Coluna Minas Gerais

13ª edição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal valoriza projetos implementados por prefeituras

Publicados

em

Foto: AMM | Divulgação

Gestores municipais de todo o Estado têm até o dia 21 de fevereiro para inscrever projetos inovadores no 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, com objetivo de valorizar projetos implementados pelas prefeituras de Minas Gerais e inspirar outros gestores a melhorar cada vez mais processos e programas. Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a premiação destaca projetos inovadores das prefeituras mineiras em quatro eixos da administração pública: Desenvolvimento Econômico, Educação, Meio Ambiente e Turismo.

“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
A premiação incentiva a inovação na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribuem para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Para participar, os projetos devem ter sido implementados até dezembro de 2024 e apresentar resultados comprovados. As inscrições devem ser feitas no site https://premio.amm-mg.org.br/.
Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia especial no 40º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte. Além de receber o reconhecimento, as prefeituras finalistas terão a oportunidade de compartilhar experiências e inspirar outras gestões municipais em um estande exclusivo montado no evento.
Cronograma
 Inscrição e candidatura: 06/01/2025 a 21/02/2025

Leia Também:  Estacionar custa caro em Juiz de Fora

Avaliação dos Projetos: 24/02/2025 a 14/03/2025

Visitas às prefeituras selecionadas: 17/03/2025 a 19/03/2025

Visitas técnicas in loco: 20/03/2025 a 15/04/2025

Cerimônia e premiação: Durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios

Conheça os Eixos do Prêmio

Desenvolvimento Econômico: Reconhece projetos que impulsionam o empreendedorismo local, focando na criação de novos negócios, desburocratização, redução de custos administrativos e fomento a micro e pequenas empresas.

Educação: Premia práticas que melhoram a qualidade da Educação Básica, diminuem a evasão escolar, valorizam os profissionais da educação e promovem a participação da comunidade escolar.

Meio Ambiente: Destina-se a premiar iniciativas que promovem a sustentabilidade, com foco na gestão ambiental, controle de resíduos sólidos, qualidade do ar, descarbonização e uso racional dos recursos naturais.

Turismo: Reconhece ações que estimulam o desenvolvimento do setor, valorizando os serviços prestados aos turistas, envolvendo a cadeia produtiva local e promovendo a inclusão social.

Avaliação dos projetos

A avaliação dos projetos será feita por uma Comissão Avaliativa composta por representantes da AMM, órgãos do Governo Estadual e instituições acadêmicas ou parceiras. O processo de análise será minucioso, garantindo que os projetos sejam avaliados de forma imparcial e com base nos requisitos essenciais da gestão pública municipal.

Leia Também:  Primeiro dia da InfraBusiness Expo confirma protagonismo de Minas na infraestrutura nacional

“Os avaliadores têm um papel de grande responsabilidade, garantindo que cada prática de gestão seja analisada de forma crítica e profunda, sempre respeitando os princípios da transparência e integridade”, afirma Guilherme Levy, coordenador das áreas técnicas da AMM.

Sobre o Prêmio AMM

Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal tem como objetivo promover a inovação e a eficiência na administração pública municipal. Ao longo dos anos, a premiação tem incentivado prefeituras de Minas Gerais a adotar soluções criativas que geram impactos positivos na vida dos cidadãos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Acordo viabiliza minas de Araxá

Publicados

em

Foto: Divulgação CBMM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Acordo viabiliza minas de Araxá

Minas Gerais garantiu, na quinta-feira, 30, uma fonte estável de receita para as próximas décadas. O Grupo Codemge formalizou um novo acordo entre a Codemig e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para as minas de Araxá. Pelo contrato, a estatal assegura 25% do lucro líquido com o nióbio por 30 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 15 anos, o que pode levar a vigência até 2070. O novo instrumento substitui o que terminaria em 2032, reforça as regras de fiscalização e amplia a participação da Codemig no lucro da comercialização de outros materiais pela CBMM, incluindo terras raras, sem exigir novos investimentos da estatal. (Clarin.net)

https://clarim.net.br/codemig-e-cbmm-celebram-novo-acordo-para-exploracao-do-niobio/

Caratinga a caminho da COP 30

O Santuário de Caratinga será palco, no sábado, 1º de novembro, a partir das 9h, do Mutirão Democratizando Saberes, um grande encontro voltado à valorização de iniciativas sociais, ambientais e educativas desenvolvidas no município. O evento aberto ao público é idealizado e coordenado por Andréia Patrício, que explica que o mutirão nasceu com um propósito: colocar Caratinga na COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas promovida pela ONU. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-no-caminho-da-cop30/

JF incentiva artes marciais

A 3ª Semana de Incentivo às Artes Marciais 2025 está movimentando o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora, com uma programação diversificada e a participação de 2.360 atletas. O evento, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), reúne seis modalidades: jiu-jitsu (800 participantes), capoeira (550), judô (450), karatê (400), kickboxing (100) e boxe (60). A iniciativa tem como objetivo valorizar as artes marciais, incentivar a prática esportiva e revelar novos talentos locais e prossegue até domingo. (RCWTV – Juiz de Fora)

Leia Também:  Escola da rede estadual de ensino é finalista em Prêmio Nacional de Educação Empreendedora 

https://www.rcwtv.com.br/noticia/semana-de-incentivo-as-artes-marciais-reune-mais-de-2-mil-atletas-em-juiz-de-fora

Mariana suspendeu ONG ambiental

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Mariana, no último dia 21 de outubro, determinou pela suspensão, de forma preventiva, da ONG Zeladoria do Planeta, citada na Operação Rejeito, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e que investiga um esquema de mineração ilegal em Minas Gerais. Em razão dos desdobramentos da operação policial, que se tornaram de conhecimento público, e de modo a assegurar a integridade, a transparência e a imparcialidade nas resoluções do conselho, a medida cautelar será mantida até que a organização preste esclarecimentos sobre os fatos narrados e a apuração seja efetivada. (O Liberal – Ouro Preto)

https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/operacao-rejeito-codema-de-mariana-suspende-preventivamente-ong-citada-na-investigacao-da-pf/

UPA ganha colchões pneumáticos

A Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis – UPA Padre Roberto Cordeiro Martins deu mais um passo importante na melhoria nos atendimentos. Com a aquisição de 25 colchões pneumáticos, tornou-se a primeira UPA da região a contar com esse tipo de equipamento. O investimento representa um diferencial importante na prevenção, tratamento de lesões por pressão (LPP) e conforto aos pacientes que permanecem acamados. (Portal G37 – Divinópolis)

Leia Também:  Diretor de escola estadual mineira ganha prêmio nacional Educador Nota 10

https://g37.com.br/divinopolis/upa-divinopolis-e-a-primeira-da-regiao-a-usar-colchoes-pneumaticos-para-prevencao-e-tratamento-de-lesoes-por-pressao/

Médico de Passos ganha o Jabuti

A 67ª edição do Prêmio Jabuti, realizada na noite de 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, consagrou o escritor passense Marcelo Henrique Silva como vencedor na categoria Escritor Estreante – Romance com sua obra Sangue Neon (Editora Faria e Silva). O evento, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), celebrou a literatura brasileira em 23 categorias, com destaque para a conquista do autor de Passos, que levou para casa R$ 5 mil e a icônica estatueta do Jabuti. (Obervo – Passos)

https://www.observo.com.br/marcelo-henrique-silva-de-passos-conquista-o-premio-jabuti-2025-com-sangue-neon

Santos Dumont terá feira afro-brasileira

A Câmara de Santos Dumont aprovou Projeto de Lei que institui a Corrida Zumbi dos Palmares e a Feira Cultural Afro-Brasileira na programação oficial do Dia Municipal da Consciência Negra em Santos Dumont.  A proposta institui a Corrida de Rua “Zumbi dos Palmares” com caráter esportivo, histórico e cultural, aberta à participação de atletas profissionais, amadores e da comunidade em geral em diversas categorias. A premiação simbólica poderá ser por meio de medalhas, troféus ou certificados de participação. (Portal 14B – Santos Dumont)

https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=626709

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA