Minas Gerais

Parque Estadual Mata do Limoeiro publica edital para programa de voluntariado

Publicados

em

O Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML) está com 15 vagas abertas até segunda-feira (6/5) para interessados em colaborar como voluntários na 8ª Volta do Limoeiro, que será realizada nos dias 18 e 19/5. A unidade de conservação fica localizada no distrito de Ipoema, em Itabira, e é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O resultado do edital de seleção será divulgado na quarta-feira (8/5) e a capacitação dos voluntários ocorrerá no dia 18/5 (sábado), às 14h, na sede do Parque. “O conteúdo básico visa harmonizar as necessidades do evento (Volta da Mata do Limoeiro) com as aspirações pessoais de cada candidato”, explica o gerente do Parque, Alex Amaral. As atividades de cada voluntário serão orientadas por funcionários ou colaboradores da do PEML.

As atividades incluem apoio à recepção e orientação de visitantes na portaria e sede do parque, realização de atividades de Educação Ambiental – com foco na orientação dos participantes da 8º Volta da Mata do Limoeiro para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação – e acompanhamento de grupos nas salas temáticas do parque.

Leia Também:  Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG recebeu a visita de quase 7 mil alunos em 2023

Também serão realizadas oficinas, atividades lúdicas e educativas, com conteúdo ambiental para crianças presentes na atividade, além da aplicação de entrevistas de perfil e satisfação dos participantes.

A carga horária total do voluntariado será de 6 horas diárias, totalizando 12 horas. Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos e será dada preferência a estudantes universitários com no mínimo três semestres de curso e moradores do entorno.

Inscrições

As atividades ocorrerão no Parque Estadual Mata do Limoeiro e nas comunidades do entorno. Os voluntários utilizarão as estruturas físicas do parque para pernoite e alimentação.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição por meio deste link.

A volta

A Volta da Mata do Limoeiro começou em 2014 e tem grande importância para o parque. Em sua 8ª edição, o evento aproxima parceiros e consolida a oportunidade de unir a proteção ambiental com o esporte, além de permitir um contato mais próximo dos participantes com a natureza. Além disso, proporciona a possiblidade de educação ambiental, conscientização para a preservação, proteção da biodiversidade, fomento ao ecoturismo e a divulgação do parque.

Leia Também:  Em semana especial, Cemig realiza várias ações que abordam a prevenção de acidentes com a rede elétrica 

Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, onde podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. O Parque possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ano letivo da rede pública estadual de ensino mineira termina nesta quarta-feira (20/12)
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA