Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Com ação do Governo de Minas, artesãos mineiros superam em 20% a comercialização de produtos no Salão do Artesanato

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), esteve presente no 17º Salão do Artesanato, em Brasília. Entre os dias 8 e 12/5, mais de 430 artesãos mineiros foram beneficiados com a oportunidade de expor e negociar seus produtos nos espaços promovidos pela Sede-MG.

Os artesãos tiveram desempenho recorde nas vendas, com mais de R$ 300 mil na comercialização de seus produtos. O resultado é 20% maior do que o obtido pelos artesãos mineiros na edição anterior.

“É gratificante ver que esses empreendedores estão colhendo o fruto do seu trabalho e saber que, quando o Estado atua como facilitador, a geração de renda é uma consequência natural”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.

Mais oportunidade de renda

Durante essa edição do evento, os artesãos e entidades mineiras tiveram à disposição uma área de 126m² adquirida pela Sede-MG, em parceria com o Sebrae Minas, bem como um espaço de 50m² cedido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal, que organiza a feira.

Leia Também:  Governo quita mais uma remessa do passivo de férias-prêmio para servidores estaduais  

Foram 14 estandes dedicados exclusivamente à Alameda do Artesanato Mineiro, onde representantes de 18 municípios de diversas regiões do estado puderam gerar renda através da comercialização com o público visitante e de rodadas de negócios com lojistas.

Por meio do Edital de Chamamento Público Nº 1/2024, foram selecionados, pela Diretoria do Artesanato Mineiro da Sede-MG, 27 expositores, entre entidades e artesãos individuais.

O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Sede-MG, Rodrigo Melo, explica que o Governo de Minas, a cada evento e ação desenvolvida, vem buscando atender e dar oportunidade de participação a novos artesãos mineiros.

“Neste ano, identificamos uma renovação expressiva e importante dos participantes selecionados comparado à edição anterior. Isso demonstra o avanço nos critérios de avaliação dos chamamentos públicos, através da aplicação de uma política pública empreendedora para geração de renda em todo o estado”, complementa o subsecretário.

Geração de emprego

A organização do evento estima que foram gerados cerca de 4 mil empregos, entre diretos e indiretos, e que cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes durante os cinco dias de programação.

Leia Também:  Educação publica lista de movimentação dos servidores do quadro do magistério 

Além de adquirir peças, o público também pôde participar de oficinas gratuitas – uma oportunidade de capacitação e profissionalização – como a de “Pontos básicos dos bordados para iniciantes”, ministrada pela artesã mineira Maria de Lourdes Rosa.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Projetos estratégicos garantem mais eficiência aos serviços prestados pelo Governo de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA