Pesquisar
Close this search box.

Política

Assassinatos de advogados criminalistas pautam audiência

Publicados

em

Imagem

Diante do recente assassinato de dois advogados no Estado, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência nesta terça-feira (11/6/24) para discutir a necessidade de garantir condições para o livre exercício da atividade.

A reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar, e tem como autora do requerimento a deputada Andréia de Jesus (PT), presidenta da comissão. Serão debatidas questões como a defesa dos direitos humanos dos advogados, em especial os criminalistas, bem como iniciativas no âmbito da administração pública para garantir a segurança e a livre atuação da classe, considerando os crimes cometidos contra advogados no exercício de suas funções.

Botão

A audiência atende a uma solicitação encaminhada à comissão pela Associação Nacional da Advocacia Criminal em Minas Gerais (Anacrim-MG), na qual a entidade manifesta que está havendo “uma escalada de crimes violentos cometidos contra advogados no exercício de suas funções em todo o Estados, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”.

Em alusão às recentes mortes de Hudson Maldonado Gama e Pedro Cassimiro Queiroz Mendonça, a entidade registra que dois advogados criminalistas “foram brutalmente assassinados, um deles incendiado, em sua residência em Sete Lagoas, e outro fuzilado na porta do Fórum da Comarca de Ibirité, ao meio-dia”.

Leia Também:  TJMG realiza reunião para tratar da implantação da Central de Audiência de Custódia em Contagem

Hudson Maldonado Gama, 86 anos, advogado criminalista e delegado aposentado, foi queimado vivo em Sete Lagoas, dentro de casa, em 22 de maio. O suspeito do crime é um ex-policial civil. Cinco dias após, Pedro Cassimiro Queiroz Mendonça, 40 anos, foi executado em Ibirité, na rua, com mais de 20 tiros. Tinha 40 anos e foi divulgado que vinha fazendo denúncias contra o sistema prisional.

Crimes bárbaros

“Esses dois crimes bárbaros vêm no esteio de inúmeros outros, em uma crescente escalada de crimes cometidos contra advogados no exercício de suas funções, especialmente daqueles que atuam na defesa dos direitos humanos e liberdades individuais de indivíduos em conflito com a lei, ou, simplesmente, advogados criminalistas”, destaca a associação por meio de seu presidente e vice-presidente, Bruno Dias Cândido e Bernardo Simões Coelho, respectivamente.

Ambos foram convidados para a audiência. Segundo a Anacrim-MG, o intuito da classe é discutir projetos e iniciativas capazes, no âmbito da administração pública do Estado de Minas Gerais, de aumentar a segurança e garantir o respeito aos profissionais da advocacia, como a criação de delegacias e comissões especiais de investigação e inquérito.

Leia Também:  STF promove audiência pública sobre pessoas em situação de rua

No entendimento da entidade, discutir o tema é fundamental para a preservação dos direitos humanos e da dignidade humana, para a defesa do Estado Democrático de Direito e para o incremento da segurança pública no Estado.

Além dos dirigentes da Anacrim Minas, confirmaram presença na reunião o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Julio Wilke, representando o secretário Rogério Greco, titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); e o diretor de Operações da Polícia Militar de Minas Gerais, Flávio Godinho Pereira, representando o comando geral da corporação.

Além do presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados, Felipe Martins Pinto, e do presidente do Instituto de Ciências Penais, Leonardo Augusto Marinho Marques.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Uberlândia realiza audiência pública para ouvir pessoas em situação de rua

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA