Coluna Minas Gerais

13ª edição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal valoriza projetos implementados por prefeituras

Publicados

em

Foto: AMM | Divulgação

Gestores municipais de todo o Estado têm até o dia 21 de fevereiro para inscrever projetos inovadores no 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, com objetivo de valorizar projetos implementados pelas prefeituras de Minas Gerais e inspirar outros gestores a melhorar cada vez mais processos e programas. Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a premiação destaca projetos inovadores das prefeituras mineiras em quatro eixos da administração pública: Desenvolvimento Econômico, Educação, Meio Ambiente e Turismo.

“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
A premiação incentiva a inovação na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribuem para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Para participar, os projetos devem ter sido implementados até dezembro de 2024 e apresentar resultados comprovados. As inscrições devem ser feitas no site https://premio.amm-mg.org.br/.
Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia especial no 40º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte. Além de receber o reconhecimento, as prefeituras finalistas terão a oportunidade de compartilhar experiências e inspirar outras gestões municipais em um estande exclusivo montado no evento.
Cronograma
 Inscrição e candidatura: 06/01/2025 a 21/02/2025

Leia Também:  Edital Via Liberdade vai destinar R$ 1 milhão a oficinas e projetos de capacitação

Avaliação dos Projetos: 24/02/2025 a 14/03/2025

Visitas às prefeituras selecionadas: 17/03/2025 a 19/03/2025

Visitas técnicas in loco: 20/03/2025 a 15/04/2025

Cerimônia e premiação: Durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios

Conheça os Eixos do Prêmio

Desenvolvimento Econômico: Reconhece projetos que impulsionam o empreendedorismo local, focando na criação de novos negócios, desburocratização, redução de custos administrativos e fomento a micro e pequenas empresas.

Educação: Premia práticas que melhoram a qualidade da Educação Básica, diminuem a evasão escolar, valorizam os profissionais da educação e promovem a participação da comunidade escolar.

Meio Ambiente: Destina-se a premiar iniciativas que promovem a sustentabilidade, com foco na gestão ambiental, controle de resíduos sólidos, qualidade do ar, descarbonização e uso racional dos recursos naturais.

Turismo: Reconhece ações que estimulam o desenvolvimento do setor, valorizando os serviços prestados aos turistas, envolvendo a cadeia produtiva local e promovendo a inclusão social.

Avaliação dos projetos

A avaliação dos projetos será feita por uma Comissão Avaliativa composta por representantes da AMM, órgãos do Governo Estadual e instituições acadêmicas ou parceiras. O processo de análise será minucioso, garantindo que os projetos sejam avaliados de forma imparcial e com base nos requisitos essenciais da gestão pública municipal.

Leia Também:  Procon notifica app por descriminação

“Os avaliadores têm um papel de grande responsabilidade, garantindo que cada prática de gestão seja analisada de forma crítica e profunda, sempre respeitando os princípios da transparência e integridade”, afirma Guilherme Levy, coordenador das áreas técnicas da AMM.

Sobre o Prêmio AMM

Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal tem como objetivo promover a inovação e a eficiência na administração pública municipal. Ao longo dos anos, a premiação tem incentivado prefeituras de Minas Gerais a adotar soluções criativas que geram impactos positivos na vida dos cidadãos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ação contra trabalho infantil em Montes Claros

Publicados

em

Por

Foto: Reprodução GNM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

 

Ação contra trabalho infantil em MOC
A Prefeitura de Montes Claros, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizará nesta sexta-feira uma ação de conscientização contra o trabalho infantil no Carnaval. O evento contará com o desfile do Bloco “Embaixadores do PETI” pelas ruas centrais da cidade, reunindo representantes de entidades e órgãos de proteção à infância. O objetivo é sensibilizar a população para não apoiar e denunciar práticas de exploração infantil, que aumentam 38% no período carnavalesco, segundo o Ministério Público do Trabalho. A iniciativa contará com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e MCTrans. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/acao-vai-mobilizar-contra-o-trabalho-infantil-no-carnaval-de-montes-claros/

PBH revitaliza Feira Modelo da Savassi
A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a revitalização da Feira Modelo da Savassi, ampliando sua infraestrutura e aumentando para 13 o número de barracas. A feira, que ocorre às quintas-feiras na Rua Tomé de Souza, agora oferece mais opções gastronômicas, incluindo pratos típicos mineiros e brasileiros. A ação faz parte do plano municipal de fortalecimento das feiras de Segurança Alimentar, promovendo a gastronomia popular e incentivando o desenvolvimento econômico local. Segundo a subsecretária Darklane Rodrigues, a iniciativa reforça Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela UNESCO. (São Geraldo – Belo Horizonte)
https://www.jornalsaogeraldo.com.br/pbh-revitaliza-feira-modelo-da-savassi-valorizando-a-gastronomia-local

Leia Também:  Falta de Insulina NPH em Divinópolis

Projeto de horta em Formiga
O Projeto Horta Urbana, desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos de Formiga em parceria com a Unifor-MG e a Carmeuse Brasil, retomou suas atividades com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A equipe visitou escolas e centros de educação infantil para análise do solo e futura implementação das hortas, promovendo educação alimentar, consciência ambiental e trabalho em equipe. A secretária Maria Lucia Andrade destacou a importância da parceria entre escola, família e comunidade para o sucesso da iniciativa, que desde 2018 incentiva a produção agroecológica em espaços ociosos. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/horta-urbana-projeto-fortalece-parcerias-e-expande-atividades-em-escolas-de-formiga/

Visitas aproximam empresários
Em parceria com o Sebrae Minas e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, o Sindimiva promoveu aos seus associados nos dias 12 e 13/02, visitas técnicas às empresas Cerâmica Brasileira, a mais tecnológica fábrica de telhas do país, situada em Caetanópolis e Agropéu, moderna fábrica de açúcar e álcool em Pompéu, ambas em Minas Gerais. “Essas visitas proporcionaram às entidades e empresários o fomento de negócios, além do conhecimento dos processos produtivos de empresas modernas, networking e futuras parcerias”, detalhou Renato Gomes, Vice-presidente do Sindimiva. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/visitas-tecnicas-aproximam-empresarios-do-vale-do-aco-aos-setores-sucroenergetico-e-de-fabricacao-de-telhas/

Leia Também:  Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade

Poços cria política de turismo
O prefeito Paulo Ney autorizou a lei que cria a Política Municipal de Turismo em Poços de Caldas. Isso vai permitir a definição de normas e atribuições do governo municipal no planejamento, desenvolvimento e criação de estímulos para o setor turístico local. A Política Municipal de Turismo deve gerar movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas, constituindo-se, ainda, um instrumento de desenvolvimento econômico e social, promoção da diversidade cultural e preservação da biodiversidade existente na região. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/02/19/prefeito-paulo-ney-institui-politica-municipal-de-turismo/

Prefeita negocia com Hospital
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu a diretoria do Hospital da Criança a fim de ampliar o diálogo para que sejam promovidas ações em conjunto em prol da comunidade. A atual gestão apresentou o cronograma de trabalho e o relatório com o balanço das ações implementadas no hospital até o momento. “Recebi, com muita alegria, a diretoria do Hospital da Criança. Desde o ano passado nós estamos em tratativas sobre um novo momento do hospital, no qual eles estão cumprindo todas as necessidades impostas pelo Ministério Público e dentro daquele documento apresentado pelo município em parceria com a Sociedade Educacional Uberabense”, explicou Elisa. (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/101345/prefeita-abre-dialogo-com-diretoria-do-hospital-da-crianca

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA