Política
Renovação de concessões ferroviárias será tema de debate público
Os investimentos a serem feitos com os recursos de renovações antecipadas das concessões ferroviárias serão tema de debate público nesta terça-feira (17/6/24), às 9 horas. A reunião será realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O tema já tem sido discutido pelos parlamentares há alguns anos, e uma das principais insatisfações é em relação aos baixos investimentos em Minas Gerais. As linhas que tiveram suas concessões renovadas têm grandes trechos em solo mineiro, mas as partes mais vultosas dos recursos serão direcionadas a outros estados, notadamente São Paulo e Goiás.
Um dos casos é o das linhas férreas para a MRS Logística S.A., com 1.643 quilômetros de extensão. A concessão da malha tinha término previsto para 2026, mas a renovação foi antecipada. O contrato que trata da questão, firmado em 2022 com o governo federal, prevê mais 30 anos de concessão.
Para a renovação, foram previstas obrigações para a empresa investir em obras de infraestrutura de transporte, ferroviário e rodoviário. Além disso, também devem ser direcionados recursos para a mobilidade urbana de 51 cidades pelas quais os trilhos da empresa cortam áreas urbanas e interferem na circulação de pedestres, carros e ônibus.
Quase 50% da malha da MSR que foi alvo de renoção está em Minas Gerais. Apesar disso, é São Paulo, estado que abriga apenas 25% da malha, que vai receber a maior parte (81,5%) dos investimentos, como enfatizou a deputada Ione Pinheiro, em audiência pública sobre a questão. A parlamentar é também a autora do requerimento que deu origem ao debate pública desta terça-feira.
Foram convidados tanto representantes do governo federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto representantes das empresas. O objetivo primordial do debate é repactuar os termos das renovações com vistas a se aumentar os recursos direcionados a Minas Gerais.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário