Minas Gerais
Concurso Nacional de Produtos Lácteos abre inscrições para 47ª edição
A Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), está recebendo inscrições para o 47º Congresso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL).
O evento integra a programação do Minas Láctea 2024, que acontece entre os dias 16 e 18/7, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O julgamento das 14 categorias (confira aqui) será realizado nos dias 16 e 17/7, no Instituto Laticínios Cândido Tostes e o resultado será divulgado no dia 18/7, no encerramento do Minas Láctea. As avaliações do CNPL serão fechadas ao público. A principal novidade desta edição é a adição de categorias que contemplam queijos de leite de cabra.
“Sabemos do crescimento gradativo, não só em Minas, mas no Brasil em geral, da produção de leites de cabra, bem como dos seus derivados. O mercado consumidor também vem criando mais curiosidade e adesão a queijos de outras espécies, principalmente incentivados pela área gourmet”, detalha a pesquisadora Carolina Viana, integrante da Comissão Organizadora do concurso.
“E, como forma de testar essa adesão e a participação deste setor no CNPL, incluímos as categorias de queijos de leite de cabra, que optamos por dividir em dois tempos de maturação (até 30 dias e acima de 31 dias), para facilitar a avaliação pelos jurados”, revela.
Podem participar do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, indústrias de laticínios localizadas no Brasil que se adequem às normas de inspeção oficial e que atendam às exigências do regulamento.
O valor da inscrição é R$ 495 por laticínio, independente do número de categorias que vá disputar. É importante ressaltar que cada participante pode inscrever apenas um produto por categoria.
“Na 46ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, fomos surpreendidos por uma expressiva participação das indústrias de laticínios e tivemos empresas que participaram pela primeira vez. Para este ano, imaginamos que possa haver um aumento nas inscrições e amostras enviadas, principalmente com o incremento de duas novas categorias”, afirma Carolina Viana.
Prazo e julgamento
O prazo para a inscrição no concurso vai até 5/7 pelo site do Minas Láctea, onde também é possível consultar os atributos de avaliação e classificação dos produtos e os critérios para a seleção da equipe de juízes.
A equipe será composta por técnicos, profissionais da indústria de laticínios, pesquisadores, professores da área, e profissionais da área de inspeção de produtos lácteos.
Com o acréscimo dos queijos de cabra com maturação de até 30 dias ou mais de 31 dias, o CNPL contará com 14 categorias.
Serão avaliados também: Queijo Prato Lanche 3 quilos, Queijo Tipo Gouda, Queijo Tipo Provolone, Queijo Tipo Parmesão, Queijo Tipo Reino, Queijo Minas Padrão, Queijo Azul, Queijo Tipo Cottage, Manteiga, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso e Produto Lácteo Inovador (qualquer produto lácteo com pelo menos uma característica inovadora ou que se destaque).
A Comissão Organizadora do CNPL é integrada pelos professores/pesquisadores da Epamig ILCT Ana Flávia Pacheco, Carolina Viana e Fernando Resplande Magalhães.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



