Política
Projeto Mineiranças recebe mostra de artesanato nesta segunda-feira (24)
A Associação das Bordadeiras e Artesãos de Caeté Historiarte expõe, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), peças criadas com técnicas tradicionais de bordado, a partir desta segunda-feira (24/6/24). A Mostra de Artesanato Mineiranças é uma iniciativa do Assembleia Cultural que busca a valorização da arte com temáticas ligadas à cultura do Estado. A exposição fica aberta até a próxima sexta-feira (28), das 8 às 18 horas.
O público pode apreciar e comprar diversas peças bordadas à mão com fio de algodão. São almofadas, bolsas, toalhas, necessaires, capas de cadernos, bastidores, panos de prato, caminhos de mesa e muitos outros artigos com imagens de flores, casarios e igrejas barrocas, que retratam a região de Caeté.
As bordadeiras da Historiarte usam duas técnicas para a produção das peças: o bordado livre e a bainha aberta. A primeira não segue regras rígidas e permite usar de forma intensa a criatividade em peças diversas. É o bordado mais usual na produção artesanal. Já a bainha aberta é uma técnica de tecelagem que agrupa fios de tecidos desfiados e costurados em estilo bordado.
A bainha aberta chegou em Caeté, trazida pela comunidade portuguesa há mais de 300 anos, durante o ciclo do ouro. Sua preservação na região se deve às mulheres de várias gerações que repassaram, oralmente, a técnica desse ofício.
União de bordadeiras
A associação Historiarte foi criada em 2017, quando dez artesãs de Caeté se uniram após a conclusão de um curso sobre bordado. Após o registro como entidade, em 2022, foi aberta a loja e oficina do grupo, para potencializar a comercialização e a visibilidade do trabalho das bordadeiras.
A finalidade do grupo é perpetuar o bordado livre e a bainha aberta como elemento de fortalecimento da identidade cultural e tradição da cidade de Caeté. A associação tem como objetivos valorizar quem produz bordados, incentivar a criação de produtos de qualidade e gerar renda, sempre priorizando temáticas que resguardem o patrimônio histórico, material e imaterial da região.
O grupo já ministrou diversas oficinas e capacitações, participou de importantes eventos organizados pelo Sesc e Senac e apresentou seus produtos em diversas cidades de Minas. Em 2020, foi a atração do programa Viação Cipó, da TV Alterosa, e do programa Achamos em Minas, da TV Record. Em 2023, as bordadeiras participaram do programa Terra de Minas, da Rede Globo.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário