Pesquisar
Close this search box.

COLUNA MG

Ipanema tem recorde de maior queijo

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Ipanema tem recorde de maior queijo

A décima quarta edição da Festa do Queijo em Ipanema, no sábado (01), quebrou vários recordes, incluindo o do maior queijo minas padrão do mundo, com 2.870 quilos, superando o recorde anterior da própria cidade. Além disso, foram registrados os maiores doce de leite, queimadinha e pão de queijo, com 4,03 kg. Os produtos foram auditados por representantes do livro dos recordes e distribuídos ao público na Praça Coronel Calhau. Mateus Santos, gerente do laticínio, expressou gratidão pelo feito, destacando o amor pela produção do queijo. (Jornal dos Vales – Ipatinga)

https://jornaldosvales.com.br/noticia/47154/festa-do-queijo-de-ipanema-tem-novo-recorde-de-maior-queijo-do-mundo

Teatro de Sabará celebra 205 anos

No dia 2 de junho, o renomado Teatro Municipal de Sabará, uma joia arquitetônica com 205 anos de história, celebra seu aniversário. Como o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, o icônico prédio, também conhecido como “Casa de Ópera”, continua a encantar visitantes com sua estrutura ímpar e rica tradição cultural. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e classificado como uma das “7 maravilhas da Estrada Real”, o Teatro Municipal de Sabará é mais do que um local de entretenimento – é um símbolo da rica história cultural da região e um testemunho vivo do patrimônio sabarense. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/33960/teatro-municipal-de-sabara-205-anos-de-historia-e-cultura-viva

Via Café Festival 2024

Leia Também:  Expoleste 2024 promete surpreender

O Via Café Festival – Run, Bike e Beer, de 7 a 9 de junho, reunirá atividades físicas, música e gastronomia em Varginha. Durante os três dias de evento, além de participar ou assistir as provas esportivas de corrida noturna e trilhão de Mountain Bike, os presentes poderão desfrutar de ótima culinária. Serão seis food trucks de comidas variadas que servirão, entre outras opções, lanches, pizzas, espetinhos, carnes defumadas, além de embutidos e produtos feitos à base de porco. Já os amantes de cervejas artesanais também podem comemorar: seis beer trucks da região já confirmaram presença no festival. (Folha de Varginha)

https://blogdomadeira.com.br/via-cafe-festival-2024-conta-com-gastronomia-variada-e-cervejas-artesanais/

Jovem de Mutum aceito em 5 escolas

Vitor Lacerda, jovem de Mutum, iniciará em agosto seu PhD em Linguística na New York University com bolsa completa. Aceito em cinco universidades americanas, Vitor escolheu a NYU por seu alinhamento com sua pesquisa e pela MacCracken Fellowship, que cobre todas as despesas acadêmicas e de vida. Vitor, que sempre estudou em escolas públicas e já foi bolsista na Califórnia e pesquisador em Harvard, expressou gratidão à família, amigos e mentores que o apoiaram em sua jornada acadêmica. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/jovem-de-mutum-e-aceito-em-cinco-universidades-americanas/

Gerdau traz mostra sobre siderurgia

A Gerdau traz para Belo Horizonte a exposição “Usina Wigg: os primórdios da siderurgia no Brasil”, de 28 de maio a 7 de agosto de 2024, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A mostra explora a história da antiga Usina Wigg em Ouro Preto, destacando seu papel na siderurgia brasileira. Com seis módulos temáticos, a exposição apresenta objetos, documentos e serigrafias de Yara Tupynambá. O evento é patrocinado pela Gerdau e realizado pelo SESI, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. (Balcão NewsBelo Horizonte)

Leia Também:  Minas Gerais inicia 2022 com novo recorde nas exportações do agronegócio 

https://balcaonews.com.br/2024/05/31/gerdau-traz-mostra-sobre-siderurgia-no-brasil/

Empresas mineiras podem ter prejuízo

A tragédia no Rio Grande Sul pode causar impactos na economia de Minas Gerais, conforme revela o estudo “Impactos Econômicos Potenciais” produzido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. A redução no faturamento das empresas mineiras que mantêm negócios com aquele Estado pode ser de R$ 1,1 bilhão neste ano. O comércio por atacado e varejo, produção de ferro e siderurgia, abate de carne, pesca e laticínios são os setores mineiros que mantêm relação comercial com o Rio Grande do Sul e que sofrerão maior impacto no faturamento. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

https://edicaodobrasil.com.br/2024/05/31/empresas-mineiras-podem-ter-prejuizo-de-r-11-bilhao-com-catastrofe-no-sul/

MP em ação sobre aquecimento

A partida entre Atlético-MG e Bahia, disputada noe domingo (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte, realizou uma ação em prol do meio ambiente, com o intuito de alertar mineiros, baianos e todos os fãs de futebol sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. O Instituto Galo, os Ministérios Públicos de Minas Gerais e Bahia, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) do Governo de Minas Gerais se uniram aos dois clubes para a campanha (Sabará Notícias)

https://sabaranoticias.com.br/minas-gerais/ministerio-publico-mg/juntos-pelo-planeta-mpmg-integra-acao-em-que-galo-e-bahia-levam-bola-de-gelo-ao-campo-para-alertar-sobre-aquecimento-global/

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COLUNA MG

Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

Publicados

em

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.

Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.

“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Leia Também:  Minas Gerais inicia 2022 com novo recorde nas exportações do agronegócio 

Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.

Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Leia Também:  FECOMÉRCIO, FIEMG e mais de 60 entidades nacionais apelam aos deputados para colocarem fim à isenção para importados de até 50 dólares

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA