Minas Gerais
Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas que reforçam ações de conservação e turismo ecológico
O Parque Estadual de Botumirim, localizado na região Norte de Minas, acaba de receber uma nova sede. A nova estrutura foi inaugurada, na sexta-feira (17/5), além de novos banheiros do Balneário Rio de Peixe. A nova sede do parque abrigará a administração e facilitará as atividades de fiscalização, monitoramento e ronda, além de servir como base para as operações da brigada de incêndio, devido à localização estratégica na Unidade de Conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Após a aquisição da área da Casa Sede Administrativa do Parque, realizada por meio de compensação ambiental, várias entidades e instituições uniram forças para garantir a reforma e a manutenção do imóvel, bem como o funcionamento adequado da nova sede.
A inauguração foi possível graças à união de esforços do IEF, por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte; o Programa Copaíbas; a Prefeitura Municipal de Botumirim, e o apoio de funcionários de outras unidades de conservação que contribuíram para a realização do projeto.
Balneário
O Balneário Rio de Peixe é um local com uma grande praia de areia branca e límpida, e rodeada por paredes de pedras moldadas pela natureza. Logo após a praia, seguindo o curso do rio, existe um complexo de pequenas quedas d’água, rodeadas de areia branca, desembocando em poços de água ferruginosas e próprias para banho.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.