Pesquisar
Close this search box.

COLUNA MG

JF no ranking das melhores

Published

on

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

JF no ranking das melhores

Um ranking feito com base no Índice de Progresso Social (IPS) listou as melhores cidades brasileiras para se viver de acordo com a qualidade de vida. Entre os municípios mineiros, cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes se destacaram e chegaram a aparecer entre as primeiras posições. É o caso de São João del-Rei, Juiz de Fora e Muriaé, que ocupam, respectivamente, o 10°, 12° e 30° lugar. Para a avaliação, foram utilizados dados públicos que avaliam 53 indicadores diferentes. A pontuação dos municípios citados foi de 67,47, 67,32 e 65,93. Em termos nacionais, as três localidades ocupam as posições 124, 132 e 298. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/08-07-2024/ranking-de-melhores-cidades.html

Norte combate o desmatamento

O programa Minas Contra o Desmatamento, lançado pelo Governo de Minas Gerais há um ano, está mostrando resultados positivos na redução do desmatamento ilegal nos municípios norte-mineiros participantes. Iniciado em setembro de 2023, o programa coordenou ações conjuntas entre o estado e os municípios como Buritizeiro, Januária, Coromandel, João Pinheiro, Paracatu, Santa Fé de Minas e Três Marias, todos registrando significativa diminuição na área desmatada. O programa também visa promover a regularização ambiental e sustentabilidade, especialmente no Cerrado, amplamente afetado pelo desmatamento. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/municipios-norte-mineiros-aderem-ao-minas-contra-o-desmatamento-e-apresentam-resultados-positivos/

Formiga terá ‘Pedagogia na Praça’

No próximo sábado, 13 de julho, haverá em Formiga o primeiro “Pedagogia na Praça”. Na oportunidade, alunos da Universidade Federal de Lavras apresentarão o curso de Pedagogia e suas áreas de atuação. Também haverá oficinas de pintura, desenho e artesanato para crianças. O encontro será na Praça Ferreira Pires, a partir das 8 horas. Essa é uma ação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Formiga. A UAB faz parte das Unidades de Ensino da Rede Municipal. (O Pergaminho – Formiga)

Leia Também:  Pesquisa da Fecomércio MG com empresários aponta: dia das mães movimenta 67,5% das empresas do comércio varejista

https://www.opergaminho.com.br/formiga-tera-pedagogia-na-praca

Prime Rock Brasil BH

Vem aí um dos maiores festivais de rock do País. O Prime Rock Brasil BH está de volta para sua 4ª edição, prometendo agitar o Mineirão no Dia Mundial do Rock com um line-up de peso que inclui Paralamas do Sucesso, Titãs, Blitz, Ira, Nando Reis, Humberto Gessinger, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocando Legião Urbana. O festival, marcado para este sábado (13), contará também com o Palco School of Rock, onde alunos da escola de música se apresentarão, consolidando o evento como um dos principais do cenário musical nacional. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/variedades/dia-mundial-rock-festival-promete-estremecer-mineirao/

UFV pesquisa mineração sustentável

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) e financiada pela Fapemig, está na vanguarda da pesquisa para uma mineração mais sustentável de lítio. O projeto visa utilizar rejeitos de silicato de alumínio para regenerar áreas degradadas pela mineração, com resultados promissores no crescimento de algumas espécies vegetais. Esse esforço faz parte de uma iniciativa mais ampla do Governo de Minas Gerais, que recentemente investiu R$ 1 bilhão para fortalecer o ecossistema de inovação até 2026, buscando maior sustentabilidade na cadeia produtiva do lítio no estado. (Folha da Mata – Viçosa)

Leia Também:  Dr. Pedro Medeiros: Escolhido entre os melhores médicos do país, traz inovações em procedimentos estéticos após evento de destaque!

https://www.folhadamata.com.br/ufv-lidera-pesquisas-para-mineracao-sustentavel-de-litio-no-vale-do-jequitinhonha

Mutirão no presídio de Teófilo Otoni

O Governo de Minas realizou o maior mutirão jurídico da história de Teófilo Otoni. De 1º a 5 de junho, a Defensoria Pública MG e DAJ/DEPEN (Divisão de Assistência Ju rídica / Departamento Penitenciário de Minas), realizaram atendimentos jurídicos de toda população carcerária do Presídio Regional de Teófilo Otoni. Foram 630 internos assisti dos e o evento alcançou no segundo dia uma qualidade de atendimento e gestão operacional dos procedimentos, com comprometimento, responsabilidade e segurança. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=25256

80 anos do Parque do Rio Doce

O Parque Estadual do Rio Doce (Perd), a mais antiga unidade de conservação de Minas Gerais, completa 80 anos de fundação neste domingo (14). Criado em 1944 pelo governador Benedito Valadares, o parque celebrará a data com uma série de atividades, incluindo uma Romaria Ecológica, contação de histórias, lançamento de livro sobre a biodiversidade local, feira de artesanato, e presença de autoridades. As celebrações visam não apenas comemorar, mas também destacar a importância histórica e ambiental do Perd na região do Vale do Aço, promovendo uma série de eventos culturais e científicos ao longo do ano. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0116984-os-80-anos-do-parque-estadual-do-rio-doce-serao–celebrados-a-partir-do-proximo-fim-de-semana

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

COLUNA MG

Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

Published

on

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.

Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.

“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Leia Também:  Estrada de Ferro completa 120 anos

Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.

Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Leia Também:  EcoRioMinas recupera rodovias

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA