COLUNA MG
ExpoQueijo terá 50 horas de programação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
ExpoQueijo terá 50 horas de programação
A quarta edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – terá 50 horas de programação com atrações gratuitas para todos os públicos, de 27 a 30 de junho. A lista com as atividades técnicas e culturais foi divulgada esta semana e inclui as três fases do Concurso Internacional, as discussões do Fórum Internacional, as delícias da feira e da Cave e dezenas de atrações culturais que vão desde contações de histórias infantis, à dança e muitos shows. (Clarim – Araxa)
https://clarim.net.br/expoqueijo-brasil-tera-50-horas-de-programacao-tecnica-e-cultural/
Feira da Banana em Delfinópolis
A 6ª Feira da Banana de Delfinópolis está em curso, trazendo otimismo com um aumento previsto na safra de bananas em Minas Gerais, com uma produção estimada de quase 100 mil toneladas em 2024, um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior. Delfinópolis é o segundo maior produtor do estado, após Jaíba. A feira oferece uma mistura de informações técnicas, oportunidades comerciais e diversão, contando com o apoio de várias instituições, incluindo a Emater-MG e a Epamig. (Jornal Andradas Hoje)
(https://jornalandradashoje.com.br/minas-realiza-6a-feira-da-banana-em-delfinopolis/)
BH vai regularizar habitações
A Prefeitura de Belo Horizonte está empenhada na regularização fundiária de 736 unidades habitacionais no Aglomerado da Serra. O programa visa legalizar áreas consideradas de interesse social, beneficiando moradores com a propriedade dos imóveis, reconhecimento oficial de endereço e acesso a serviços públicos, além de valorização dos imóveis. O processo envolve várias etapas, com participação ativa da comunidade, desde levantamento topográfico até a emissão dos registros dos apartamentos. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)
Relíquias de Santa Terezinha expostas
Coronel Fabriciano e Ipatinga receberão as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus na próxima semana, como parte de uma peregrinação que celebra os 150 anos do seu nascimento e os 100 anos da canonização da santa. As relíquias serão expostas para visitação dos fiéis em diferentes locais, incluindo o Carmelo em Coronel Fabriciano e o Santuário Senhor do Bonfim em Ipatinga, com uma série de celebrações programadas, como missas, bênção das rosas e vigílias. As relíquias, que incluem o fêmur e os ossos do pé de Santa Terezinha, expressam sua dimensão missionária e serão levadas em carreata pelas cidades. (Diário do Aço – Ipatinga)
Filarmônica e Grupo Corpo apresentam
De 4 a 6 de julho, a Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo se apresentam na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, com o balé “Estância” do compositor argentino Alberto Ginastera. A colaboração entre as duas companhias mineiras traz uma fusão de música e dança, com coreografia de Rodrigo Pederneiras e regência do maestro Fabio Mechetti. O espetáculo promete uma experiência emocionante, destacando a riqueza cultural e artística do Brasil. (Cidade Conecta – Nova Lima)
(https://www.cidadeconecta.com/noticias/filarmonica-e-grupo-corpo-apresentam-estancia/)
Agricultura orgânica gera resultados
Um programa de capacitação em agricultura orgânica, resultado da parceria entre o Senar, Sebrae e a Prefeitura de Janaúba, tem proporcionado resultados positivos na região. Produtores como Maria Eva da Silva estão colhendo os frutos desse aprendizado, obtendo sucesso na lavoura sem o uso de produtos químicos sintéticos. Comercializando diversos produtos em programas governamentais e em feiras locais, ela relata um aumento significativo na renda mensal, demonstrando o potencial de crescimento desse segmento para o município. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/a-hora-e-a-vez-dos-organicos-em-janauba/)
Bruno Temponi na abertura do JEMG
Na abertura oficial dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Araguari, o atleta Bruno Temponi, do Araguari Vôlei, teve a honra de conduzir a tocha, marcando o início do evento. O JEMG é realizado pela Sedese em parceria com a SEE, contando com a participação de 842 municípios e estudantes-atletas de 12 a 17 anos. A etapa regional ocorre em diversas sedes, com destaque para Araguari, onde a abertura oficial aconteceu na praça Getúlio Vargas. O evento movimenta a cidade e incentiva o comércio local. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG