Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Meio Ambiente realiza primeira oficina do Plano Conservador das Gerais, com foco na restauração florestal

Publicados

em

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), promoveu a primeira oficina do projeto piloto Plano Conservador das Gerais (PCG).

A oficina, realizada em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio da The Nature Conservancy (TNC), contou com a participação de municípios mineiros e de instituições parceiras interessadas em contribuir com a recuperação ambiental no estado, como organizações da sociedade civil e universidades.

“O objetivo desses encontros tem sido incentivar os municípios da região a criarem programas de apoio técnico e financeiro para produtores rurais, visando a adequação ambiental e produtiva de seus territórios e a produção de serviços ambientais.”, esclarece Ricardo Ayres, supervisor Regional Centro Sul do IEF.

O evento foi realizado na Fazenda Paraopeba, em Conselheiro Lafaiete, e teve o objetivo de analisar o território e identificar as áreas prioritárias dos 11 municípios elegíveis para a implementação da primeira fase do piloto: Ouro Branco, Ouro Preto, São João Del Rey, Caranaíba, Carandaí, Itabirito, Congonhas, Ibertioga, Ubá, Nazareno e Igarapé.

Leia Também:  Governo de Minas realiza 2ª Semana Estadual de Prevenção às Drogas

Outras oficinas serão agendadas para dar continuidade à implementação do projeto piloto, sob coordenação conjunta do IEF, Igam e Semad.

O plano

O PCG visa dar larga escala às ações de restauração florestal e valorizar os serviços ambientais providos pelos proprietários rurais, além de impactar positivamente a economia de Minas Gerais, estado com 853 municípios.

O projeto foi inspirado na bem-sucedida experiência de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do município de Extrema, que valoriza o fortalecimento de parcerias e a integração de responsabilidades ambientais para se implementar projetos de restauração e recompensá-las com benefícios.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Dengue: Rio de Janeiro registra primeira morte em 2023

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA