Coluna Minas Gerais
Pesquisa do Sistema Faemg Senar aponta impactos climáticos na cafeicultura mineira

FAEMG SENAR | Divulgação
Uma pesquisa do Sistema Faemg Senar revelou que quase 90% dos cafeicultores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Minas Gerais foram afetados por intempéries climáticas. O levantamento, realizado entre 16 de dezembro de 2024 e 20 de janeiro de 2025, contou com a participação de 2.298 produtores de diversas regiões do estado.
Da área total cultivada por eles, 71% foram afetadas. O Cerrado Mineiro foi a região com maior percentual – 89% das lavouras foram comprometidas, seguido pelo Sul de Minas (76%), Chapada de Minas (66%) e Montanhas de Minas (51%). Entre os principais fatores climáticos apontados pelos produtores estão as altas temperaturas médias e o déficit hídrico, que resultaram em elevada incidência de desfolha, aborto de folhas e comprometimento vegetativo para as safras de 2025 e 2026.
Para a analista de agronegócio do Sistema Faemg Senar Ana Carolina Gomes os dados reforçam a necessidade de ações para mitigar os impactos climáticos e garantir a segurança produtiva da cafeicultura. “Os resultados da pesquisa demonstram a importância do acompanhamento técnico, como o programa ATeG Café+Forte, que auxilia os produtores a enfrentarem os desafios climáticos e manterem a sustentabilidade do setor”, destacou.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, também ressaltou a relevância do estudo para o planejamento da próxima safra. “Os dados indicam desafios para a produção em 2024/2025. Nosso primeiro passo é informar corretamente os produtores e quantificar com precisão a possível queda na safra. Com essas informações, poderemos discutir soluções junto à Comissão Técnica de Cafeicultura e aos cafeicultores mineiros, garantindo o avanço e a sustentabilidade da atividade, que é um dos pilares do setor agrícola de Minas Gerais. A previsibilidade é fundamental para que o produtor possa se preparar da melhor forma”, afirmou.
Diante dos resultados, o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência de Agronegócio, inicia agora a segunda etapa da pesquisa, que terá foco na análise detalhada dos dados de produção.


Coluna Minas Gerais
Hospital oncológico é ampliado

Foto: Divulgação FVS
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Hospital oncológico é ampliado
Centenas de pessoas acompanharam no domingo, 29, a inauguração do 2º pavimento do Hospital Oncológico Samuel Libânio em Pouso Alegre. A inauguração do 2º pavimento do Oncológico ocorre após um ano da entrega do primeiro pavimento. Já o lançamento da pedra fundamental do Hospital Oncológico ocorreu em novembro de 2021. O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (mantenedora do hospital), Júlio César da Silva Tavares, explica que o 2º pavimento possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia. (Estrada Nacional – Pouso Alegre)
Brasil conquista Super Ouro na ExpoQueijo
O Brasil alcançou o cobiçado Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2025, a principal competição de queijos artesanais das Américas. O grande vencedor desta edição foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no Sul de Minas Gerais. O exemplar mineiro se destacou na categoria de queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, e maturação superior a 180 dias. Ele obteve a pontuação mais alta entre as mil amostras inscritas por 16 países, garantindo a vitória inédita para o país. (Clarin – Araxá)
https://clarim.net.br/brasil-conquista-super-ouro-inedito-na-expoqueijo-2025/
Abastecimento ampliado em Caratinga
A Copasa concluiu e colocou em operação a nova parte do sistema de abastecimento de água da empresa que foi construída no município de Caratinga. O importante empreendimento, que teve início em dezembro passado e já está beneficiando cerca de 12 mil clientes, reforçou o abastecimento dos bairros Dr. Eduardo, Dario Grossi e Tãozinho Vilela, ampliou a reservação de água para os bairros Floresta, Limoeiro, além de minimizar os efeitos de eventuais intermitências. Com investimentos de R$ 1,6 milhão, o sistema passou a contar com um reservatório metálico. (Diário de Caratinga)
Pirapora tem unidade oncológica
Moradores de Pirapora e municípios vizinhos agora contam com um importante reforço na luta contra o câncer. Desde a semana passada, a Unidade de Extensão Clínica em Oncologia do Hospital Dilson Godinho (HDG) passou a ofertar, o tratamento de quimioterapia venosa e oral, hormonioterapia e imunoterapia para pacientes atendidos pelo Sistema único de Saúde (SUS). O Hospital Dilson de Quadros Godinho já havia assumido em fevereiro de 2023, o serviço de Nefrologia no município de Pirapora, realizando diagnósticos e tratamentos dos usuários daquela microrregião do Médio São Francisco. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/descentralizacao-em-oncologia/
Uberaba vai revitalizar via
O primeiro passo para a revitalização da rua Artur Machado será dado na próxima quinta-feira, 3, com o início do escaneamento da via. A revitalização de uma das principais ruas comerciais da cidade integra o programa Desenvolve Uberaba da prefeitura. O escaneamento subterrâneo por georadar mapeará redes e estruturas enterradas no subsolo, sem a necessidade de escavação. Com o uso de ondas eletromagnéticas de alta frequência, o sistema produz imagens da subsuperfície e permite a identificação precisa de tubulações, cabos, dutos, tanques e demais elementos não visíveis. (Jornal de Uberaba)
UFV ganha prêmio internacional
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) conquistou mais um feito de reconhecimento internacional, dessa vez, na 34ª edição da International Association for Management of Technology Conference (Iamot). O doutorando Breno Valente Fontes Araújo e a professora da instituição, Ana Cláudia Azevedo, conquistaram o prêmio de melhor artigo no evento, que aconteceu entre os dias 14 e 19 de junho em Montreal, no Canadá. Intitulado “Strategic Orientations of Technology Transfer Offices in Emerging Economies: Implications for Early-Stage and Late-Stage Outcomes”, o artigo premiado investigou como diferentes estratégias adotadas pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) influenciam os resultados da transferência de tecnologia no Brasil. (Folha da Mata – Viçosa)
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
Polícia Civil de Minas Gerais Indicia Homem por Divulgação de Conteúdo Íntimo e Ameaças em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
OPERAÇÃO EIXO DUPLO É DEFLAGRADA EM PASSOS
-
Geral6 dias atrás
O socorro chegou: com apoio de Maurício do Vôlei, São Roque de Minas vai ter atendimento na saúde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB de Valadares perdeu com desastre
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Café da Serra da Canastra: o legado que atravessa gerações
-
GERAL3 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
15 bilhões em investimentos na 381
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Carne pesa na cesta de Uberlândia