Coluna Minas Gerais
Juiz de Fora é a quinta em desastres

(Foto: Tribuna de Minas)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
JF é a quinta em desastres
Juiz de Fora ocupa a quinta posição no ranking de ocorrências de desastres registradas em 2024 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A cidade registrou metade do número de ocorrências contabilizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que lidera a lista. Foram dez casos de risco geológico, como deslizamento de terra, e 12 episódios associados a risco hidrológico, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos, totalizando 22 notificações. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/17-01-2025/deslizamentos-inundacoes-juiz-de-fora.html
Uberaba recebe etapa de Beach Tennis
Uberaba está recebendo jogos do Mundial de Beach Tennis. O evento, além de colocar a cidade no calendário da modalidade esportiva, também é uma oportunidade de apresentar Uberaba aos turistas que porventura visitem a cidade pelos jogos.O Mundial começou na quinta-feira (16) e se estenderá até domingo, dia 19, na Arena João Menezes. São mais de 700 atletas profissionais e amadores mobilizados para a competição e para as disputas. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-recebe-etapa-do-mundial-de-beach-tennis-e-jo-o-meneses-joga-nesta-sexta-feira-17-1.464318
Ações retornam de importante espécie
Ações de recuperação ambiental no Monumento Natural Estadual Lapa Nova de Vazante, realizadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), estão favorecendo o retorno da anta à área, após a implementação de medidas como o cercamento de nascentes, reflorestamento e conservação de áreas degradadas. Essas iniciativas contribuem para a regeneração florestal e o aumento da biodiversidade local, já que as antas desempenham um papel importante na dispersão de sementes. O Monumento também recebe investimentos para melhorar a infraestrutura de ecoturismo e preservar o patrimônio natural. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/pesquisadores-encontram-novo-genero-de-planta-no-norte-de-minas/
Sincomércio disponibiliza capacitação
O Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio), em parceria com o Senac, está oferecendo um curso gratuito de capacitação para vendedores do comércio, focado em “Qualidade no Atendimento ao Cliente”. São oferecidas 20 vagas, com requisito de ser maior de 16 anos. A capacitação visa aprimorar a qualidade do atendimento, essencial para a satisfação e fidelização dos clientes, contribuindo para o sucesso das empresas no mercado competitivo. O curso será ministrado no Senac de Divinópolis. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/sincomercio-e-senac-disponibilizam-capacitacao-gratuita-para-atendimento-no-comercio-varejista/
Defesa Civil avalia danos das chuvas
A Defesa Civil de Minas Gerais chegou a Divinópolis em 16 de janeiro para avaliar os danos causados pelas chuvas recentes e oferecer apoio humanitário à cidade. A ação foi solicitada pela Prefeitura, que pediu ajuda para identificar as áreas mais afetadas e planejar a reconstrução da infraestrutura pública danificada, como escolas, unidades de saúde e CRAS. Técnicos da Defesa Civil, acompanhados por autoridades locais, visitaram os pontos críticos para propor soluções rápidas. O Governo de Minas Gerais garantiu recursos financeiros e suporte técnico para a recuperação. (Portal Gerais – Divinópolis)
https://portalgerais.com/defesa-civil-de-minas-gerais-chega-a-divinopolis-para-avaliar-danos-das-chuvas/
Sul de Minas aposta no cultivo de maçã
No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, o cultivo de maçã está ganhando destaque como uma estratégia para diversificar a produção agrícola e gerar novas fontes de renda para os agricultores. A iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) já colheu resultados promissores, com a primeira safra totalizando 30 toneladas. Cidades como Alfenas, Guaxupé e Monte Santo de Minas participaram do projeto, que envolveu o plantio de variedades de maçã adaptadas ao clima local, como as cultivares Eva e Princesa. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/sul-de-minas-aposta-no-cultivo-de-maca
Sete Lagos homenageia Zacarias
No dia 18 de janeiro, o Brasil relembra o aniversário de Mauro Faccio Gonçalves, eternizado como Zacarias, um dos humoristas mais queridos e talentosos do país. Nascido em 1934, em Sete Lagoas, conquistou o coração do público com sua doçura, humor único e jeito inconfundível de levar alegria a todas as idades. Zacarias iniciou sua carreira na rádio Cultura de Sete Lagoas. Porém, foi em 1974 que ele ganhou notoriedade nacional ao integrar o elenco do programa Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum. Seu humor ingênuo e carismático logo se tornou sua marca registradae sua memória está sendo celebrada em Sete Lagos. (Sete Dias – Sete Lagoa)
www.setedias.com.br


Coluna Minas Gerais
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar

FAEMG SENAR | Divulgação
Após uma eleição histórica, com a participação de mais de 300 presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais (SPRs), Antônio de Salvo foi reeleito para o mandato 2025-2029. A chapa única Nova Faemg recebeu 98% dos 331 votos apurados, reforçando a confiança dos SPRs na atuação da diretoria e consolidando um trabalho baseado no compromisso com o produtor rural mineiro.
“Uma eleição espetacular, mostrando que o nosso setor está unido. Este é um momento decisivo para Minas e o Brasil. O setor produtivo da agropecuária mineira precisa mostrar a sua força. Isso foi feito aqui hoje, com a participação de 331 Sindicatos Rurais de diferentes regiões de Minas votando em Belo Horizonte. É um referendo muito positivo, mostrando que o Sistema Faemg Senar está no caminho certo. O compromisso da nova diretoria é continuar defendendo o produtor rural, para que tenhamos dias melhores e sejamos respeitados”, destacou Antônio de Salvo.
A nova diretoria dará continuidade ao trabalho iniciado em 2022, marcado por maior aproximação com o interior do Estado, com ações arrojadas e inovadoras, que resultaram em importantes conquistas para o produtor rural. Os vice-presidentes executivos de Finanças e Secretaria, Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, permanecem nos cargos.
Composição da diretoria Faemg 2025-2029
Presidente: Antônio de Salvo
Vice-presidentes:
-
André Nunes – Carlos Chagas
-
Arnaldo Bottrel – Varginha
-
Astério Itabaiana – Januária
-
Constantino Neto – Abaeté (2º vice-presidente de Finanças)
-
Ebinho Bernardes – 1º vice-presidente secretário
-
Elder Maia dos Reis – Passos
-
Ernane Alves Ribeiro – Rubim
-
José Alfredo Quintão Furtado – Rio Pomba
-
José Éder – Pitangui
-
Frank Barroso – Sabinópolis
-
Olivier Campos – Lima Duarte
-
Osny Zago – Sacramento
-
Patrick Brauner – Bom Despacho (2º vice-presidente secretário)
-
Renata Guimarães Teixeira Borges – Lagoa Grande
-
Renato Laguardia – 1º vice-presidente de Finanças
-
Rodolfo Molinari da Costa – São Gotardo
-
Rodrigo Viana Lorentz – Teófilo Otoni
-
Thiago Soares Fonseca – Uberlândia
-
Vinícius José Rios Rodrigues – Uberaba
Suplentes da diretoria:
José Eustáquio Vilaça de Oliveira – Carmo do Cajuru
Antônio Jerfesson – Jacinto
Cleides Queiroz de Melo Júnior – Patos de Minas
Edberto José Zanon Rezende – Governador Valadares
Alexandre Aguiar Rocha – Montes Claros
Marcos Antônio Salvador de Barros – Santa Rita do Sapucaí
Emeson Ramalho dos Santos – Padre Paraíso
Hemerson Bovi – Monte Carmelo
Luiz Eduardo Pereira de Castro – Três Corações
José Dirino Arruda – Martinho Campos
Júlio Maria Hybner Guimarães – Lajinha
Luiz Eduardo Brant de Carvalho Neto – Prata
Altomirando Viegas – Muriaé
José Eduardo Nunes de Souza – Alterosa
Márcio Eugênio Leite de Castro – Oliveira
Henrique Rezende Pacheco – Boa Esperança
Felipe Alves da Silva – São João de Manhuaçu
Ricardo Rodrigues de Almeida – Unaí
Rodrigo Nogueira Ferreira – Sete Lagoas
Wandir Monteiro Silveira – Arinos
Conselho Fiscal – Titulares:
Leodito Faria – Urucuia
Domingos Frederico – Juiz de Fora
Marion Gomes – Mar de Espanha
Conselho Fiscal – Suplentes:
Carlos Eugênio Lana – Conselheiro Lafaiete
Rosivane de Andrade – Passa Tempo
Antonio Teodoro Dutra – Manhuaçu
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Vinte hospitais do Norte recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
AMM realiza o maior Fórum de Educação de Minas Gerais, reunindo prefeitos, gestores e especialistas em Belo Horizonte
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Sabará reabre Santa Casa para o SUS
-
Coluna Minas Gerais7 horas atrás
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar