Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Equipes da Copasa concentram esforços em Porto Alegre para força-tarefa nos sistemas de abastecimento

Published

on

Após uma semana de intensos trabalhos no Rio Grande do Sul, as quatro equipes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estão concentradas na capital Porto Alegre nesta segunda-feira (13/5), para auxiliar na retomada do abastecimento de água da cidade.

Na última semana, os profissionais atuaram nas cidades de Muçum e Santa Tereza, locais onde o abastecimento de água foi retomado.

As chuvas voltaram a cair forte no Rio Grande do Sul no último fim de semana, principalmente em Porto Alegre, o que fez com que as equipes se reunissem em uma força-tarefa junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), entre outros órgãos, para minimizar os impactos causados à população da capital.

Mesmo com pontos de inundação, os técnicos estão atuando em estações de tratamento de água em diversas regiões da cidade.

Segundo dados do Dmae, o abastecimento de água de Porto Alegre é composto por seis Estações de Tratamento de Água (ETAs), seis Estações de Bombeamento de Água Bruta (EBABs), 88 Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBATs) e 104 reservatórios.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais neste domingo, 8 de maio

Dos mais de 200 milhões de m³ de água tratados por ano, ao menos 88% da água é destinada ao uso residencial e distribuída por mais de 4.200 quilômetros de redes espalhadas pelas ruas de Porto Alegre.

As manutenções feitas pela Copasa incluem substituições de bombas elevatórias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria e bombas de sucção submersas para recirculação de esgoto bruto, que funciona de acordo com o nível de um sensor ultrassônico, que também estava danificado. Foi realizada a limpeza e o reparo dos equipamentos, possibilitando a retomada da operação.

Solicitadas pelo Dmae, uma equipe da Copasa também esteve na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Xavantes. Os técnicos identificaram quais eram os equipamentos danificados e providenciaram as substituições e instalações, recuperando também a operação do sistema.

Nova remessa

Apesar das dificuldades de deslocamento e das chuvas, as equipes trabalham ininterruptamente para auxiliar o povo gaúcho quanto ao abastecimento de água tratada. A Copasa também está preparando o envio de nova remessa de mais 1,4 mil caixas com 19,6 mil litros de água potável para a Região Sul, uma necessidade que aumenta a cada dia nos locais atingidos pelas inundações.

Leia Também:  Estado contrata médicos para Betim e Juiz de Fora

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Delfinópolis recebe 5ª Feira da Banana de quarta-feira a domingo (31/5 a 4/6)

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA