Pesquisar
Close this search box.

Política

Estatuto da Igualdade Racial será tema de seminário

Publicados

em

Imagem

Nos próximos meses, os mineiros poderão participar da construção coletiva de um instrumento que busca garantir às populações negra e indígena e aos povos e comunidades tradicionais a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação.

Trata-se do Estatuto da Igualdade Racial, que será debatido em um seminário legislativo organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com representantes da sociedade civil e do poder público. O evento será realizado entre os dias 28 de maio e 21 de agosto de 2024.

As inscrições on-line para os encontros no interior começam no próximo dia 3/6. Para Belo Horizonte, já estão abertas, na página do evento no Portal da ALMG.

Os encontros vão fomentar o debate em torno do Projeto de Lei (PL) 817/23, que institui o Estatuto da Igualdade Racial para Minas Gerais, a partir do documento de referência. Buscam também reunir sugestões para subsidiar ações legislativas de reparação e promoção da igualdade racial.

Leia Também:  Estatuto representa mudança de visão sobre criança e adolescente

O estatuto será um instrumento orientador de políticas públicas, ações, iniciativas e programas de promoção à igualdade racial O requerimento para o seminário é das mesmas autoras do projeto, as deputadas negras Andreia de Jesus, Leninha e Macaé Evaristo, todas do PT, e Ana Paula Siqueira (Rede).

Agenda foi lançada em 2023

A agenda do seminário foi lançada no ano passado, em evento do dia 30 de maio, mês em que se comemora a abolição da escravatura e o Dia Nacional de Combate e Denúncia contra o Racismo, no dia 13. Essa data foi ressignificada pelo movimento social negro contemporâneo por considerar que a abolição foi um processo inconcluso que não garantiu condições mínimas de igualdade à população negra.

Já em abril deste ano, o trabalho foi retomado pela comissão organizadora. É objetivo da Assembleia garantir orçamento para implementação de políticas públicas de combate ao racismo e à desigualdade de oportunidades.

De acordo com a assessoria da deputada Macaé Evaristo, o Brasil tem pouco mais de 99 milhões de pessoas negras, sendo o maior país negro fora do continente africano. Os indicadores sociais apontam as desigualdades raciais em diversas áreas, entre elas, educação, moradia e mercado de trabalho.

Leia Também:  Entraves do SUS Fácil tornam mais difícil a vida de pacientes em MG

Originalmente, o PL 817/23 contempla apenas o povo negro. No entanto, durante as reuniões preparatórias, o debate foi ampliado para os povos indígenas e povos e comunidades tradicionais. As propostas envolvendo esses novos públicos serão apresentadas nos grupos de trabalho nos encontros regionais, conforme abaixo:

Tabela

Em cada uma das cidades, o evento começa às 8 horas, com o credenciamento. Após a abertura e palestra de contextualização, os participantes conhecerão a dinâmica dos trabalhos e se reunirão em grupos para discutir o documento de referência e aprovar e priorizar as propostas. Também serão eleitos representantes regionais para a etapa final. O encerramento está previsto para 17 horas.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  TJMG participa de seminário sobre Direitos Humanos no CNJ

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA