Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas realiza 6ª Feira da Banana em Delfinópolis

Publicados

em

A sexta Feira da Banana de Delfinópolis, que começou nesta quarta-feira (12/6) e vai até o próximo sábado (15/6), traz boas notícias e novidades para produtores e consumidores da fruta mais popular do mundo. A safra de 2024 em Minas Gerais deve chegar a quase 100 mil toneladas, o que representa crescimento de 6,7% em relação ao último ano.

Os dados são da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que é uma das instituições apoiadoras do evento no município, localizado na Serra da Canastra. Ainda de acordo com o levantamento, Delfinópolis é o segundo maior produtor de banana do estado, atrás apenas de Jaíba, no Norte de Minas.

Diversificação

A história do cultivo da banana em Delfinópolis começou há cerca de 20 anos, após uma grande perda nas lavouras de café, produto que dominava até então o cenário agrícola do município. Com o grande prejuízo, um grupo de agricultores decidiu investir no plantio de banana, como forma de diversificar a renda das propriedades rurais.

Leia Também:  Governo de Minas realiza transporte de vítimas mineiras do acidente aéreo no Amazonas

“Na época, alguns cafeicultores procuraram a Emater-MG em Delfinópolis e, nesta mesma ocasião, a Cooperativa dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso) iniciou programa de incentivo à fruticultura, incluindo a banana, o figo e o pêssego, para levar alternativas aos associados”, relembra o produtor Sávio Marinho, um dos fundadores da Adelba e ex-extensionista da Emater-MG em Delfinópolis.

Evento

Realizada pela Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba), a Feira da Banana tem uma programação recheada de informações técnicas, com palestras, mesas redondas, dia de campo, além da parte comercial, com exposição de máquinas, equipamentos, insumos, serviços e artesanato.

Além da Emater-MG e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), colaboram para a realização da Feira da Banana de Delfinópolis o Sicoob Sarom, Embrapa, Faemg/Senar, Universidade Federal de Lavras e Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A feira vai até sábado, (15/6).

Mais informações podem ser obtidas com a Adelba, pelo telefone (35) 99850-3724 e pelo e-mail: adelbadelf@gmail.com.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Estado investe R$ 1,4 milhão em reforma do Campus da UEMG João Monlevade

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA