes da mineração. Ainda relatam que pequenos córregos e nascentes da região secaram por completo ao longo dos anos em que a mineradora expandiu e intensificou suas atividades. Para completar, espaços de atividades religiosas e de lazer foram perdidos.

Como a região de Itatiaiuçu sempre foi rica em água, muitos moradores tinham como fonte de renda a agricultura, formatando todo seu modo de vida. Os rios da região, antes com água cristalina, eram usados pelos moradores para pesca, banho, lazer e até para o consumo das famílias.

Atualmente, os rios apresentam águas turvas, indicando a presença de minério e consequente inadequação para os usos tradicionais. Lideranças comunitárias afirmam terem registros de ao menos três derramamentos de lama nesses córregos, provocados pela Usiminas. O escasseamento gradual da água forçou muitas pessoas a abandonarem a agricultura e a procurarem empregos em outras atividades, inclusive a própria mineração.

Leia Também:  Prazo para diplomação de eleitos neste ano termina nesta segunda (19)

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Banco Central decide nesta quarta novo corte na taxa básica de juros

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA