Pesquisar
Close this search box.

Política

Conservação da Serra do Espinhaço motiva audiência pública

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (21/5/24), uma audiência pública para debater ações de fomento, promoção e conservação da natureza e das culturas da Serra do Espinhaço.

A reunião, solicitada pelas deputadas Bella Gonçalves (Psol) e Leninha (PT), vai ocorrer às 9h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

A Serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa que se estende pelos estados de Minas Gerais e Bahia. As deputadas Bella Gonçalves e Leninha destacam que ela foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (Unesco) como a única cordilheira do Brasil.

“Ela deve ser protegida pela sua beleza natural, riqueza hídrica e pela sua biodiversidade. Mas, vem sendo muito atacada, em especial, por empreendimentos minerários e, agora, mais recente pela tentativa da Vale de seguir com o projeto Apolo dentro do Gandarela. Esse e outros temas serão debatidos na audiência”, ressalta.

A deputada Leninha ainda enfatizou que a serra reúne espécies endêmicas ameaçadas de extinção e é área de recarga de rios das mais importantes bacias hidrográficas do País, como o Rio Doce, o Rio Jequitinhonha e o São Francisco.

Leia Também:  Morte de policial civil motiva reunião da Comissão de Segurança Pública

“Proteger, conservar e fomentar o turismo responsável, nos moldes do que preconiza a lei de minha autoria, a Lei de Turismo de Base Comunitária, é assegurar o direito a um modelo de desenvolvimento sustentável, valorizando e garantindo a vida de comunidades tradicionais, a produção da agricultura familiar e as práticas sociais e culturais de quem vive na nossa Serra Geral”, enfatiza.

Para a audiência, foram convidados integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Também foram chamados representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, além de acadêmicos e ambientalistas.

Serra do Espinhaço

A denominação Serra do Espinhaço foi dada pelo geólogo alemão Ludwig von Eschwege, em uma referência a sua variação longitudinal. Uma espinha, uma linha quase reta, apontando Norte-Sul, Minas-Bahia, que conserva ao longo de seus mais de 1 mil quilômetros características semelhantes e singulares.

Leia Também:  Ejef e outras nove escolas de administração pública assinam protocolo de intenções

Integram a Serra do Espinhaço a Serra do Cipó, a Chapada Diamantina, a Serra dos Cristais, a Serra de Ouro Branco e a Serra Geral. O Espinhaço são todas essas montanhas e serras reunidas por dobramentos geológicos acontecidos há bilhões de anos.

De acordo com site da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, a serra tem três biomas brasileiros de grande relevância para a conservação da biodiversidade: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

A vegetação denominada Campos Rupestres destaca a Serra do Espinhaço de outras regiões do mundo. Esses campos floridos se desenvolvem em solos planos, pedregosos ou arenosos em terras altas cortadas por rios e cachoeiras exuberantes.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Codemge convida para participação na consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA