Coluna Minas Gerais
Cachaça mineira ganha destaque no Carnaval
FAEMG SENAR | Divulgação
Patrimônio cultural de Minas Gerais, a cachaça ganha cada vez mais destaque no Carnaval mineiro, impulsionando um setor que cresce em produção, exportação e reconhecimento. Maior produtor da bebida no Brasil, Minas Gerais conta com 504 cachaçarias registradas, representando 41,4% do total nacional. O setor segue em expansão: de acordo com o Anuário da Cachaça 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil registrou um crescimento de 7,8% no número de cachaçarias em 2023, com Minas Gerais liderando esse movimento com 2.144 produtos registrados, o que corresponde a 35,7% das cachaças do país.
Além do crescimento interno, a cachaça mineira tem alcançado reconhecimento internacional. Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões da bebida, consolidando-se como um dos principais produtores mundiais. Destinos como Paraguai, Alemanha e Estados Unidos destacam-se entre os principais mercados consumidores, onde a qualidade da produção artesanal mineira é amplamente reconhecida.
Cachaça: patrimônio e identidade cultural
A importância da cachaça para Minas Gerais vai além da economia. Produzida artesanalmente em alambiques, a bebida reflete a tradição e a riqueza cultural do estado, sendo uma herança preservada por produtores que inovam para atender a um mercado cada vez mais exigente.
Segundo o produtor rural e presidente da Comissão Técnica da Cachaça de Alambique da Faemg, Roger Sejas, o Carnaval representa um momento estratégico para os produtores de cachaça, com a expectativa de aumento nas vendas e a oportunidade de ampliar o consumo de produtos de qualidade.
“A cachaça tem se consolidado não apenas como uma bebida tradicional, mas como base para coquetéis sofisticados, desenvolvidos por bartenders experientes. Os drinks prontos, ou RTDs (Ready to Drink), vêm ganhando espaço, especialmente entre o público jovem, por sua praticidade e variedade de sabores. Que este Carnaval seja uma oportunidade de valorização da cachaça artesanal, do consumo consciente e da diversidade de produtos”, destacou Sejas.
Novos sabores conquistam os foliões
A tradicional caipirinha segue como um dos drinks favoritos do Carnaval, mas novas combinações prometem ganhar espaço entre os foliões. A instrutora do Senar Minas Lívia Maia acredita que o aumento do consumo das bebidas prontas reflete uma tendência cultural importante, especialmente no Brasil, onde a cachaça é um produto tipicamente nacional.
“Durante o Carnaval, o consumo da cachaça ganha destaque, sobretudo em sua versão branca, amplamente utilizada em coquetéis. Essa categoria da bebida serve como porta de entrada para que consumidores conheçam a diversidade e a complexidade das cachaças armazenadas e envelhecidas em madeiras como carvalho, amburana e jequitibá, que conferem perfis sensoriais únicos”, explica Lívia.
Segundo a instrutora, a cachaça branca é uma excelente base para drinks refrescantes, ideais para o período festivo. Um exemplo é o coquetel que combina a bebida com xarope simples, hortelã e limão, resultando em uma opção equilibrada entre dulçor, acidez e frescor. A adição de água com gás ou tônica proporciona ainda mais leveza, tornando-o adequado para o calor do verão e as celebrações ao ar livre.
“É essencial que o consumidor perceba o valor da cachaça dentro da coquetelaria e de nossa cultura gastronômica. Assim como o gin, que ganhou popularidade recentemente, a cachaça também pode oferecer experiências sensoriais ricas e versáteis, destacando-se como uma alternativa autêntica e representativa da tradição brasileira”, conclui.
Coluna Minas Gerais
Comércio em Minas avança 1,3%
Foto: Jefferson Ruby / Agência Senado
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Comércio em Minas avança 1,3%
Com forte impacto da Black Friday e de indicadores socioeconômicos, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,3% em novembro frente a outubro em Minas Gerais. O resultado é o melhor para o mês em cinco anos, além de ser o terceiro positivo consecutivo, indicando a manutenção do fôlego do consumo no fim do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira, (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador também se posicionou como o melhor resultado do ano e acima da média registrada no País (1,0%). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/comercio-varejista-minas-gerais-crescimento-novembro/
Metalúrgicos fazem acordo em Timóteo
Os trabalhadores metalúrgicos da Aperam South America, em Timóteo, aprovaram a proposta de acordo apresentada pela empresa na Campanha Salarial da categoria. A decisão foi tomada durante assembleia promovida em quatro sessões. De acordo com a diretoria do Metasita, 52,85% dos metalúrgicos participantes votaram favoravelmente à contraproposta da empresa. O acordo prevê reajuste salarial de 4,49%, referente à reposição do Índice de preços ao consumidor (INPC), retroativo a 1º de novembro, data-base da categoria, para os empregados com salários de até R$ 9 mil mensais. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0130686-metalurgicos-da-aperam-aprovam-acordo-salarial-em-timoteo
Sindicomércio de Patrocíno no EUA
Olhar atento para o futuro do varejo é o que aconteceu em Nova York nos dias 07 a 14 de Janeiro no NRF (Retall Big Show). Reunindo mais de 40 mil pessoas, sendo representantes das principais redes de varejo do mundo e empresas que auxiliam na fomentação e sustentação desse ecossistema tão importante. Com o objetivo de debater novas estratégias, desafios e oportunidades que já fazem parte do dia a dia do setor. O Presidente do Sindcomércio Patrocínio, Carlos Apolinário marcou presença juntamente com os representantes da Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais de Minas Gerais. A programação repleta de conhecimentos, trará ideias, inovação e transformação nas tendências em orientações práticas para o fortalecimento do comércio local. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/sindcomercio-patrocinio-participa-do-maior-evento-mundial-em-nova-york
Picadas de escorpiões lideram atendimento
Os acidentes provocados por escorpiões lideraram, com ampla margem, os atendimentos relacionados a animais peçonhentos realizados pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) ao longo de 2025. Dados consolidados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar revelam que, das 3.377 notificações registradas no período envolvendo animais peçonhentos, 2.711 foram decorrentes de picadas de escorpião, o que representa mais de 80% de todos os atendimentos realizados pelo hospital nessa área. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/hospital-da-unimontes-atende-mais-de-27-mil-casos-de-picadas-de-escorpiao-em-2025/
Muriaé aprova o ‘Fique em Dia’
Foi aprovado pela Câmara Municipal o projeto que prorroga para o dia 30 de janeiro o prazo para adesão ao Programa de Regularização Extraordinária Fiscal, denominado “Fique em Dia”. São objeto do Programa todos créditos tributários ou não tributários inscritos em Dívida Ativa até a data de publicação desta Lei devidos à Fazenda Pública do Município de Muriaé, ao Demsur ou à Fundarte, ajuizados ou a ajuizar, protestados ou não, com exigibilidade suspensa ou não, ainda que estejam sendo discutidos administrativa ou judicialmente, bem como eventuais saldos de parcelamentos da Dívida Ativa em andamento. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16196/camara-aprova-prorrogacao-do-fique-em-dia
Mutirão da fiação sem efeito
Mutirão de retirada de cabos inutilizados não tem surtido o efeito esperado em Uberaba. Moradores de diferentes vias da cidade relatam transtornos decorrentes da fiação caída, que expõe pedestres ao risco. Um dos locais citados foi a rua Doutor Vasco de Andrade, no bairro Boa Vista. Questionada pela reportagem, a Cemig informou que já notificou as empresas de telecomunicações responsáveis para realizarem a manutenção e a retirada dos cabos no local informado. Segundo os relatos, os fios estariam em baixa altura e, em alguns pontos, próximos ao chão, dificultando a passagem de pedestres e oferecendo riscos à segurança. “Fiação caindo na rua, sem contar que a iluminação é precária também”, afirmou um morador. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/mutir-o-de-retirada-de-cabos-completa-um-ano-mas-fiac-o-caida-ainda-preocupa-em-uberaba-1.583596
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásConsórcio amplia bases do Samu
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásParque recebe 50 mil visitantes
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSancionada doação de hospital de Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCâmara compra prédio dos Correios
-
Coluna Minas Gerais19 horas atrásEstrada Real reúne história, natureza e experiências para viver momentos incríveis
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásJustiça suspende aumento do IPTU
-
Coluna Minas Gerais43 minutos atrásComércio em Minas avança 1,3%



