Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Virtude: PCMG protege e orienta idosos em Belo Horizonte

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Na semana marcada pelo Dia Mundial da Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no sábado (15/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou da operação Virtude, deflagrada para investigar denúncias de crimes, instaurar inquéritos, realizar visitas a abrigos e vítimas de violência, além de incentivar denúncias. As ações estão em andamento desde o dia 10 de junho em todo o estado e nesta sexta-feira (14/6) foi o Dia D, com ação educativa na Praça Sete de Setembro, Centro de Belo Horizonte.

A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Deadi) esteve em seis Instituições de Longa Permanência (ILPs) nas regiões Noroeste e Venda Nova, na capital, em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária, na última segunda (10/6), terça (11/6) e quarta-feira (12/6).

Instituições de Longa Permanência

No decorrer da operação Virtude, durante visita às ILPs, a Vigilância Sanitária atuou na fiscalização do estabelecimento e a PCMG na existência de eventual prática criminosa envolvendo a pessoa idosa. De acordo com a investigadora Maria Fernanda, uma das ILPs funcionava de forma clandestina. “A proprietária tinha um asilo no bairro Coqueiros que foi fechado pelo Ministério Público; depois se mudou para Contagem, cujo estabelecimento também foi fechado, e ela estava atuando no bairro Novo Glória de forma clandestina. No local, encontramos cinco idosos e a Vigilância Sanitária autuou a proprietária estabelecendo um prazo de sete dias para que os idosos retornassem aos familiares”, relatou. “Nos demais asilos, as visitas se deram de forma tranquila. A PCMG não constatou qualquer situação de maus-tratos ou outro crime, como abandono afetivo”, concluiu Fernanda.

Leia Também:  Homem é preso por violência doméstica em Monte Sião

Dia D

Esta sexta-feira (14/6), dia D da operação Virtude, foi marcada por uma ação integrada que reuniu as forças de segurança pública e instituições parceiras na Praça Sete, região Central de BH. A equipe da Deadi representou a PCMG com abordagem educativa para conscientizar sobre direitos dos idosos e divulgar os canais de ajuda para a proteção de pessoas da terceira idade.

A iniciativa para sensibilizar os mineiros sobre a importância de proteger os idosos e combater a violência foi da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e além da PCMG, contou com outras instituições como a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Homem é preso por violência doméstica em Monte Sião

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA