Coluna Minas Gerais

Saúde no campo: parceria entre Faemg Senar e Hospital do Amor leva 12.600 exames preventivos a produtores rurais

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Após seis meses de um trabalho conjunto de sucesso, o Sistema Faemg Senar e o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico, renovaram a parceria para levar exames preventivos a quem vive no campo. Para 2025, a quantidade prevista triplicou. Por meio do Programa Saúde Itinerante, serão realizados 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata.

A carreta da saúde vai percorrer 30 municípios mineiros, em todas as regiões do estado, uma extensão maior do que a percorrida em 2024, quando foi realizado o projeto-piloto. No ano passado, foram mais de 4.500 atendimentos em 217 comunidades de 14 municípios.

“Importante destacar a participação dos Sindicatos dos Produtores Rurais, que nos ajudam nesse processo de mobilização nos municípios. É um trabalho de cooperação: todos juntos para atender o homem e a mulher do campo. É uma iniciativa pioneira com o Hospital de Amor, e esse nome fala por si só: amor. É isso que estamos levando ao homem e à mulher do campo”, completou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

Para a enfermeira do Hospital de Amor responsável pelos eventos, Iracelia Francelino Lima, a parceria fortalece a ampliação do acesso à saúde da população de Minas Gerais. Ela ainda reforçou que o Hospital está à disposição para os pacientes que necessitarem de continuidade para a elucidação diagnóstica.

Leia Também:  Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

Segundo ela, dos exames realizados em 2024, até o momento, foram detectadas alterações em 320 casos, sendo 67 mamografias. Os pacientes serão encaminhados à unidade fixa do Hospital do Amor mais próxima da sua região. Em Minas Gerais, há unidades em Patrocínio e Unaí.

Cronograma

Os atendimentos na carreta da saúde, equipadas para a realização dos exames, começam em 13 de março em Tapira. Estão previstos 6.000 exames de pele, 3.000 mamografias, 1.800 exames de PSA e 1.800 de papanicolau.

Os interessados nos atendimentos devem fazer contato com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Veja por onde a carreta da saúde vai passar até novembro:

13 e 14/3 – Tapira

17 e 18/3 – Santa Juliana

20 e 21/3 – Pratinha

5 e 6/5 – Botelhos

8 e 9/5 – Campestre

12 e 13/5 – Pains

15 e 16/5 – Bom Despacho

19 e 20/5 – Martinho Campos

22 e 23/5 – Pitangui

9 e 10/6 – Dom Silvério

Leia Também:  Vídeo: Lula diz acreditar no hexa do Brasil e deseja saúde para Pelé

12 e 13/6 – Manhuaçu / Reduto

16 e 17/6 – Miradouro / Fervedouro

7 e 8/7 – Carmo da Cachoeira

10 e 11/7 – Campo belo

14 e 15/7 – Cláudio

17 e 18/7 – São Tiago

21 e 22/7 – Barroso

24 e 25/7 – Santa Bárbara do Tugúrio

14 e 15/ 8 – Urucuia

18 e 19/8 – Chapada Gaúcha

21 e 22/8 – Arinos

25 e 26/8 – Espinosa

28 e 29/8 – Porteirinha

1º e 2/9 – Janaúba

20 e 21/10 – Pedra Azul

23 e 24/10 – Salinas

27 e 28/10 – Taiobeiras

30 e 31/10 – Machacalis

3 e 4/11 – Ladainha

6 e 7/11 – Nova Módica

Hospital de Amor

A missão do hospital é oferecer tratamento humanizado e de excelência para pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde, atuando na prevenção e tratamento de câncer. É a maior rede de atendimento oncológico da América Latina, acolhendo pacientes de 2.596 municípios de todo o país, gratuitamente. A instituição conta com 27 unidades de prevenção, 52 unidades móveis e oito unidades de tratamento. Só em 2023, foram mais de 1,7 milhão de atendimentos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

A 4ª edição do Corra e Movimente-se, projeto idealizado pela CAAMG e conduzido desde sua criação pelo diretor Primeiro Secretário da entidade, Giuliano Almada, chegou ao fim nesta quinta-feira (15), com a grande final presencial realizada na Academia +Fit CAAMG, em Belo Horizonte.

Até o momento, esta é a única competição 100% indoor (em esteiras) voltada exclusivamente à advocacia no Brasil. Se a tradicional Corrida de São Silvestre movimenta as ruas de São Paulo no fim do ano, o Corra e Movimente-se é o evento que acelera os batimentos da advocacia mineira no primeiro semestre, com foco em saúde e bem-estar.

A competição contou com 1.850 participantes — entre advogados, advogadas, estagiários e estagiárias — de 219 cidades de Minas Gerais. As duas primeiras etapas foram realizadas de forma remota, com os atletas correndo em esteiras, conectados via Zoom e sob a supervisão da equipe do setor de Projetos da CAAMG. Um modelo logístico inovador, que permite a participação simultânea da advocacia em diferentes regiões do estado, e que vem se destacando por democratizar o acesso à prática esportiva organizada.

Leia Também:  Caratinga alerta sobre armas de gel

Corridas 100% indoor, ou seja, realizadas exclusivamente em esteiras, são raras no Brasil, geralmente promovidas por academias, clubes ou marcas esportivas em ações promocionais, desafios corporativos ou eventos beneficentes. O Corra e Movimente-se é, até o momento, a única competição do gênero voltada exclusivamente à advocacia no país.

Grande Final

Na final presencial, realizada na unidade da Academia +Fit CAAMG, no bairro Barro Preto, em BH, os 30 finalistas — classificados após duas etapas eliminatórias — disputaram a última corrida em busca dos melhores tempos.

Os vencedores subiram ao pódio e foram reconhecidos nas categorias de 5 km e 10 km, com premiação dividida por faixa etária: 20 a 40 anos, 41 a 50 anos e 51+, tanto no feminino quanto no masculino.


 O 1º lugar de cada categoria recebeu um voucher de R$ 1.000,00 em produtos da Nike, como símbolo de esforço e superação.

 Os 2º e 3º colocados ganharam brindes oferecidos pela CAAMG.

“Nosso propósito é ver a advocacia mineira se cuidando. Queremos incentivar quem já corre a continuar se superando, e estimular aqueles que ainda não praticam atividades físicas a darem o primeiro passo — ou melhor, a primeira corrida”, destacou Giuliano Almada. “A CAAMG quer estar ao lado da advocacia também nesse cuidado com o corpo e a mente.”

Leia Também:  Parceria Estelar: Celebridades Paulistanas Unem Forças para Novos Projetos na TV e Alçam Voos Internacionais

Além dos premiados da grande final, todos os participantes que concluíram a primeira etapa receberam um kit exclusivo, com camiseta regata, medalha e suplemento alimentar — um incentivo concreto à continuidade da prática esportiva.

Muito mais que uma corrida

O Corra e Movimente-se é mais do que uma competição. É um convite à autoconsciência, à disciplina e ao cuidado integral. Ao transformar a esteira em ponto de encontro da advocacia mineira, o projeto reafirma o compromisso da CAAMG com uma advocacia ativa, saudável e cada vez mais conectada com o presente — e com o corpo e a mente. 

Clique aqui para conferir as fotos da final

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA