Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão vai verificar irregularidades na mineração da Serra do Curral

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar, nesta segunda-feira (3/6/24), a Mina Granja Corumi, na Serra do Curral. A mina, em Belo Horizonte, é da Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) e a visita será às 9h (Ponto de encontro: Av. Prof. Navantino Alves, 868, Cidade Jardim Taquaril).

O objetivo da visita é averiguar possíveis irregularidades na extração mineral. “A Empabra foi uma das empresas que mais destruiu a Serra do Curral. Agora, ela vem usando ilegalmente uma licença, que é para recuperar a área degradada, para extrair minério de ferro”, explicou a deputada Bella Gonçalves (Psol), autora do requerimento que deu origem à visita.

Histórico

A mina Granja Corumi funciona desde a década de 1950. Em 1990, com a Serra do Curral declarada patrimônio de Belo Horizonte, as atividades foram interrompidas, mas não foi apresentado um plano de recuperação da área. Apenas em 2003, a Empabra assumiu um compromisso com o Ministério Público (MPMG) para elaborar tal plano.

Leia Também:  Projetos que favorecem pessoas com TEA passam em comissão

Apesar de o plano ter sido posteriormente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, a empresa descumpriu o acordo e voltou a solicitar concessão para lavrar minério na mina. Desde então, há disputas em torno dela, com constantes denúncias de descumprimento dos acordos firmados com os órgãos públicos.

Citação

Em novembro de 2023, porém, ela ganhou nova autorização da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) para atuar no local. A autorização confirmou decisão no mesmo sentido, emitida em outubro de 2023, pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Os órgãos permitiram o retorno da Empabra ao local para recuperação da área.

Tais autorizações visavam, em especial, a realização de obras emergenciais, com vistas a evitar deslizamentos, vazamentos e outros problemas no período chuvoso. Ou seja, não há permissão para novas atividades mineratórias. Segundo o requerimento da visita, porém, há denúncias de lavra ilegal e o principal objetivo é verificar a questão no local.

Serra do Curral

As licenças para mineração na Serra do Curral têm sido questionadas também na ALMG nos últimos anos. Além da Empabra, outras empresas, como a Tamisa, atuam no local. Diferentes setores da sociedade civil apontam danos ambientais, sociais e culturais da atividades, além de denunciar ilegalidades cometidas pelas mineradoras.

Lista

Em audiências públicas e em visitas realizadas a esses locais, em especial em 2022 e 2023, deputados estaduais têm defendido saídas para ampliar a proteção da Serra, como a criação de um parque no local e o tombamento estadual da área.

Leia Também:  Plenário aprova em 2º turno projeto de lei que regula empréstimos consignados a idosos

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão de Segurança debaterá recomposição salarial dos servidores

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA