COLUNA MG
Norte debate fábrica de celulose
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Norte debate fábrica de celulose
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene participou na semana que passou da discussão sobre a criação de uma fábrica de celulose na microrregião do Irapé, em Grão Mogol, no Norte de Minas. O evento contou com a presença do consultor da empresa Paper Excellence, uma das líderes do mundo na produção sustentável de celulose, papéis, embalagens e produtos à base de madeira e está posicionada em mercados globais como China, Europa, Estados Unidos e Japão. A empresa analisa um local para implantar uma fábrica de celulose no Norte de Minas, mas há concorrência com Goiás e Mato Grosso para sediar a empresa. Grão Mogol se habilitou a receber este empreendimento estimado em 4 bilhões de dólares, ou 20 bilhões de reais. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Beto Guedes no Canta Formiga
Os amantes da música têm encontro marcado nos dias 24 e 25 deste no tradicional Canta Formiga, que promete trazer uma experiência musical única para a cidade. Com dois shows imperdíveis, o evento destaca-se como uma oportunidade para os fãs da música brasileira desfrutarem de performances de artistas renomados. Na sexta-feira (24) o palco do Canta Formiga será abrilhantado pela voz e talento do aclamado Beto Guedes. Já no sábado (25), o palco recebe o virtuoso Wagner Tiso e o Quarteto Sentinela. (Jornal Nova Imprensa – Formiga)
Conscientização da Hemofilia em Timóteo
A Câmara de Timóteo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia em Timóteo, a ser comemorado no dia 17 de abril. O PL tem o objetivo de levar ao conhecimento da população informações sobre a doença e a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Outra matéria aprovada em primeira votação na reunião desta quinta foi o PL que regulamenta a Política Municipal de Arquivos Públicos. (Portal da Cidade – Ipatinga)
https://ipatinga.portaldacidade.com/noticias/regiao/dia-municipal-da-conscientizacao-da-hemofilia-e-aprovado-em-timoteo-0013
Varginha homenageia coletores de lixo
Esses profissionais, com extremo zelo e eficiência, realizam um trabalho que merece ser celebrado. Na quinta-feira, 16 de maio, Dia do Gari, foi oferecido um café especial aos coletores da Prefeitura de Varginha. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Abreu, do vice-prefeito Leonardo Ciacci, e dos demais servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semea). “O trabalho realizado de forma árdua, porém com um sorriso no rosto, é o diferencial de todos eles”, afirmou Cláudio Abreu. (Gazeta de Varginha)
Festival Gastronômico “Sabores das Villas”
Rio Espera sedia o Festival Gastronômico “Sabores das Villas” neste fim de semana. O evento foi aberto no sábado, 18 dia 18 de maio, com shows de Felipe e Nando e Vinny Deejay, com pratos de cinco estabelecimentos locais. No dia 19 de maio, o festival continua em Itaverava, no Estádio Municipal “Waldemar Nogueira”, com uma Feira da Agricultura Familiar e shows das bandas João de Barro e Maria Tonteira. Até o dia 2 de junho, a Região Turística Villas e Fazendas será o centro da boa gastronomia mineira e da música de qualidade (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
Codevasf investe na Canastra
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), deve investir cerca de R$ 57 milhões em empreendimentos de recuperação na estrada que dá acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra – berço da nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas. A ordem de serviço para o início da execução das obras foi assinada na última quarta-feira, 15, em solenidade na sede Codevasf, em Brasília. (Folha da Manhã – Passos)
https://clicfolha.com.br/ministerio-e-codevasf-deve-investir-r-57-milhoes-na-serra-da-canastra/
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial