Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Defesa Civil de Minas Gerais debate combate à desertificação em seminário

Publicados

em

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec – MG) participa do Seminário Regional de Elaboração do segundo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil) na Região Sudeste.

Realizada nestas segunda e terça-feira (3 e 4/6), no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, São Paulo, a iniciativa tem como objetivo propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Parcerias

O major Luís Antônio e Silva, superintendente de Gestão de Desastres da Cedec, ressalta a importância do diálogo e experiência de outros estados impactados por esse cenário.

“Hoje, existe muita produção científica, mas há uma necessidade de esse conhecimento ser casado com a vivência das populações afetadas pela seca e pela desertificação”, afirma.

A construção do segundo PAB é iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração e parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Ministério da Educação.

Leia Também:  Ipsemg abre turma de curso on-line e gratuito para pacientes hipertensos

A agenda prevê a realização de dez seminários estaduais e quatro regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), com a finalidade de obter um panorama dos contextos regionais e territoriais para a construção do PAB.

Os seminários são considerados fundamentais para conectar os diversos segmentos da sociedade, reunindo governos nas esferas municipal, estadual e federal, além da sociedade civil e do setor empresarial.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Ipsemg abre turma de curso on-line e gratuito para pacientes hipertensos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA