Pesquisar
Close this search box.

Política

Codevasf será homenageada por 50 anos de sua criação

Publicados

em

Imagem

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será homenageada nesta quinta-feira (16/5/24) pelos 50 anos de sua criação. A data será celebrada às 19 horas, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A homenagem foi solicitada pelo deputado Gil Pereira (PSD), que em seu requerimento destaca a importância da companhia para o Estado e as localidades em que está presente.

Botão

O deputado registra que a companhia está envolvida em diversos processos produtivos, a exemplo da agricultura familiar e irrigada, e que está prestes a iniciar uma obra importante para Minas, dentro do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, beneficiando diretamente a região Norte do Estado.

Citação

Projeto Jequitaí

O Projeto Hidroagrícola Jequitaí consiste na implantação de duas barragens de usos múltiplos no rio Jequitaí, na região dos municípios de Francisco Dumont, Claro dos Poções e Jequitaí, no Norte de Minas Gerais.

Um leilão de concessão foi realizado no começo de março e teve como vencedor o Consórcio Jequitaí, com oferta de R$ 35 milhões pela outorga do empreendimento. O projeto deverá receber investimentos de R$ 1,5 bilhão durante o período de concessão, que terá prazo de 35 anos.

Leia Também:  Envelhecimento de pessoas com síndrome de Down preocupa famílias

“Teremos, agora, os recursos para retomada e conclusão das obras, iniciadas em 2013″, comemora o deputado, que preside a Comissão de Minas e Energia da Assembleia.

O projeto vai reforçar o abastecimento de água e possibilitar atividades como o ecoturismo, a recreação e a piscicultura na região. Quando concluído, beneficiará a população de 19 municípios no Norte de Minas.

Segundo a direção da companhia, além da reserva de água para segurança hídrica, o projeto terá a instalação de sistemas voltados para a produção agrícola irrigada em 20 mil hectares e as barragens viabilizarão ainda a geração de energia.

Conforme a Codevasf, cerca de 650 mil pessoas serão beneficiadas, por meio de parcerias, com o objetivo de levar desenvolvimento sustentável ao interior do país. O prazo para instalação da primeira barragem do empreendimento é de 48 meses.

Erradicação da miséria e segurança hídrica

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei 6.088, de 1974, de capital social pertencente integralmente à União e vinculada, atualmente, ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, tendo como objetivos erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Leia Também:  Janja é homenageada com a Medalha Tiradentes na Alerj

Criada originalmente para atuar na bacia do Rio São Francisco, por sua importância social e econômica para o País, ao longo dos anos a empresa foi expandindo sua abrangência para áreas de bacias hidrográficas de vários outros rios e estados.

Hoje a companhia atua em mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, abarcando cerca de 37% do território nacional. Além de Minas, está presente nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins e no Distrito Federal.

A Codevasf atua por meio da execução direta ou de parcerias, com ações relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento da agricultura irrigada, à revitalização de bacias hidrográficas, à estruturação de atividades produtivas e à oferta de água para garantia da segurança hídrica.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Santa Casa de Belo Horizonte é homenageada pelos seus 125 anos

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA