Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Operação de combate ao desmatamento no Norte e Noroeste de Minas suspende atividades ilegais e aplica R$ 30 milhões em multas

Publicados

em

Com trabalho coordenado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e uso de novas tecnologias, o Governo de Minas realizou, de 13 a 18/5, a operação Adsumus III, para coibir o desmatamento na região Noroeste e Norte do estado.

Durante as ações, foram constatados 3,5 mil hectares de vegetação suprimidos de forma ilegal e aplicadas autuações que podem chegar ao valor de aproximadamente R$ 30 milhões.

A operação foi realizada em conjunto entre a Semad e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), como parte do calendário do Plano Anual de Fiscalização 2024 (PAF 2024).

Os alvos foram polígonos de desmatamento detectados por imagens de satélite, localizados nos municípios de Chapada Gaúcha, Formoso, Gameleiras, Catuti, Matias Cardoso, Montalvânia, Juvenília, Manga, Pai Pedro, Mato Verde, Jaíba e Monte Azul. Os locais têm vegetação nativa característica dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Foram fiscalizados 73 polígonos de desmatamento, sendo constatadas diversas irregularidades como supressão de vegetação nativa sem autorização, retirada e inutilização de material lenhoso oriundo de desmate ilegal, desrespeito à suspensão de atividades e implantação de culturas agrícolas em áreas anteriormente autuadas e suspensas.

Leia Também:  Governo de Minas abre comemoração nacional do centenário de Fernando Sabino nesta quarta-feira (11/10)

As atividades nos locais foram imediatamente suspensas. Os fiscais ainda apreenderam um trator e 527 metros cúbicos de lenha nativa.

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades.

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Bombeiros de Minas utilizam experiência em Brumadinho para localizar vítimas desaparecidas no Rio Grande do Sul

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA