Política
Educação dá parecer favorável a projetos que beneficiam estudantes com deficiência
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta quarta-feira (22/5/24), pareceres favoráveis a três projetos de lei (PL) que beneficiam estudantes com deficiências.
O PL 1.235/23, que trata do atendimento de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, nas instituições de ensino públicas e privadas, está pronto para ser analisado em 2º turno no Plenário. A relatora, deputada Beatriz Cerqueira (PT), opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido (texto aprovado em Plenário no 1º turno, com alterações em relação ao projeto original).
Como aprovada, a proposição traz diretrizes e objetivos para o atendimento desses estudantes nas escolas e também nos conservatórios de música. Originalmente, o texto, de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT), autorizava o governo estadual a implementar o Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA), mas seu escopo foi aumentado durante a tramitação em 1º turno da matéria.
Assim, o texto aprovado fala da necessidade de formação continuada dos professores para atuar com esse público, de disponibilizar profissionais de apoio, de adaptar tarefas escolares, de flexibilizar horários e de fomentar a permanência dos alunos nas escolas, entre outras diretrizes e objetivos.
Escolas deverão cadastrar alunos com altas habilidades
Também teve seu alcance ampliado o PL 1.600/ 23, que estabelece diretrizes para a Promoção de Educação Inclusiva e Desenvolvimento de Talentos para Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, nas escolas do Estado. A relatora, deputada Lohanna (PV), foi pela aprovação do texto na forma do substitutivo nº 2, que apresentou.
A matéria ainda deverá ser analisada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de seguir para votação em 1º turno no Plenário. O novo texto traz diretrizes para o atendimento desses alunos: cadastramento dos estudantes, oferta de atendimento educacional especializado e a implementação de instrumentos de planejamento individualizado.
Estes se juntam ao originalmente proposto pelo autor do projeto, deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade): formação dos professores, garantia de recursos financeiros para programas de educação inclusiva, envolvimento dos pais e da comunidade, e adoção de estratégias de enriquecimento curricular para os alunos identificados com altas habilidades ou superdotação.
Novas diretrizes para atender alunos com deficiência
Também recebeu parecer favorável o PL 1.022/ 23, da deputada Nayara Rocha (PP). Originalmente, a proposta institui o Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual, para que as instituições de ensino públicas e privadas ofereçam alfabetização e letramento por meio do Sistema Braille.
O parecer da deputada Lohanna, porém, foi favorável à aprovação do texto na forma do substitutivo nº 2, apresentado pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, que acrescenta dispositivos à legislação vigente. O novo texto traz diretrizes para a política estadual de atendimento nas escolas, não só ao aluno com deficiência visual, mas àquele com qualquer tipo de deficiência.
Essas alterações passaram a ser incorporadas à Lei 13.799, de 2.000, que dispõe sobre a política estadual dos direitos da pessoa com deficiência e cria o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A matéria tramita em 1º turno e ainda será analisada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial