Coluna Minas Gerais

OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas

Publicados

em

OAB MG / Divulgação

A OAB-MG foi a primeira seccional do país a conhecer seu novo presidente neste domingo, 17/11. Gustavo Chalfun recebeu 37.755 votos, que correspondem a 61,15% dos votos válidos.  Os números representam a maior votação dos 92 anos da seccional mineira, que realizou a primeira eleição online da história.

A vitória de Chalfun consagra seu principal apoiador, Sérgio Leonardo, que foi eleito conselheiro federal da OAB em Brasília, como uma das maiores lideranças da advocacia brasileira.

O atual presidente da OAB-MG encerra o mandato com aprovação recorde de 84%, apoio de 230 presidentes das 254 subseções e consegue emplacar o sucessor com expressiva votação.

Gustavo Chalfun tem 46 anos, atua na advocacia empresarial, é professor de Processo Civil, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) e será o primeiro presidente da história da OAB-MG vindo da advocacia do interior.

A chapa OAB no Caminho Certo colocou Ângela Botelho, a primeira presidente mulher da CAAMG e Núbia de Paula, vice-presidente seccional.

Leia Também:  Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Em segundo lugar, a Chapa OAB Pra Você, encabeçada por Raimundo Cândido Neto, candidato à presidência, recebeu 16.703 votos, 27,05 %. Em terceiro, a chapa OAB em Suas Mãos, do advogado Adriano Cardoso, 7.286 votos, 11,80 %.

Chapa eleita para o triênio 2025/2027

Diretoria OAB-MG

Gustavo Chalfun (presidente)

Núbia de Paula (vice-presidente)

Sanders Alves (secretário-geral)

Cássia Hatem (secretária-geral adjunta)

Fabrício Almeida (tesoureiro)

Diretoria CAAMG

Ângela Botelho (presidente)

Marco Antonio Freitas (vice-presidente)

Giuliano Almada (primeiro secretário)

Rodrigo Botti (segundo secretário)

Diogo Lustosa (tesoureiro)

Conselho Federal

Misabel Derzi

Sérgio Leonardo

Sérgio Murilo

Daniela Marques

Marcelo Tostes

Virgínia Afonso

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais

Publicados

em

FECOMÉRCIO | Divulgação

Maioria das empresas do estado registra desempenho igual ou superior ao de 2024; estratégias digitais e economia mais aquecida fortalecem vendas

A Black Friday 2025 movimentou o comércio mineiro e trouxe resultados positivos para grande parte dos estabelecimentos do estado. De acordo com levantamento realizado entre 1º e 3 de dezembro, 67,9% das empresas registraram vendas iguais ou superiores às de 2024, consolidando o período como um dos principais motores de faturamento do fim do ano. Entre as empresas que realizaram ações especiais, 56,3% confirmaram ter alcançado as expectativas.

Do total avaliado, 30,9% tiveram desempenho melhor que o do ano passado, enquanto 36,9% repetiram os resultados de 2024. Entre as empresas que cresceram, 71,9% apresentaram alta entre 10,1% e 40% no volume de vendas. Já 25,5% registraram queda, sendo que 53,2% desse grupo observaram redução entre 10,1% e 20%.

De acordo com as empresas com melhor desempenho, três fatores foram essenciais para o avanço nas vendas: aquecimento do comércio, melhora gradual da economia e estratégias de divulgação mais eficientes, especialmente com o uso de canais digitais e ofertas segmentadas.

Leia Também:  Pizzaria de GV no 50 Top Pizza América

A economista Fernanda Gonçalves destaca que os números reforçam o peso da data para o varejo mineiro:
“A combinação de promoções competitivas, atendimento qualificado, produtos diferenciados e comunicação estratégica impulsionou o consumo e ajudou a aumentar o ticket médio.”

Apesar do cenário positivo, a queda registrada por parte das empresas indica a necessidade de avançar em práticas comerciais, como condições mais flexíveis de pagamento, diversificação de canais de venda e melhor análise de produtos de maior giro. A economista ressalta que o consumidor atual pesquisa preços com antecedência e compara ofertas online, o que exige planejamento mais detalhado por parte dos lojistas.

Comparando a data com o movimento comum de um dia normal, 36,8% das empresas relataram crescimento entre 10,1% e 20%, enquanto 26,3% observaram aumento entre 20,1% e 40%. Já 24,5% registraram avanço menor, de até 10%, e 8,7% tiveram alta expressiva, entre 40,1% e 60%.

Entre os comerciantes que tiveram queda, 44,6% apontaram redução de até 10%, enquanto 23,4% observaram baixa entre 10,1% e 20%. Para 21,2%, a diminuição alcançou 20,1% a 40%. Ao todo, 180 empresários de diversas regiões do estado participaram do levantamento.

Leia Também:  Julgamento de ex-presidente e uso de armas são temas de discursos

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais representa mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos patronais. Presidida por Nadim Elias Donato Filho, a instituição atua como porta-voz do setor, promovendo diálogo com o poder público, fortalecendo o ambiente de negócios e apoiando o desenvolvimento econômico do estado.

A entidade também administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, ampliando o acesso a serviços sociais, culturais, educativos e de qualificação profissional. Com 87 anos de atuação ao lado da CNC, a Fecomércio MG mantém compromisso permanente com o crescimento e a competitividade do comércio, dos serviços e do turismo mineiros.

Fonte: Wagner Fernando Liberato — Comunicação Fecomércio MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA