Coluna Minas Gerais
A Presidente Ângela Botelho e as Diretoras Institucionais da CAAMG estreiam no podcast Conexão Caixa em celebração ao Mês da Mulher

CAAMG | Divulgação
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira (CAAMG) lança um episódio especial do Podcast Conexão Caixa, reunindo as quatro lideranças femininas da diretoria da CAAMG. Participam do bate-papo a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, e as Diretoras Institucionais Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari.
Mais do que advogadas experientes, elas são mulheres que equilibram suas trajetórias profissionais com os desafios da vida familiar, da maternidade e do trabalho voluntário de gestão institucional na Caixa de Assistência da Advocacia. O episódio aborda as conquistas e desafios da mulher na advocacia, o papel das gestoras da CAAMG na valorização da classe e a importância da gestão feminina no Sistema OAB-MG.
A força da mulher na gestão da advocacia mineira
Primeira mulher a presidir a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira, Ângela Botelho acumula 34 anos de experiência na advocacia e 24 anos de atuação dentro do Sistema OAB-MG. Ela reforça a importância da representatividade feminina e o compromisso da Caixa na valorização e fortalecimento da advocacia mineira. “Ser a primeira mulher a ocupar a presidência da CAAMG é uma grande responsabilidade e também um marco na minha história e também na advocacia mineira. Nossa caminhada será por 3 anos e estamos comprometidas com a advocacia, com a cidadania, com a sociedade. Somos o braço assistencial da OAB-MG e o momento é muito importante para acolher e fortalecer a classe, garantindo que a advocacia tenha condições de atuar com dignidade e respeito. ”
Ela também destaca o papel da família e trabalho voluntário na gestão institucional. “Antes de chegar na instituição nós somos família, temos escritórios, temos outros trabalhos e aqui, exercemos com muito compromisso e responsabilidade esse trabalho voluntário na gestão da Caixa de Assistência”.
Compromisso com o bem-estar da advocacia
Com quase 2 décadas de carreira na advocacia, Larissa Santiago foi presidente da Subseção de João Monlevade por três gestões e hoje integra a Diretoria Institucional da CAAMG. Ela reforça a importância do apoio da Caixa de Assistência para advogados e advogadas. “É uma alegria estar na diretoria da Caixa ao lado da Roberta, da Michelly e da Ângela. Todas nós temos histórias institucionais e de vida diferentes mas estamos unidas em um único propósito: promover a valorização da advocacia. Para estarmos nesse lugar nós abrimos mão ou nos reorganizamos de forma a equilibrar outras relações que nutrimos com família, filhos, escritórios. Todas nós temos escritórios, advogamos e acreditamos que a advocacia é aquilo que nos move. A advocacia exige muito de cada uma de nós, e a CAAMG tem a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Queremos que cada advogada e advogado se sinta acolhido e amparado.”
Defesa dos direitos e equidade de gênero
Com uma trajetória de 14 anos na advocacia, Michelly Siqueira também desempenha papel na política em seu 1º mandato como vereadora em Belo Horizonte. Para ela, a rede de apoio da família é essencial para dar conta da gestão institucional. “A gente dá conta por causa do apoio das nossas famílias. Também represento a advocacia como vereadora de BH. É desafiador, mas todas nós que acumulamos tantas funções damos conta de tudo. Nós damos conta de tudo que a gente se propõe a fazer. Estamos aqui para dar a advocacia o que ela precisa, e o que ela precisa de melhor é o nosso serviço voluntário de maneira eficiente, responsável e com dedicação.”
Ela também ressalta o seu compromisso na defesa dos direitos dos advogados com deficiência. “Na Câmara, tenho recebido muitos advogados para que a gente consiga fazer um trabalho alinhado para a defesa da advocacia mineira tanto como Diretora Institucional da CAAMG, quanto como vereadora, e é isso que a advocacia pode esperar de nós. Na Caixa temos benefícios especiais para a advocacia que tem um familiar com deficiência, e me orgulho de ter ajudado a conceber esse auxílio que apoia a família. Como vereadora tenho defendido os advogados com deficiência, são 14 anos de lutas e de defesa ininterrupta das pessoas com deficiência e seus familiares. Eu me orgulho muito dessa trajetória”.
O papel da gestão feminina na OAB-MG
Com 21 anos de experiência na advocacia, Roberta Pegorari é especialista em Direito do Trabalho e mantém um escritório em Uberaba com 5 sócias mulheres. Como Diretora Institucional da CAAMG acredita na competência da gestão feminina e também destaca a importância de formar mais gestores dentro do sistema OAB-MG. “Precisamos trazer a advocacia para dentro da OAB, formar mais gestores em Subseções, em diretorias de regionalização e dentro da Seccional. São várias atividades e demandamos muitas pessoas capacitadas para fortalecer nossa instituição. Hoje, quase 52% da advocacia é feminina, mas ainda temos um longo caminho para garantir uma representatividade proporcional na gestão.”
O episódio especial do Podcast Conexão Caixa já está disponível nas redes sociais da CAAMG. Não perca essa conversa inspiradora sobre liderança, desafios e conquistas femininas na advocacia mineira!
YouTube: https://www.youtube.com/c/CAAMGOAB
Acesse no Spotify da Rádio CAAMG


Coluna Minas Gerais
AMM recebe visita do Governador de Goiás

Foto: Divulgação AMM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
AMM recebe visita do Governador de Goiás
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, recebeu, nesta terça-feira (2), na sede da entidade, em Belo Horizonte, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a primeira-dama, Gracinha Caiado. Esta foi a primeira vez que um governador de outro estado visitou oficialmente a AMM em seus mais de 70 anos de história, fato que reforça a relevância da interlocução institucional construída nesta gestão. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/amm-recebe-visita-do-governador-de-goias
Arcos pode proibir músicas inadequadas
Está em tramitação no Legislativo Municipal de Arcos, o Projeto de Lei Ordinária nº 028/2025, que dispõe sobre a proibição da execução de músicas com alusão a drogas, violência, conteúdos sexuais e apologia ao crime nas instituições públicas de ensino municipais de Arcos. O objetivo é proibir a execução desse tipo de música nas escolas da rede municipal de ensino e em eventos educacionais promovidos pelo Município de Arcos. (Jornal do Centro Oeste – Arcos)
https://www.jornalcco.com.br/proibicao-de-musicas-inadequadas-nas-escolas-municipais-de-arcos
Poços terá R$ 400 mil para o esporte
A Prefeitura de Poços de Caldas publicou, nesta terça-feira (02), no Diário Oficial do Município, a formalização de parcerias para a realização de importantes melhorias em equipamentos esportivos da cidade. As ações serão executadas por meio do programa “Empresa Amiga do Esporte”, criado pela Lei Municipal que possibilita que empresas locais contribuam diretamente com a revitalização de espaços esportivos. Entre os locais contemplados estão: Estádio Municipal Benedito Bandola de Oliveira – Bandolão; Pista Municipal de Atletismo Edvaldo Costa; Estádio Municipal Rubens Brunelli – Marco Divisório e Quadra de Esportes do Bairro São José. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Bambuí terá o festival de MPB
É consenso em todos os grupos e redes socias de músicos, cantores e compositores de todo o país, que o mais competitivo e variado festival de MPB do ano acontecerá na cidade de Bambuí do dia 19 deste mês no Parque de Exposições. Intitulado 1a Grammbuhy, Primeira Grande Mostra de Música de Bambuí, o festival de MPB, a princípio, iria classificar 15 canções, mas devido à grande quantidade de inscrições, 131, e à qualidade dos trabalhos apresentados, a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Cultura, abriu mais três vagas e serão 18 as participantes. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/bambui-tera-o-festival-de-mpb-mais-competitivo-do-brasil-em-2025
Copasa faz melhorias em Montes Claros
A Copasa intensifica as ações voltadas para o controle de perdas de água nas redes de distribuição em Montes Claros. A iniciativa visa melhorar a qualidade do fornecimento de água tratada, garantindo a pressão adequada nas redes e evitando a ocorrência de intermitências, com o objetivo de assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população. Com recursos de R$ 700 mil, foram iniciadas neste mês as obras de substituição de 3.500metros de redes de distribuição, localizadas avenida Cula Mangabeira, uma das principais vias públicas da cidade. (Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/copasa-substitui-redes-para-combater-perdas-de-agua/
Região de Manhuaçu apresenta crescimento
A população dos municípios da região de Manhuaçu apresentou crescimento discreto em 2025, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento compara os dados de 2024 e 2025, mostrando pequenas variações em quase todas as cidades da região. O maior município, Manhuaçu, teve sua população estimada em 97.328 habitantes em 2025, contra 96.545 em 2024, registrando um aumento de 783 pessoas. Outros municípios também registraram crescimento, como Divino (21.428 em 2025, ante 21.329 em 2024), Ipanema (20.181 ante 20.095) e Martins Soares (8.797 ante 8.725) (Diário de Manhuaçu)
Caratinga faz ‘Dia de Cooperar’
O Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”, reuniu alunos de escolas públicas, professores, voluntários e colaboradores do Sicoob Credcooper em uma manhã especial no Ginásio do Centro de Convenções Funec. Com foco na educação financeira, o evento trouxe atividades lúdicas e educativas que uniram solidariedade, aprendizado e diversão. Criado em Minas Gerais, o “Dia C” se tornou um movimento nacional, levando ações voluntárias de saúde, cultura e educação para diferentes comunidades do país. Em Caratinga, a edição deste ano teve como tema a importância de ensinar sobre dinheiro de forma simples e acessível. (Diário de Caratinga)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Triângulo se destaca na produção de milho
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Amvale debate eventos climáticos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Mais de 6 mil litros de leite são doados pelo Sistema Faemg Senar
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas