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Balança de Minas tem superávit

Foto: Divulgação FMC
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Balança de Minas tem superávit
A balança comercial de Minas Gerais alcançou um superávit de US$ 1,5 bilhão em fevereiro de 2025. Nos dois primeiros meses do ano as exportações mineiras totalizaram US$ 6 bilhões e as importações foram da ordem de US$ 2,9 bilhões, resultando em um superávit de US$ 3,1 bilhões.Varginha, Conceição do Mato Dentro, Paracatu, Nova Lima, Araxá e Guaxupé lideraram o comércio internacional do Estado responsáveis, em conjunto, por quase US$ 1 bilhão das vendas para outros países. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/Mdic) e foram disponibilizados pela Fundação João Pinheiro (FJP). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://www.diariodocomercio.com.br/economia/balanca-comercial-minas-fecha-fevereiro-superavit/
Araxá investe em projetos para idosos
A Prefeitura Municipal de Araxá fez o repasse de R$2.831.012,46 para 13 entidades que executarão projetos sociais voltados para a terceira idade. A iniciativa foi viabilizada por meio do Fundo Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso, com o apoio da CBMM, via incentivo fiscal. As iniciativas contempladas abrangem diversas áreas, incluindo saúde, lazer, cultura, assistência social e bem-estar, garantindo mais qualidade de vida e inclusão para a população idosa. De acordo com o prefeito Robson Magela, esse investimento reforça o compromisso do município com o bem-estar da terceira idade. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/prefeitura-de-araxa-realiza-repasse-de-r-28-milhoes-para-projetos-voltados-aos-idosos/
Cemig entre empresas mais limpas
A Cemig foi classificada como uma das 40 empresas mais limpas do mundo no ranking Carbon Clean 200, divulgado pelas organizações “As You Sow” e “Corporate Knights”, destacando-se como a empresa brasileira mais bem posicionada no setor elétrico, ocupando o 40º lugar. O reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a transição energética, sendo um modelo em gestão ambiental. Além da Cemig, outras sete empresas brasileiras também foram incluídas na lista, como Neoenergia, CPFL Energia e Banco do Brasil, enquanto a Apple lidera o ranking geral. (Jornal da Região – Guaxupé)
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cemig-e-classificada-como-uma-das-40-empresas-mais-limpas-do-mundo
Pavimentação lidera gastos em JF
Em 2024, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) investiu mais de R$ 157 milhões em infraestrutura urbana, destacando-se a pavimentação de vias, com R$ 47 milhões destinados a asfaltamento de ruas importantes como as do Cascatinha e Centro. Outros projetos significativos incluíram a remodelação da rede de drenagem, a construção de viadutos e reformas de espaços públicos. Durante a audiência pública de prestação de contas, a PJF apresentou os dados fiscais, destacando que cumpriu as metas de arrecadação, com receitas correntes superando as expectativas. A saúde financeira do município foi considerada boa, apesar de repasses menores do Governo de Minas, afetando áreas como educação. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/07-03-2025/com-r-47-milhoes-pavimentacao-de-vias-lidera-gastos-em-obras-publicas.html
Concessionárias realizaram 294 atendimentos
Durante o feriado de Carnaval, as concessionárias EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café realizaram 294 atendimentos nas rodovias sob sua administração, sendo 244 para socorro mecânico. Houve uma redução de 50% no número de acidentes e 77% nas vítimas, em comparação com o Carnaval de 2024, resultado das ações preventivas, como aumento da frota operacional e campanhas educativas. A “Operação Folia Segura” destacou a importância da segurança viária, abordando temas como o uso do celular ao volante, bebida e direção, e a manutenção dos veículos. As concessionárias também reforçaram o monitoramento 24h e ofereceram apoio aos motoristas com viaturas, guinchos, ambulâncias e pontos de apoio nas rodovias. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/epr-sul-de-minas-e-epr-visa-do-caf%C3%
Câmara vai homenagear Selton
A conquista do primeiro filme brasileiro na 97ª Edição do Oscar 2025, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) na categoria de melhor filme estrangeiro, e a participação do ator passense Selton Mello como integrante do elenco de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, teve repercussão na sessão ordinária de quinta-feira da Câmara Municipal de Passos. O presidente da Casa, Plinio Andrade, falou sobre a conquista e anunciou que, de comum acordo com os integrantes da Casa, “de forma singela”, vai propor que o Legislativo passense outorgue a medalha do Mérito Legislativo ao ator. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/camara-de-passos-vai-homenagear-selton-mello-pela-conquista-do-oscar


Coluna Minas Gerais
40º CMM: 2º Fórum Mineiro de Comunicação destaca a importância de ações estruturadas para o reconhecimento da gestão

AMM | Divulgação
Uma comunicação estratégica é essencial para fortalecer a imagem institucional e gerar reconhecimento positivo da gestão pública. Durante o 2º Fórum Mineiro de Comunicação, realizado no primeiro dia do 40º Congresso Mineiro de Municípios (6/5), o professor e consultor de Marketing Político Marcelo Vitorino apresentou a palestra “Como vencer o desafio de comunicar bem com o cidadão e ter a gestão reconhecida”. A proposta foi discutir a comunicação como uma ferramenta estratégica para aproximar as administrações municipais da população.
Segundo Vitorino, ações bem planejadas contribuem diretamente para o fortalecimento da confiança entre a comunidade e o poder público. “A comunicação da gestão tem que ser sólida o suficiente para que, quando chegue uma informação inverídica ao cidadão, ele consiga filtrar e dizer: ‘não, isso aqui não está acontecendo’”, afirmou.
Com a sala cheia, o palestrante trouxe exemplos práticos, destacou a importância de se contar com profissionais capacitados e reforçou que a comunicação de gestão deve tanto informar sobre os serviços públicos quanto proteger a administração de ataques indevidos. “É muito difícil alguém numa cidade usufruir 100% dos serviços que a prefeitura oferece. Por isso, comunicar é essencial”, explicou.
Vitorino também deixou um recado aos participantes: “Uma comunicação não salva uma gestão ruim, mas ajuda muito uma gestão que de fato está trabalhando”.
É preciso se comunicar
Em um cenário de crescente exigência por transparência e proximidade, a comunicação institucional ganha ainda mais protagonismo. No painel “Narrativa de Poder – Comunicação Pública em 360 graus”, com a participação de prefeitos e jornalistas, a necessidade de comunicar com clareza e estratégia foi unanimidade.
“Temos como obrigação entregar uma cidade melhor, mas também de comunicar o que é feito”, destacou o prefeito de Barbacena, Carlos Du.
O jornalista e diretor-executivo do O Fator, Lucas Ragazzi, reforçou o papel da imprensa como parceira estratégica: “Uma equipe de comunicação eficiente e proativa consegue estabelecer uma relação de confiança com a imprensa — e isso é crucial em momentos de crise”.
Já o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, compartilhou um case de sucesso: “Ipanema é uma cidade com poucos recursos e precisávamos de uma marca. Criamos a Festa do Queijo e ficamos conhecidos em todo o País, com mídia gratuita. Comunicação é aproximação”.
Para o sócio-executivo da Deja Estratégia, Rodrigo Bueno, a comunicação está no centro da excelência administrativa. “Um mandato de excelência é baseado em três pilares: política, gestão e comunicação”.
O painel foi mediado pela jornalista e diretora de Comunicação da AMM, Tatiana Moraes.
Inteligência Artificial a favor da comunicação pública
Outro tema que chamou atenção no fórum foi a palestra “Comunicação Política em Mandato com Inteligência Artificial”, apresentada pelo escritor e mestre em Ciência Política Gilberto Musto.
Segundo Musto, a efetividade na comunicação institucional depende de uma estrutura narrativa clara. “Para comunicar com precisão, é preciso seguir três passos: primeiro falar da dor, depois mostrar o problema e, por fim, apresentar a solução. A maioria das instituições inverte essa lógica”, alertou.
Durante a palestra, o especialista também compartilhou prompts de comando que auxiliam na criação de conteúdo, gestão de crise e outras atividades de comunicação. “O uso da Inteligência Artificial tem custo zero. O que vocês precisam é criatividade e conhecimento. Com isso, já têm em mãos uma poderosa ferramenta de trabalho”, concluiu.
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