Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Hemominas celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta sexta-feira (14/6)

Publicados

em

A Fundação Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta sexta-feira (14/6) nas unidades do estado.

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O tema da campanha global este ano é “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado, doadores de sangue!”. O Dia Mundial também tem o objetivo de motivar mais pessoas a aderirem ao gesto solidário.

Para celebrar a data e levar a mensagem para mais pessoas, as unidades da Fundação Hemominas promovem ações especiais durante todo o mês.

Nesta sexta, os locais terão diferentes programações voltadas aos doadores e candidatos. Confira abaixo:

Belo Horizonte

Às 8h, a Banda do Exército fará uma apresentação musical; às 10h30, a unidade receberá a visita do Raposão e do Coelho, mascotes do Cruzeiro e do América. De 8h às 12h, haverá a cabine fotográfica para diversão dos candidatos à doação de sangue. Durante o horário de funcionamento da unidade, será oferecido um lanche especial pelos parceiros.

Nesta quinta-feira (13/6), às 14h30, a unidade receberá a visita do Galo Doido, mascote do Atlético.

Leia Também:  Paraná sediará um dos maiores eventos do agronegócio mundial

Betim

Haverá entrega de bombons e camisas com mensagem de conscientização sobre a doação de sangue.

Divinópolis

Será oferecido um café da manhã especial pelos parceiros; entrega de itens alusivos à doação de sangue e presentes de um parceiro. Também haverá uma palestra da Secretaria de Saúde de Divinópolis em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em parceria com o Núcleo Ambiental da unidade, sobre animais peçonhentos (febre maculosa/picada de escorpião).

Ituiutaba

Até 14/6, a unidade realiza uma semana junina, com comidas típicas e distribuição de itens alusivos à doação de sangue.

Uberlândia

Às 8h, haverá apresentação musical de Paulo César (voz e violão) e entrega de canecas com mensagem de conscientização sobre a doação de sangue durante o funcionamento da unidade.

Passos

Haverá entrega de itens alusivos à doação de sangue e diplomas, além de lanche extra para os doadores.

Patos de Minas

A unidade será decorada para a celebração e haverá distribuição de itens alusivos à doação de sangue.

São João del-Rei

Nesta quinta (13/6), será servido um lanche especial aos doadores com distribuição de brindes.

Agendamentos

As doações podem ser agendadas on-line ou pelo aplicativo MGApp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Leia Também:  Crea-MG celebra 90 anos com homenagem na ALMG e programação especial ao longo do mês

Para doar sangue

As condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site da Fundação Hemominas. Entre os critérios básicos, destacam-se:

• Estar em boas condições de saúde

• Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível neste link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior

• Pesar mais de 50 quilos

• Estar bem descansado no momento da doação

• Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação

• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação

• Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue

• Não ter tido hepatite após os 11 anos

• Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar

• Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Animação "Digo e Bessa" estreia na Rede Minas nesta quarta-feira (20/3)

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA