COLUNA MG

Audiência Pública no TJMG discute especialização de competência das Câmaras Cíveis e Criminais

Publicados

em

Na terça-feira (4) às 9h, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou uma audiência pública para debater a proposta de alteração regimental relacionada à especialização parcial de competência das câmaras cíveis e criminais da Corte estadual. O evento ocorreu no auditório do Órgão Especial, no edifício-sede do TJMG.

A audiência teve como objetivo coletar informações e opiniões dos desembargadores e desembargadoras, da OAB-MG e da comunidade jurídica estadual, além de entidades da sociedade civil e acadêmica, sobre as vantagens e desvantagens da especialização. Também avaliou os critérios que devem ser observados para a especialização parcial da competência recursal dos órgãos fracionários do TJMG, conforme o texto da Resolução nº 977/2021.

Gustavo Chalfun, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), representou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Sérgio Leonardo neste importante ato em defesa da advocacia. Durante sua sustentação oral Gustavo Chalfun enfatizou a importância do debate democrático e a necessidade de ouvir as diversas opiniões. “Quero, de antemão, dizer a este egrégio Tribunal da satisfação de poder ocupar esta tribuna, de representar a Ordem dos Advogados do Brasil em um momento crucial para este, que prova ser um tribunal que, democraticamente, quer ouvir a sociedade civil constituída e quer ouvir as mais diversas entidades”.

O presidente da CAAMG pautou sua argumentação pela defesa do acesso à justiça, segurança jurídica, celeridade e razoável duração dos processos. Ele também destacou a missão da OAB-MG de representar os interesses de aproximadamente 150 mil advogados de MG, afirmando que a instituição realizou consultas amplas para compreender as diversas perspectivas da advocacia mineira.

Leia Também:  STF decide que caso Brumadinho é de competência Federal

Chalfun esclareceu que a OAB-MG é favorável à especialização, alinhando-se às recomendações do Conselho Nacional de Justiça e ao objetivo de proporcionar uma razoável duração dos processos. “Somos favoráveis à especialização naquilo que coincidir com o disposto no inciso 78 do artigo 5º da Constituição da República, a razoável duração do processo”, enfatizou.

No entanto, ele apontou preocupações específicas em relação à 9ª Câmara Criminal, que, segundo ele, tem encontrado dificuldades para proporcionar uma boa prestação jurisdicional devido ao alto volume de processos. “A advocacia criminal em Minas Gerais sofre com um acervo na 9ª Câmara Criminal. Lamentavelmente, nada obstante a especialização ser um norte e uma diretriz, no que tange ao acervo dos processos em tramitação nesta respeitável Câmara, a finalidade não é atingida: a boa prestação jurisdicional”, declarou Chalfun. Ele propôs que a 9ª Câmara Criminal seja convertida em uma câmara comum, como as outras oito câmaras existentes, para melhor atender às necessidades dos jurisdicionados. Durante a sustentação oral Chalfun citou Ruy Barbosa, em Oração aos moços quando diz que:

“Justiça tardia não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta.

Dr. Gustavo finalizou sua fala expressando a satisfação de poder participar do debate e reiterando o compromisso da OAB-MG com a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e da boa aplicação das leis. “Com o mais absoluto respeito às eminentes componentes da 9ª Câmara Criminal, o desejo da advocacia que milita diariamente é pela conversão em uma câmara comum. Manifesto formalmente a este egrégio Tribunal o apoio à consideração da Ordem dos Advogados do Brasil no que diz respeito à especialização”, concluiu Chalfun.

Leia Também:  Reunião na Corregedoria-Geral de Justiça discute reforma do Código Civil

Breve currículo

Aos 46 anos de idade Gustavo Chalfun soma 24 anos de atuação ininterrupta como advogado e 22 anos como dirigente da OAB-MG. Presidiu a 20ª Subseção, foi diretor secretário-geral e conselheiro estadual da OAB-MG. Atualmente é presidente da CAAMG e coordenador da região Sudeste da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados. Advogado, ranqueado pelo análise editorial como um dos mais admirados de MG e do Brasil é sócio-diretor do escritório Chalfun Advogados. Mestre pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, é especialista em Direito Processual pela PUC-MG, professor de Processo Civil e presidente do Conselho Deliberativo da FESSUL – Faculdades de Ensino Superior. Sua participação na audiência pública no TJMG reflete o compromisso do sistema OAB-MG e CAAMG com a transparência e a representatividade democrática da comunidade jurídica no estado de Minas.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COLUNA MG

Circuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana

Publicados

em

Evento da Federação Mineira de Vôlei, em parceria com Prefeitura e Câmara, reúne atletas de elite e amadores com premiação de R$ 5 mil

 

Neste final de semana, a Prainha de Capitólio (MG) será palco da etapa Capitólio do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia, um dos eventos mais aguardados do calendário estadual da modalidade. A competição é organizada pela Federação Mineira de Vôlei, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, e promete movimentar a cidade com atletas de elite do vôlei nacional e oportunidades para amadores.

Os jogos principais acontecerão na manhã de sábado e domingo, com a final prevista para as 11h de domingo. Serão R$ 5 mil reais em premiação, reforçando o prestígio da competição. As inscrições para amadores seguem abertas até 28 de outubro, permitindo que qualquer interessado possa participar.

Esporte de alto nível e tradição olímpica

O Brasil é referência mundial no vôlei de praia, acumulando mais de 10 medalhas olímpicas na história da modalidade, incluindo ouro, prata e bronze. A presença de atletas de elite promete elevar o nível técnico da competição e proporcionar um espetáculo para moradores e turistas.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho discute tratamento de dados com Corregedoria e Dirfor

Segundo Gustavo Queijinho, ex-campeão mundial e atual vice-presidente da Federação Mineira de Vôlei:

“Eventos como o Circuito Mineiro de Vôlei de Praia são fundamentais para revelar novos talentos e aproximar a população do esporte de alto nível. Capitólio vai receber grandes duplas e momentos emocionantes na areia.”

Apoio da Prefeitura, Câmara e deputado federal

O prefeito Cristiano Gerardão destacou a importância da realização do evento para o município:

“Capitólio recebe o Circuito Mineiro de Vôlei de Praia de braços abertos. É uma oportunidade de incentivar a prática esportiva, movimentar o turismo e mostrar nossa cidade para atletas de todo o estado.”

O vereador Cláudio Ramos reforçou o comprometimento da Câmara:

“Apoiar iniciativas como essa fortalece a integração entre esporte, juventude e comunidade. Será um final de semana memorável para Capitólio. Estivemos em BH, Gabriel vereador, Alex Mochila e eu na reunião que deu a iniciativa para esse projeto. Levamos a ideia para o prefeito que entendeu na hora a importância do evento. ”

O evento foi viabilizado a partir de contato do gabinete do deputado federal Maurício do Vôlei com a Federação Mineira de Vôlei, fortalecendo a presença de Capitólio no cenário esportivo estadual. O circuito tem a presença confirmada da mega campeã , Manu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA