COLUNA MG
Procon apreende alimentos em JF
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Procon apreende alimentos em JF
Quatro mercados de Juiz de Fora foram fiscalizados pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) entre os dias 18 e 21 de junho. Ao todo, cerca de 240 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados pelos fiscais. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as equipes de fiscalização identificaram falta ou inadequação de leitores ópticos de preços, precificação inadequada, falta de preços e valores em duplicidade para um mesmo produto, além de alimentos fora do prazo de validade, mal acondicionados e avariados expostos para venda. Os estabelecimentos foram selecionados a partir de denúncias formalizadas no Procon. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Valadares oferece balão gástrico
Os cidadãos de Valadares têm motivos de sobra para comemorar. É que a rede pública de saúde vai oferecer um tratamento inédito e gratuito no município: a colocação do balão gástrico em pacientes obesos para os quais não é indicada a cirurgia bariátrica. A iniciativa foi aprovada nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e será realizada pela Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com recursos próprios e exclusivamente para os nossos munícipes. (Jornal dos Vales- Ipatinga)
Adélia Prado vence prêmio
Adélia Prado, renomada escritora de 88 anos de Divinópolis, foi premiada com o Prêmio Camões 2024, o mais prestigioso na literatura em língua portuguesa, reconhecendo sua obra poética de décadas. O júri destacou sua originalidade e influência na poesia, comparando-a a Carlos Drummond de Andrade. A conquista da escritora vem uma semana depois de também ser laureada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), com o prêmio Machado de Assis, o qual levou além do título uma quantia de R$ 100 mil reais em dinheiro. (Portal Divinews – Divinópolis)
https://divinews.com/2024/06/26/adelia-prado-vence-premio-literario-internacional-camoes-2024-ganha-100-mil-euros/#google_vignette
Concurso de avaliação de cachaças
O Governo de Minas Gerais, através da Emater-MG, está lançando o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. O concurso abrange toda Minas Gerais e o público-alvo são os produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana. (Jornal Classivale – Ipatinga)
Chuva de rosas em Caratinga
Nesta quarta-feira, Caratinga testemunhou uma comovente chegada das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação pelo Brasil. O evento começou com os fiéis recebendo o relicário com os ossos do pé e fêmur da santa, conhecida por sua teologia da simplicidade e “pequena via” de fé. Esta é a segunda vez que as relíquias visitam o Brasil, após a primeira em 1997. A programação incluiu uma carreata até o Santuário Senhor Bom Jesus, seguida por outra celebração eucarística. As atividades continuarão até sábado. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/chuva-de-rosas-em-caratinga/
Jovens vulneráveis recebem promoção
Foi aprovada recentemente uma lei de Belo Horizonte institui o Programa Arte da Saúde – Ateliê da Cidadania, destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou sofrimento mental. O programa visa promover a cidadania por meio de oficinas de artes e esportes em diversos territórios da cidade, proporcionando atividades que estimulam talentos, desenvolvem habilidades e fortalecem a sociabilidade, com o objetivo de garantir sua continuidade como política de Estado. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)
Festa retorna a Belo Horizonte
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano retorna ao Brasil com sua 11ª edição, celebrando com uma programação ampliada e diversificada que será exibida em 22 cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o festival terá sua pré-abertura no cinema UNA Cine Belas Artes, com a presença da Cônsul Geral da Itália e a exibição do filme “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi, sucesso de bilheteria na Itália em 2023. O evento, que promove um circuito cultural e educativo através do cinema italiano, destaca-se pela presença do renomado diretor Daniele Luchetti, entre outros destaques da cinematografia contemporânea italiana. (MG Turismo – Belo Horizonte)
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG