Polícia
Operação Joker: PCMG desarticula grupo criminoso em Carmo do Rio Claro

Com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas em Carmo do Rio Claro, no Sul do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nessa quinta-feira (16/5), a operação Joker, resultando na prisão em flagrante de oito homens e uma mulher, além da apreensão de um adolescente e de grande quantidade de entorpecentes.
A ação policial foi planejada a partir de levantamentos investigativos de zonas de influência do tráfico de drogas na cidade, sendo identificada uma facção criminosa com atuação intensa no bairro Coração Eucarístico.
Todos os presos já estavam sendo monitorados pela PCMG pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, contando com colaboração do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e compartilhamento de provas.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, resultando no recolhimento de 265 buchas de maconha, aproximadamente 500 gramas de pedra bruta de crack, 150 pinos de cocaína e aproximadamente 700 gramas da mesma substância, já embalada para venda. Além disso, foi apreendido cerca de R$ 2.500 em dinheiro, embalagens para drogas, balanças de precisão, máquinas de cartão e materiais possivelmente produtos de furtos, bem como diversos celulares.
A operação Joker, coordenada pela Delegacia de Polícia Civil em Carmo do Rio Claro, contou com o empenho de 17 policiais civis, com apoio da Coordenação de Operações com Cães (COC) da PCMG, Canil da Guarda Municipal Civil de Alfenas e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do pelotão de Carmo do Rio Claro e da companhia de policiamento ambiental.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico