Coluna Minas Gerais

Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

A segunda edição do Prêmio Brasil Artesanal Queijo está com inscrições abertas até 6 de maio. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o concurso tem o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor aos alimentos. Minas Gerais é referência na produção de queijos, e o Sistema Faemg Senar é um importante apoiador do setor, levando capacitação, inovação e suporte para fortalecer essa importante cadeia produtiva.

Hoje o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Sistema, atende 237 propriedades produtoras de queijos em 51 municípios, muitos com rica tradição queijeira. Desde 2019, foram 1.112 propriedades em 188 municípios. Na primeira edição do Prêmio Brasil Artesanal Queijo, 12 dos 15 finalistas eram de Minas Gerais, incluindo produtores assistidos pelo ATeG, o que mostra a importância do programa para o fortalecimento do setor.

Segundo a analista de ATeG Paula Lobato, o estado tem um número expressivo de agroindústrias de produção de alimentos tradicionais e com alto valor agregado. Entre outras ações, o Programa ATeG ajuda a solucionar entraves para a evolução do segmento. “O percentual de agroindústrias com habilitação sanitária ainda é pequeno. O ATeG apoia a produção e a regularização dessas agroindústrias, assessora na elaboração de projetos, nas melhorias dos processos produtivos, boas práticas de fabricação bem como no controle gerencial da propriedade, garantindo a produção de alimentos seguros e saborosos para toda a população”, destacou.

Leia Também:  Número de órfãos aumenta 70% em Uberlândia

Concurso

A CNA vai premiar os melhores queijos em três categorias: tradicional (de 30 a 180 dias de maturação); tratamento térmico; e com adições de aromatizantes e condimentos. O concurso é voltado para produtores rurais com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca e que atendam à legislação com registro no serviço oficial de inspeção municipal, estadual ou federal.

Ao se inscrever, o produtor deverá encaminhar a amostra até 20 de maio. Após o júri técnico, os queijos serão analisados por um júri popular, que fará a degustação sem a identificação dos inscritos. A última etapa será a avaliação da história dos produtos finalistas. A novidade desta edição do concurso é que os produtores de queijos que produzem até 51% do volume de leite utilizado na fabricação dos seus queijos receberão um bônus de 10% na pontuação final geral.

Além disso, não serão aceitas amostras provenientes de agroindústrias artesanais que terceirizem qualquer etapa produtiva de queijos, incluindo a embalagem. Os cinco finalistas das três categorias serão premiados com certificados e valores em dinheiro.

Leia Também:  Brasil deve liderar a corrida em biocombustíveis, destaca agência internacional

O edital com todas as informações está disponível no site da CNA: cnabrasil.org.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Vale da Eletrônica cresce 20%

Publicados

em

Foto: Divulgação/Sanzio Mello

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Vale da Eletrônica cresce 20% 

O Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, deve fechar 2025 com crescimento de 20% no faturamento. O Arranjo Produtivo Local (APL) não sofreu impactos significativos das instabilidades econômicas internacional e brasileira. O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a guerra comercial com a China interferiram de forma pontual nas empresas do polo, não impactando a região como um todo. As informações são do presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza Pinto. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/vale-eletronica-faturamento-maior/

260 milhões no Projeto Araxá

A St George Mining Limited anunciou a conclusão de uma captação de A$ 72,5 milhões (dólar australiano), equivalente a cerca de R$ 260 milhões, para financiar a nova etapa de desenvolvimento do Projeto Araxá, em Minas Gerais, operação voltada à produção de nióbio e terras raras. Desse total, A$ 22,5 milhões (dólar australiano) foram investidos pela Hancock Prospecting Pty Ltd, empresa australiana que é acionista das mineradoras Lynas e Arafura, importantes produtoras de terras raras fora da China. (Jornal Interação)

https://www.jornalinteracao.com.br/st-george-recebe-investimento-de-r-260-milhoes-para-o-desenvolvimento-do-projeto-araxa

Agronegócio em risco de ‘bolha logística’

Leia Também:  Varginha lidera exportações em Minas

O cenário de dificuldade de crédito no sistema financeiro, somado à lentidão na chegada dos recursos do Plano Safra ao campo, está forçando produtores rurais do Sul de Minas Gerais a adiar a compra de insumos essenciais. Uma, empresa especializada em armazenagem e comercialização de grãos, com sede em Bom Jesus da Penha/MG, alerta para o risco iminente de uma “bolha logística” que pode comprometer o calendário da próxima safra. A falta de acesso a crédito ou o alto custo do financiamento têm levado muitos agricultores a repensar a estratégia de plantio. (Observo – Passos)

https://www.observo.com.br/crise-de-credito-agricola-ameaca-plantio-em-minas

Ferrovia terá transporte noturno

A partir de 2026, a Vale iniciará as viagens noturnas na Estrada de Ferro Vitória-Minas, oferecendo uma nova opção de transporte entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES). O primeiro teste dessa modalidade ocorreu no dia 9 de outubro, quando o trem de passageiros P004 partiu da capital mineira às 19h30, com chegada no dia seguinte, às 08h45, em Cariacica (ES). A expectativa é que as viagens tragam mais comodidade e facilitem o deslocamento de passageiros entre os dois estados. A viagem, com duração aproximada de 13 horas, percorre 664 km, passando por 30 estações de embarque e desembarque. (Conex 10)

https://www.conex10.com.br/post/0005928/vale-inicia-testes-para-o-futuro-trem-noturno-de-passageiros

Caeté cadastra carroças

A Prefeitura publicou decreto que estabelece normas para a atividade dos carroceiros na cidade. O chamado Veículo de Tração Animal (VTA) terá que ser cadastrado e licenciado pelo poder público a cada 24 meses. A utilização de Veículo de Tração Animal em vias e logradouros públicos se sujeita ao prévio licenciamento, cadastramento e fiscalização pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Mobilidade Urbana deste município, que poderá estipular pontos de parada, bem como os locais e horários em que o trânsito será permitido, de acordo com as características individuais e destinação de cada veículo. (Jornal Opinião – Caeté)

Leia Também:  Covid-19: Brasil registra mais de 4 mil novos casos e 47 óbitos

https://www.opiniaocaete.com.br/carrocas-de-caete-terao-cadastro-obrigatorio-e-emplacamento/

Operação apreende notas falsas

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma operação que resultou na apreensão de cédulas falsas em uma residência localizada na Rua Pedro Montaldi, na cidade. A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Federal de Passos, após a denúncia dos Correios de São Sebastião do Paraíso, que identificaram a entrega de uma encomenda suspeita contendo notas de dinheiro falsificadas. Durante o cumprimento da ordem judicial, duas jovens se encontravam no imóvel, mas, conforme apurado pela reportagem, elas não têm qualquer envolvimento com o crime. O principal suspeito de adquirir as cédulas não estava na casa no momento da abordagem. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)

https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220103

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA