Coluna Minas Gerais
Combustíveis com variações em Poços

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Combustíveis com variações em Poços
Os preços dos combustíveis em Poços de Caldas apresentaram variações expressivas no levantamento realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2024. Comparando com a pesquisa anterior, realizada em novembro, foi constatada redução nos preços da gasolina comum (-0,69%), do diesel comum (-0,17%) e do diesel S10 (-0,50%). Em contrapartida, o preço do etanol subiu 0,25%, enquanto a gasolina aditivada permaneceu estável. No acumulado de 2024, os dados revelam que os preços da gasolina aditivada (+8,03%) e da gasolina comum (+7,78%) tiveram aumento ao longo do ano. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas – Foto: Arquivo JM)
Cabo Verde reúne carreiros
No próximo dia 15 de dezembro, Cabo Verde será palco de um evento que celebra uma das tradições mais marcantes da região: o III Encontro de Carreiros. A partir das 10h, o centro da cidade será tomado por carros de boi de toda a região, desfilando em um espetáculo que mistura cultura, história e a beleza de nossa terra. O Encontro de Carreiros é uma oportunidade única de vivenciar de perto essa tradição que remonta aos tempos antigos, quando os carros de boi eram essenciais para o transporte e o trabalho nas zonas rurais. Hoje, essa prática é preservada com orgulho. (Jornal Panorama – Caxambu)
Agronegócio beneficiado por acordo
O acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado em 6 de dezembro de 2024, traz grandes benefícios para o agronegócio de Minas Gerais, principalmente pela redução de tarifas e o reconhecimento de produtos com Indicação Geográfica (IG). O mercado europeu, já o segundo maior destino das exportações agropecuárias mineiras, oferece uma oportunidade significativa de crescimento, com destaque para o café, celulose, farelo de soja e carne bovina. (Balcão News – Belo Horizonte)
Descoberta de nova espécie de arbusto
A descoberta da nova espécie de arbusto “Lippia aonae” na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, é prova da rica biodiversidade da região e reforça a importância da conservação local. Realizada por pesquisadores de instituições como a USP e a UFJF, a descoberta foi feita durante expedições no Parque Estadual Caminho dos Gerais e Serra Nova e Talhado. A planta endêmica, com apenas 12 km² de área de ocupação, cresce em campos rupestres e foi classificada como vulnerável pela IUCN (International Union for Conservation of Nature). (Jornal Ponto Final – Mariana)
Minasplay lança mostra sobre queijo
A plataforma de streaming gratuita Minasplay lançou a “Mostra Queijo Minas Artesanal – Patrimônio da Humanidade”, celebrando a recente declaração da Unesco sobre a iguaria mineira. A mostra inclui filmes e séries que exploram a tradição e a produção do Queijo Minas Artesanal, com destaque para o documentário “Especial Rede Minas – Queijo Minas Artesanal”, que integrou o dossiê enviado à Unesco. Também estão disponíveis outras obras como “O mineiro e o queijo”, de Helvécio Ratton, e “O quê do queijo”, de Paulo Henrique Rocha, entre outros. (Clarim.net – Araxá)
Jovens mineiros estão na informalidade
Em Minas Gerais, 42,2% dos jovens entre 14 e 24 anos ocupados estão em empregos informais, o que dificulta sua inserção no mercado de trabalho e a superação da vulnerabilidade social. Programas como o “Educação e Trabalho” (PET), buscam mudar essa realidade, oferecendo capacitação e oportunidades de emprego formal. Embora a Lei da Aprendizagem exija que empresas contratem aprendizes, a informalidade ainda é um grande obstáculo. No entanto, iniciativas como essas têm transformado vidas, proporcionando aos jovens experiência profissional e qualificação. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/em-minas-jovens-ocupados-na-informalidade/


Coluna Minas Gerais
Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

FAEMG SENAR | Divulgação
Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina
Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.
“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”
Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.
“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.” – João Martins, presidente da CNA
Objetivos e temáticas
O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:
-
Tendências de consumo no Brasil e no exterior
-
Qualidade e padrões de carne para produtores
-
Carne do futuro e tecnologias de produção
-
Expectativas sobre o mercado do boi
-
Casos de sucesso na pecuária
-
Apresentação de cortes especiais
Perfis confirmados
Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:
-
João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)
-
Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg
-
Governador Romeu Zema (MG), convidado especial
-
Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
-
Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)
Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.
Importância regional e nacional
Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.
O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.
-
GERAL22 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia