Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Apate mira esquema fraudulento de compra e venda de veículos

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Em desdobramento a uma investigação que apura fraudes em compra e venda de veículos seminovos no Triângulo Mineiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, nesta quinta-feira (2/5), a operação Apate, nas cidades de Ituiutaba e Uberlândia. Como resultado, 15 veículos automotores e uma moto aquática foram apreendidos, totalizando R$ 1,2 milhão recuperados.

Esquema fraudulento

Conforme apurado pela equipe da Delegacia Regional em Ituiutaba, responsável pelo inquérito policial, os investigados adquiriam os veículos das vítimas utilizando engodo, fraude e promessas falsas de que repassariam os valores quando estes fossem vendidos, o que nunca ocorreu.

Em seguida, os estelionatários repassavam os veículos às empresas de compra e venda de veículos em Uberlândia, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão – um sexto endereço também foi alvo da operação, em Ituiutaba. Levantamentos da Polícia Civil indicam que as empresas investigadas tinham como único objetivo colocar os veículos em suas lojas, realizando a venda a terceiros de boa-fé.

Leia Também:  Operação Hefesto mira esquema de furto de minério em linhas férreas

Prejuízo

A PCMG estima que, somente nos anos de 2023 e 2024, os suspeitos do estelionato tenham negociado mais de cem veículos com as empresas, causando prejuízo de R$ 7 milhões.

A ação policial teve ainda a finalidade de arrecadar elementos de informação e provas de crimes de estelionato, falsificações, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. A investigação continua para identificar outros envolvidos no esquema criminoso e outras eventuais empresas que tenham realizado transação comercial com veículos obtidos ilegalmente.

A operação Apate – na mitologia grega, o espírito que personifica a fraude e o engano – contou com o empenho de 20 policiais civis.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Comandante-geral da PMMG visita o comandante da 4ª Região Militar do EB

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA