Polícia
Extrema: PCMG apreende bens de luxo em operação contra jogos de azar
Nesta sexta-feira (14/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Layering, resultando na apreensão de veículos e bens de luxo em Extrema, Sul do estado. Um suspeito, de 29 anos, é investigado por prática de jogo de azar, lavagem de capitais, crimes contra a ordem tributária, estelionato e falsidade ideológica, devido a envolvimento em jogo similar a um caça-níquel na modalidade virtual.
A equipe da Delegacia de Extrema cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, em um condomínio, que resultou na apreensão de automóveis, incluindo modelo importado, moto aquática, aparelhos celulares e laptops. O investigado está sob medidas restritivas, como deslocamento e contatos, determinadas pela Justiça após pedido da Polícia Civil.
Trabalho investigativo
As investigações mostraram que o suspeito veicula e difunde o jogo. Com apurações, foi possível identificar que o homem ostenta elevado estilo de vida, como a utilização de veículos automotores e aquáticos de luxo, viagens e residência em casa localizada em condomínio fechado. O investigado justificou seu padrão de vida com ganhos de seu engajamento em rede social.
A partir de análises de computadores apreendidos, foi possível encontrar diálogos por aplicativo de mensagem com pessoas que utilizam dispositivo com código de área da China. Nessas conversas, o investigado negocia recebimento proporcional às perdas dos jogadores virtuais. A PCMG então também pediu pela quebra dos sigilos fiscal e bancário do investigado.
Desdobramentos
A investigação está em andamento há seis meses, e, em uma das etapas, houve cumprimento de mandados de busca em Guarulhos, interior de São Paulo, e também em Extrema, com a operação Smurfing, em fevereiro deste ano. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos celulares, encaminhados ao Instituto de Criminalística da PCMG para possível decodificação da senha de bloqueio de tela.
As investigações continuam com o intuito de identificar outros envolvidos e concluir o procedimento referente ao investigado.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.