Minas Gerais
Aulas ao vivo preparam estudantes da rede estadual para simulado do Enem
A plataforma Estudo Play, adquirida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está promovendo a Maratona Enem, com aulas ao vivo direcionadas à revisão de conteúdo do exame. O propósito das aulas on-line é preparar os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o simulado agendado para o final de maio. As aulas estão disponíveis para qualquer estudante que tenha interesse em participar.
As aulas são transmitidas ao vivo das 14h às 17h nos canais do YouTube da Estudo Play e da Secretaria de Educação. Os estudantes podem acessar as aulas tanto pelo site quanto pelo aplicativo, garantindo praticidade e acessibilidade a todos.
As aulas são organizadas por área de conhecimento, sendo:
– Segunda-feira: Redação e Linguagens
– Terça-feira: Linguagens
– Quarta-feira e Quinta-feira: Matemática e Ciências da Natureza
– Sexta-feira: Ciências Humanas
Com término em 17/5, as aulas ficam disponíveis na plataforma e nos canais do YouTube, permitindo que os estudantes revisem o conteúdo sempre que necessário. Cada aula tem entre 45 a 50 minutos de duração, podendo se estender um pouco mais caso haja muitas perguntas ou interações.
Simulado
Os simulados para o Enem replicam o formato e a estrutura do exame real, abrangendo todas as áreas de conhecimento testadas, como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Além disso, incluem questões de diferentes níveis de dificuldade, proporcionando uma preparação abrangente para os estudantes. Eles estarão disponíveis somente para os estudantes concluintes do ensino médio.
A plataforma
Desenvolvida com uma metodologia cuidadosamente elaborada, considera pilares essenciais do processo de aprendizagem, como trilhas de aprendizado personalizadas, levando em conta as características individuais de cada estudante e as matrizes de competência do Enem. O acesso à plataforma é exclusivo para estudantes do 3º ano do ensino médio e 2º e 3° períodos da EJA.
O endereço do site é www.enem.educacao.mg.gov.br, onde é preciso inserir o usuário e senha. No caso dos estudantes, o usuário é o número da matrícula do aluno e a senha também é a matrícula. No caso dos professores, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (Masp), e a senha é o número Masp. Em todos os casos, no primeiro acesso o usuário deverá criar sua senha pessoal.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.