CIDADES

Quase 500 presos fazem Enem em JF

Publicados

em

481 presos do Departamento Penitenciário e dez do Sistema Socioeducativo da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Juiz de Fora realizaram, neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O Enem aos indivíduos privados de liberdade é similar ao exame regular. Exceto pela data. Em 2024, enquanto a prova ocorreu no início de novembro em todo país, aos detentos ela foi aplicada na segunda semana de dezembro. O nível de dificuldade se mantém o mesmo, e as questões permanecem sendo desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora Foto Divulgação

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/20-12-2024/enem-detentos.html

 

Fabriciano decreta Calamidade

A Prefeitura de Coronel Fabriciano decretou Estado de Calamidade Pública após a forte tempestade que atingiu o município em 17 de dezembro. A chuva intensa causou alagamentos em diversos bairros e afetou 385 famílias, com 105 delas desalojadas. Para ajudar as vítimas, foram montados abrigos emergenciais e distribuídos alimentos e itens de higiene. O município também anunciou o programa “Recupera Fabri”, com R$10 milhões para recuperação da cidade e auxílio financeiro para as famílias afetadas. Além disso, foi criado o “Aluguel Social” para as famílias sem condições de retornar às suas casas. (Jornal Classivale – Ipatinga)

Leia Também:  Leopoldina: ação conjunta resulta em 24 presos por saque de carga

https://jornalclassivale.com.br/noticia/3840/prefeitura-de-coronel-fabriciano-decreta-estado-de-calamidade-publica

 

ChildFund eleita a melhor ONG

O ChildFund Brasil foi eleito a Melhor ONG de Minas Gerais no Prêmio Melhores ONGs 2024, organizado pelo Instituto O Mundo Que Queremos e a Certificadora Social – Instituto Doar. A premiação reconheceu a organização por sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Com mais de 58 anos de atuação, o ChildFund Brasil trabalha na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, alcançando cerca de 150 mil pessoas em seis estados. Este é o sétimo ano consecutivo em que a organização figura entre as 100 melhores ONGs do Brasil. (Sabará Notícias)

https://www.sabaranoticias.com.br/childfund-brasil-e-eleita-a-melhor-ong-de-minas-gerais

 

Cemig premia estudante

A Cemig premiou, esta semana, os vencedores da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) na sede da companhia, em Belo Horizonte. O estudante Davi Domingues Mesquita, do Collegium Prisma de Montes Claros, foi um dos premiados. A cerimônia contou com a presença de 13 alunos de diversas regiões de Minas Gerais, que receberam medalhas de ouro e placas de congratulação. A professora Maria Ilma da Silva também foi homenageada por ter a maior quantidade de alunos premiados. Durante o evento, os estudantes e familiares participaram de visitas educativas ao Centro de Operação da Cemig e ao Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Leia Também:  Estado distribui quase 130 mil imunizantes pediátricos contra covid-19

https://gazetanm.com.br/cemig-premia-estudante-de-montes-claros-na-olimpiada-nacional-de-eficiencia-energetica-onee/

 

Catador ganha veículo elétrico

Em Poços de Caldas, o catador de recicláveis Eulei Gomes Negrão, de 85 anos, recebeu um protótipo de veículo elétrico desenvolvido pela PUC Minas Poços de Caldas em parceria com o Sicredi. O projeto tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos catadores e promover a conscientização sobre a importância social e ambiental da reciclagem. O protótipo foi criado por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Jornalismo e Publicidade da universidade, com apoio financeiro do Fundo Social do Sicredi. A iniciativa visa beneficiar outros profissionais da reciclagem e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (Poços Já – Poços de Caldas)

https://pocosja.com.br/2024/12/19/catador-de-reciclaveis-de-pocos-ganha-prototipo-de-veiculo-eletrico-para-as-coletas/

Hospital ganha mais vagas em Patos

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas, para visita técnica que marcou a avaliação dos primeiros seis meses de gestão da unidade pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepu). Na ocasião, ele também anunciou a criação de mais vagas de UTI neonatal. Durante a visita, Baccheretti analisou dados que demonstram melhorias significativas na gestão do HRAD, primeiro hospital estadual de Minas Gerais a ser administrado por Organização Social (OS).. (Folha Patense)

https://www.folhapatense.com.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Nikolas é favorito em Minas

Publicados

em

Nikolas Ferreira (PL/Mg)  desponta como o favorito na disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026, consolidando-se como a principal aposta da direita no estado. Jovem, articulado e com forte apelo entre os conservadores, ele representa um presente para o movimento bolsonarista e pode ser a ponte para uma futura candidatura presidencial. Uma pesquisa recente confirma essa força, colocando Nikolas com 31% das intenções de voto, seguido pelo senador Cleitinho, com 22%, e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, com 18%. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, soma 10%, enquanto o atual vice-governador Mateus Simões tem apenas 4%, evidenciando a ampla vantagem do bolsonarista na corrida eleitoral.

Com uma trajetória meteórica – em 2022, Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado do Brasil – sua candidatura ao governo de Minas fortaleceria a direita no estado e garantiria um palanque sólido para o bolsonarismo. Se Nikolas assumir o governo, isso representaria um ganho gigantesco para o palanque nacional, sobretudo considerando que Lula sempre vence na terra do queijo. Além disso, ao deixar a chapa de deputados, Nikolas que sobra nas urnas, daria oportunidade de colocar outros parlamentares mineiros em evidência, contribuindo para uma nova dinâmica no Congresso e construindo novos atores para política nacional.

Leia Também:  Concluída a compra do Pet Scam para Cidade da Saúde

Além disso, embora o PL defenda que precisa de maioria no Congresso, é necessário compreender que a tentativa de articular apoio, com Hugo Mota e outros aliados começa a dar sinais desastrosos, os líderes do Congresso estão, a cada dia, mais próximos de Lula do que interessados em defender as pautas conservadoras, o que pode complicar a viabilização de uma base sólida para as reformas propostas pela ala conservadora.

Caso a candidatura de Nikolas se confirme, a eleição deverá ser polarizada entre ele e os nomes que representam campos distintos. O senador Cleitinho vem ganhando destaque com seu discurso populista e combativo, enquanto Kalil, com sua experiência administrativa em Belo Horizonte, oferece uma alternativa mais técnica e independente. Por sua vez, o vice-governador Matheus Simões ainda busca se firmar, mas precisa urgentemente repensar sua estratégia, afastando-se do foco em prefeitos e deputados que, na realidade, não estarão alinhados com o projeto do Novo em 2026.

Mais do que uma disputa estadual, a candidatura de Nikolas Ferreira simboliza uma estratégia de longo prazo para a direita. Se eleito governador, ele se consolidaria como um dos principais nomes do conservadorismo, abrindo caminho para uma eventual candidatura presidencial em 2030. Com apenas 28 anos, seu potencial para se tornar um sucessor natural de Jair Bolsonaro no cenário nacional é evidente, especialmente devido à sua popularidade entre os jovens e ao seu forte engajamento nas redes sociais.

Leia Também:  Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro

Nikolas lidera as intenções de voto e, com ele, a direita mineira pode estar diante de uma eleição histórica. Sua candidatura não apenas fortaleceria o bolsonarismo em Minas Gerais, mas também abriria portas para uma influência ainda maior no cenário nacional. Enquanto a disputa entre Cleitinho e Kalil promete ser acirrada, e o vice-governador Mateus Simões precisa reformular sua abordagem, o tabuleiro político de Minas já se desenha, apontando para Nikolas Ferreira como o grande protagonista dessa corrida eleitoral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA