Política
Enfrentamento da violência financeira de gênero será tema de audiência
As estratégias de enfrentamento da violência financeira que afeta a vida de mulheres serão tema de audiência pública na próxima segunda-feira (20/5/24). A reunião será na UNA Linha Verde (Av. Cristiano Machado, 1.1157 – Vila Suzana, Belo Horizonte), com vistas a conhecer a experiência do Projeto de Extensão El(z)as, conduzido por alunos dessa faculdade.
Solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), a audiência está marcada para 19h e será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com a parlamentar, o tema é relevante na medida em que “promover autonomia financeira das mulheres é fundamental para garantir que elas rompam o ciclo da violência doméstica e familiar”.
“É nesse sentido que propus a criação do Banco de Empregos – A Vez Delas, para promover a empregabilidade e independência como forma de superação da situação de vulnerabilidade”, completou a deputada Ana Paula Siqueira. O programa, já em execução, cria o banco de empregos para as mulheres vítimas de violência e teve início com a Lei 23.680, de 2020, fruto do Projeto de Lei (PL) 176/19, de autoria da deputada.
O projeto El(z)as, por sua vez, desenvolve materiais e eventos para a conscientização sobre violência de gênero. Em 2024, o foco das ações é a violência financeira com o fomento do empreendedorismo e a moda circular como uma forma de enfrentamento. Idealizado e orientado pela professora Natália Marra, El(z)as nasceu a partir das demandas recebidas pelo Núcleo de Prática Jurídica da faculdade.
O projeto homenageia em seu nome a cantora Elza Soares, que em sua trajetória de vida e em suas canções tratou dos muitos desafios enfrentados pelas mulheres, em especial, as negras e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS14 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil