Coluna Minas Gerais

Procon notifica app por descriminação

Publicados

em

Foto: Reprodução JM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Procon notifica app por descriminação
O Procon de Poços de Caldas notificou empresas de aplicativos para que promovam a adequação, treinamento e informação aos motoristas, de forma a coibir situações que envolvam qualquer tipo de discriminação, especialmente das pessoas com deficiência (PCD). A demanda surgiu através de denúncias recebidas nas reuniões da Rede da Pessoa com Deficiência e em visitas realizadas nos serviços ofertados pela Secretaria de Municipal de Assistência Social. Desde 2024, o Procon Municipal e a Secretaria de Assistência Social tem realizado ações conjuntas com o intuito de gerar informação e conhecimento à população. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/02/04/procon-notifica-apps-de-transporte-por-denuncia-de-discriminacao-a-pessoas-com-deficiencia/

Mutirão contra cabos soltos em Uberaba
Começou na terça-feira (5) o mutirão para o recolhimento de cabos soltos em Uberaba. A ação conjunta é comandada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, em conjunto com a Cemig, o Procon e as empresas de telefonia. A ação acontece inicialmente na avenida Dom Luiz Maria Santana, escolhida como projeto piloto para que os profissionais mapeiem o tempo de ação. As demais vias da cidade também serão alvo do mutirão. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://www.jmonline.com.br/cidade/comeca-o-mutir-o-contra-cabos-soltos-em-uberaba-1.471236

Instituto Usiminas lança temporada 25
A Ação Educativa do Instituto Usiminas lança para 2025 uma série de atrações destinadas a escolas, instituições e comunidade que serão realizadas com o objetivo de promover educação patrimonial e arte-educação. As programações são gratuitas e contam com visitas guiadas, oficinas e atividades que visam o contato com a história, arte e natureza. As iniciativas integram o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/instituto-usiminas-lanca-temporada-2025-de-programacao-gratuita-para-todas-as-idades/

Leia Também:  Idec notifica governo após o Twitter cobrar por segurança de usuários

Cetras recebe verba para resgate de animais
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras Patos de Minas, será contemplado com recursos financeiros, destinados de fontes do Governo do Estado através do Instituto Estadual de Florestas – IEF/MG. Os investimentos que serão aplicados virão por meio de um Termo de Parceria firmado com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e deverão ser gastos na manutenção e aprimoramento das atividades de triagem, reabilitação e destinação de animais da fauna silvestre e exótica. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cetras-patos-de-minas-vai-receber-r-3-milhoes-do-ief-para-cuidar-de-animais-silvestres-resgatados

1ª Expedição do Rio Caratinga
A 1ª Expedição do Rio Caratinga, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH Caratinga), visa coletar dados sobre a qualidade da água do Rio Caratinga, um dos principais afluentes do Rio Doce, e envolver as comunidades locais na preservação da bacia. A expedição, que ocorrerá em agosto deste ano, começou com uma pré-expedição em fevereiro, percorrendo municípios da região para identificar pontos de monitoramento da água e locais estratégicos para mobilizar a população em ações de revitalização e restauração.. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/vem-ai-a-1a-expedicao-do-rio-caratinga/

Leia Também:  Pesquisa Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para o Natal

Operação “Tapa-Buraco” iníciada
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) deu início à operação “tapa-buraco” na MG-129, no trecho entre Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro. Os reparos começaram na região de Carreiras, com o objetivo de restaurar a segurança da estrada. A MG-129, conhecida como Estrada Real, é uma rota crucial que conecta Conselheiro Lafaiete a Ouro Branco e Ouro Preto. Motoristas que transitam pela rodovia devem estar atentos à movimentação das equipes de obras, que poderão alterar temporariamente o fluxo de veículos. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
https://jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/39857-operacao-tapaburaco-tem-inicio-na-mg129-entre-ouro-branco-e-lafaiete

Três cidades cancelam Carnaval
As cidades de Guapé, Guaranésia e Três Corações, no sul de Minas, anunciaram o cancelamento dos festejos de Carnaval devido à crise financeira. As prefeituras alegaram que os recursos seriam mais bem aplicados em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura. Em Três Corações, o prefeito Dimas Abrahão explicou que a cidade enfrenta uma dívida de R$ 60 milhões, o que torna os gastos com o Carnaval inviáveis. Guaranésia está em estado de emergência financeira desde novembro de 2024, com foco em reparos na saúde e infraestrutura. Guapé também enfrenta desafios financeiros, e decidiu direcionar os recursos para a melhoria das estradas rurais e outros serviços essenciais. (Poços Já – Poços de Caldas)
https://pocosja.com.br/2025/02/04/tres-cidades-do-sul-de-minas-cancelam-carnaval/

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga

Publicados

em

AGÊNCIA MINEIRA BRASIL | Divulgação

Empresa cria empregos e fomenta o desenvolvimento sustentável no Vale do Jequitinhonha

Audiência pública reuniu cerca de mil moradores de Itinga e Araçuaí, evidenciando o sucesso dos programas de inclusão produtiva e educacional da Sigma Lithium na região. A empresa reforça seu papel como vetor de transformação social e econômica no Vale do Jequitinhonha.

Referência global na produção de lítio verde, a Sigma Lithium promoveu audiências públicas nos dias 9 e 10 de abril, em Itinga e Araçuaí. Os encontros reuniram aproximadamente mil moradores das duas cidades e foram uma oportunidade para esclarecer dúvidas e apresentar os resultados de iniciativas como o programa de microcrédito e ações socioeducacionais, que beneficiam milhares de famílias.

Com o avanço da mobilidade elétrica e das fontes renováveis de energia, o lítio se tornou um insumo estratégico. Impulsionado pela atuação da Sigma, o Brasil lidera a industrialização do óxido de lítio sustentável, por meio da produção do Lítio Verde Quíntuplo Zero — obtido com tecnologia de baixo custo e processo ambientalmente responsável.

A operação da Sigma posiciona o Brasil como referência mundial em sustentabilidade na cadeia do lítio, em contraste com países onde a extração é feita por garimpos ilegais, muitas vezes sob condições degradantes de trabalho.

Durante a audiência, Lígia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação da Sigma, reforçou o modelo de atuação da empresa: sem barragens de rejeitos, com reuso de 100% da água industrial (nível esgoto) e operação baseada em energia 100% renovável. A companhia também investe na preservação da biodiversidade da caatinga e realiza monitoramento ambiental contínuo.

Leia Também:  Procon Assembleia alerta para cuidados na compra de peixe e bacalhau

Motor da economia regional:

1.700 empregos diretos, 18.000 indiretos e crescimento de 150% na arrecadação de impostos

Desde o início de suas atividades, a Sigma vem impulsionando o desenvolvimento regional. Já são 1.700 empregos diretos e 18.000 indiretos gerados, além da implantação de programas como o de microcrédito, que atendeu cerca de 2.000 famílias. Foram construídas 1.400 estruturas de irrigação, beneficiando mais de 7.000 famílias.

De acordo com Lígia Pinto, 85% dos colaboradores da Sigma são moradores da região. Em Araçuaí, a arrecadação com a CFEM foi multiplicada por 55 — sendo 82,5% desse montante originado da empresa. A arrecadação total do município cresceu 73%, alcançando R$ 36 milhões.


Educação que Transforma

O programa Educação que Transforma reformou escolas em Araçuaí e Itinga, implantou o ensino em tempo integral e promove oficinas culturais e esportivas no contraturno escolar. Também foram firmadas parcerias para a concessão de 300 bolsas no futuro SESI Araçuaí, previsto para 2026.

A empresa também apoia a Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovendo alfabetização e qualificação profissional.

Leia Também:  Semana Internacional do Café vai reunir as principais forças do setor em um dos maiores eventos mundiais do mercado cafeeiro

Inclusão Produtiva Feminina:

Donas de Mim

Criado em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, o programa Donas de Mim já formou duas mil empreendedoras, com a meta de alcançar dez mil mulheres.

A artesã Lislene Cardoso, de Itinga, emocionou o público ao declarar:
“Hoje sou dona de mim. Meu trabalho é reconhecido até fora do Brasil.”


Valorização da cultura local

Warley Gomes, do coletivo Bruta Flor, destacou o apoio da Sigma à promoção da arte e cultura para mais de 300 jovens na região.


Reconhecimento institucional

Durante as audiências, o promotor de Justiça Rauali Kind destacou:
“É inegável o desenvolvimento econômico trazido pela empresa.”

Representantes do MAB também reconheceram o impacto positivo da Sigma, especialmente pela eliminação do uso de barragens de rejeitos em sua operação.


Sustentabilidade e bem-estar comunitário

A empresa apresentou seu Plano de Integração de Sustentabilidade, Desenvolvimento Comunitário e Infraestrutura, que inclui:

  • Revitalização do Córrego Piauí

  • Plantio de árvores nativas

  • Proteção de nascentes

  • Reforma de escolas, igrejas e espaços comunitários

  • Criação de áreas de lazer

As audiências contaram com a presença de representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da consultoria Brandt, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental das futuras ampliações da empresa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA