Coluna Minas Gerais
Posicionamento da FECOMÉRCIO MG sobre a PEC da jornada de trabalho

Fecomércio / Divulgação
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO MG) manifesta sua posição contrária à Proposta de Emenda à Constituição que visa a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, conforme proposta no Projeto de Lei em análise.
Embora entendamos e valorizemos as iniciativas que visam promover o bem-estar dos trabalhadores e ajustar o mercado às novas demandas sociais, a Federação destaca que a imposição de uma redução da jornada de trabalho sem a correspondente redução de salários implicará diretamente no aumento dos custos operacionais das empresas. Esse aumento inevitável na folha de pagamento pressionará ainda mais o setor produtivo, já onerado com diversas obrigações trabalhistas e fiscais.
O impacto econômico direto dessa mudança poderá resultar, para muitas empresas, na necessidade de reduzir o quadro de funcionários para adequar-se ao novo cenário de custos. Com isso, antecipamos que, ao invés de gerar novos postos de trabalho, a medida pode provocar uma onda de demissões, especialmente em setores de mão de obra intensiva, prejudicando justamente aqueles que a medida propõe beneficiar.
Além disso, as atividades comerciais e de serviços exigem uma flexibilidade que pode ser comprometida com a implementação da semana de quatro dias, dificultando o atendimento às demandas dos consumidores e comprometendo a competitividade do setor. A Fecomércio MG acredita que a redução da jornada de trabalho deve ser discutida no âmbito das negociações coletivas, respeitando as especificidades e limitações de cada setor econômico e evitando a imposição de uma regra única.
Nadim Donato, Presidente da Fecomércio Minas, “nosso compromisso é com a geração de empregos e o fortalecimento do setor produtivo, ressaltando que qualquer mudança na legislação trabalhista deve ser amplamente debatida e analisada quanto aos seus impactos econômicos e sociais, para que possamos construir um ambiente sustentável para trabalhadores e empresas. Entendemos que as pequenas e médias empresas jamais conseguirão trabalhar com seus funcionários 36 horas. Essa mudança terá consequências graves, fazendo com que elas fechem as portas. Essas pequenas e médias empresas representam 92% do empresariado mineiro.
Por fim, a Fecomércio Minas reforça que não é o momento adequado para discussão de mudanças na legislação trabalhista. Visto que o momento é de adequação dos gastos do governo com a possível volta da inflação, o que criaria impactos sociais e econômicos extremamente negativos para o crescimento do nosso país”.
Conclamamos os parlamentares que tirem de pauta esta discussão, consciente que temos enormes desafios a serem enfrentados antes de pensarmos em modificar as relações trabalhistas. Nossa prioridade é a preservação dos empregos, o equilíbrio fiscal, a estabilização da economia, e o enfrentamento da inflação.


Coluna Minas Gerais
Justiça determina que candidatos devolvam verbas

Foto: Reprodução TJMG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Justiça determina que candidatos devolvam verbas
Charlles Evangelista, Júlio Delgado e Margarida Salomão, candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2024, estão sendo ordenados pela Justiça Eleitoral a devolver valores ao Tesouro Nacional, referentes às campanhas. Os respectivos candidatos a vice, Gilmar Garbero, Débora Lovisi e Marcelo Detoni, também estão inclusos nas decisões. A decisão foi anunciada na última quarta-feira, 16, pela juíza eleitoral Liliane Bastos Dutra que emitiu a sentença referentes à transferência de recursos financeiros originados do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário para candidatos a vereadores. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/18-07-2025/justica-charlles-julio-margarida-tesouro-nacional.html
Suspeito de matar professor já em liberdade
No dia 29 de maio de 2025, o professor Jhonathan Silva Simões, de 31 anos, foi morto a tiros ao chegar em casa, em Formiga. O suspeito do crime é seu ex-noivo, que após atirar, fugiu do local. Segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado pelo inconformismo com o término do relacionamento homoafetivo. Ele foi indiciado e após ter mandado de prisão preventiva expedido, o suspeito foi preso e teve sua prisão convertida em preventiva. Mas, recentemente, a Segunda Câmara Criminal do TJMG concedeu habeas, a prisão foi substituída por medidas cautelares, e foi expedido o alvará de soltura. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/tjmg-determina-que-suspeito-de-matar-jhonathan-silva-simoes-seja-colocado-em-liberdade/
Parceria emprega aprendizes
O Minas Tênis Clube e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) oficializaram uma nova fase da parceria iniciada em 2025, que visa empregar cerca de 50 jovens aprendizes de Belo Horizonte a partir de setembro, promovendo impacto social e desenvolvimento de novos talentos. Os jovens atuarão no clube com carga horária de 4 horas diárias, divididas entre atividades práticas no Minas e aulas teóricas na CDL/BH e devem cursar ou ter concluído o Ensino Médio. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/parceria-entre-instituicoes-mineiras-busca-empregar-jovens-da-grande-bh/
Cemig no Festival de Cultura
A Cemig apresenta o 9º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, que acontece gratuitamente entre os dias 24 e 27 de julho no Espaço Cultural de Patrocínio, com uma programação que reúne gastronomia típica, música, arte e manifestações culturais da região. Realizado pela Associação Cultural ACIP/CDL e considerado um dos maiores eventos do interior de Minas, o festival valoriza as tradições do Cerrado Mineiro e conta com o apoio do Governo do Estado, reforçando o compromisso da Cemig com a descentralização e democratização do acesso à cultura. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cemig-apresenta-o-9o-festival-de-cultura-e-cozinha-mineira-do-cerrado-em-patrocinio
Araguari amplia acesso à saúde bucal
O projeto “Prevenir para Sorrir”, desenvolvido em Araguari pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, tem ampliado o acesso à saúde bucal nas escolas por meio de ações preventivas e educativas. A iniciativa acompanha os estudantes desde os primeiros anos até a adolescência, promovendo hábitos saudáveis de higiene bucal de forma lúdica e eficaz, e também alcança outras instituições como os CAPS. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://gazetadotriangulo.com.br/prevenir-para-sorrir-araguari-amplia-acesso-a-saude-bucal-com-projeto-de-prevencao-nas-escolas/
Arcos espera escola do Sesi
O Sesi (Serviço Social da Indústria) estuda a instalação de uma nova escola em Arcos, Minas Gerais, e está analisando a aquisição de imóveis na cidade para viabilizar o projeto. A informação foi confirmada pela assessoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Caso se concretize, a unidade fará parte da rede de 46 escolas SESI já existentes no estado, que oferecem ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco em inovação, pensamento crítico, criatividade e preparação para o mercado de trabalho. (Correio Centro Oeste – Arcos)
https://www.jornalcco.com.br/possibilidade-de-instalacao-de-escola-do-sesi-em-arcos
Prefeitura instala Escola de Governo
A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), realizou evento, na quinta-feira, 17 de julho, para a Aula Inaugural da Escola Municipal de Governo, com presença do diretor da Escola de Contas e Capacitação do TCE-MG, Rodrigo Marzano Antunes Miranda. O foco da capacitação, que teve participação de todo secretariado municipal e assessores, é melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30595
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Empresa mineira conquista mais mercado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Nova subestação da Cemig em Fabriciano
-
Coluna Minas Gerais1 hora atrás
Justiça determina que candidatos devolvam verbas