Coluna Minas Gerais
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF

Foto: Ian-Irsigler/Reprodução TM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Mineradoras disputam Serra do Pires
Um campo rupestre é definido por sua formação vegetal, que se desenvolve em áreas rochosas. Na Serra do Pires, em Juiz de Fora, é um dos últimos caracterizados por essa vegetação no município. O que poderia ser só mais um dos cenários montanhosos da Zona da Mata virou foco de interesses distintos: de um lado, mineradoras atraídas pela possibilidade de extração do quartzito, como acontece em muitas outras regiões de Minas Gerais; de outro, os ambientalistas que enxergaram no espaço um campo frutífero para pesquisa, com espécies novas e ameaçadas. Tamanha importância mobilizou os pesquisadores a investigarem a concessão de uma mineradora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/28-03-2025/serra-do-pires.html
Minas atinge meta de vacinação
Minas Gerais ultrapassou, em 2024, a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para vacinação contra a brucelose ao imunizar 80,3% das bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. O resultado coloca o estado em conformidade com a exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece o mínimo de 80% de cobertura vacinal para garantir o controle da doença. No ano anterior, o índice foi de 77,5% (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/minas-atinge-meta-nacional-e-vacina-80-das-bezerras-contra-brucelose-em-2024
Uberlândia tem 8 mortes por dengue
Mais uma morte por dengue foi confirmada em Uberlândia nesta quarta-feira (26), de acordo com o painel da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com isso, a cidade chega a oito óbitos registrados pela enfermidade em 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima era do sexo feminino, possuía 32 anos e um histórico de comorbidade. Além das oito mortes por dengue já confirmadas, as autoridades de saúde também investigam outros 11 óbitos que podem ter relação com a doença. Ainda de acordo com o Painel de Monitoramento, a cidade ultrapassou 6,5 mil casos positivos da doença neste ano. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37744/uberlandia-registra-oitava-morte
Unimontes inaugura Centro Sertão
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realizou na semana que passou a cerimônia de lançamento do Centro de Excelência do Semiárido – Sertão, no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros. Com um investimento de R$ 20 milhões da Fapemig ao longo de cinco anos, o centro tem como objetivo desenvolver soluções científicas e tecnológicas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, combater a desertificação e promover o desenvolvimento sustentável no Norte de Minas. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/unimontes-inaugura-centro-sertao-com-meta-de-se-tornar-referencia-internacional-em-pesquisas-sobre-o-semiarido/
Viçosa tem projeto ambiental
A Prefeitura de Viçosa lançou, na última sexta-feira (21), os programas “Fossa Zero” e “Lençóis Viçosenses”, que pretendem aplicar medidas de manutenção em áreas de conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do ribeirão São Bartolomeu, que abastece a ETA I (Estação de Tratamento de Água) do Alto Bela Vista (Pintinho). De acordo com a prefeitura, “Fossa Zero” consistirá na instalação de miniETES (Estação de Tratamento de Esgoto) em residências próximas às nascentes. A intenção da ação é contribuir significativamente para a melhoria da qualidade das águas e a preservação dos mananciais locais. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/vicosa-lanca-programas-para-conservacao-ambiental
Rota do Muriqui tem estratégias
Foi realizada no último final de semana a Assembleia Anual da Associação do Circuito Turístico Rota do Muriqui, em Caratinga. O evento, que reuniu representantes de diversos municípios, teve como objetivo discutir estratégias para o fortalecimento do turismo na região e promover o desenvolvimento local. O Circuito Turístico Rota do Muriqui é uma importante iniciativa que envolve oito municípios da região: Caratinga, Ipanema, Santa Rita de Minas, Córrego Novo, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, Vargem Alegre e Pingo D’Água. O projeto visa consolidar e promover a diversidade cultural, histórica e natural dessas cidades, criando um fluxo turístico sustentável. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/circuito-turistico-rota-do-muriqui-foco-no-desenvolvimento-regional/
Patos recebe projeto do MPMG
Dezenas de representantes de entidades e instituições do terceiro setor, conselhos ambientais e organizações não governamentais de municípios da região participaram do curso de capacitação ministrado por equipe técnica do Projeto Plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento aconteceu de forma presencial na tarde de 11 de março no Salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), sob a coordenação da promotora de Justiça Carolina Frare Lameirinha e apoio da equipe técnica e jurídica da Plataforma Semente. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/oficina-de-capacitacao-da-plataforma-semente-e-realizada-em-patos-de-minas


Coluna Minas Gerais
Distrito de JF será revitalizado

Foto: Felipe Couri/TM
Distrito de JF será revitalizado
As iniciativas pública e privada de Minas Gerais têm reunido seus esforços e mirado seus olhares para o Distrito Industrial, localizado na Zona Norte de Juiz de Fora. Mais uma vez, a região, que abriga mais de 170 empresas e indústrias e mantém entre sete a nove mil empregos diretos e indiretos, volta ao debate sobre desenvolvimento econômico regional, com a proposta de receber obras de revitalização para melhorar a infraestrutura e, por consequência, a atratividade e a capacidade de captar investimentos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/18-05-2025/revitalizacao-distrito-industrial-jf.html
Fórum de Café movimenta Varginha
Nos dias 22 e 23 de maio, Varginha será palco do Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, que acontecerá no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas online. Na sexta-feira (23), a programação começa com a palestra do turismólogo e mestre em sustentabilidade do Senar, Gustavo Toledo. Com duas décadas de experiência em turismo rural, Gustavo trará reflexões sobre o tema “Turismo Rural”, com foco na integração entre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, destacando práticas voltadas ao ecoturismo e agroturismo em Minas Gerais. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/caf%C3%A9-turismo-sa%C3%BAde-e-gastronomia-f%C3%B3rum-regional-movimenta-varginha-nesta-semana
Hospital faz operação de feminização vocal
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou, pela primeira vez em sua história, dois procedimentos cirúrgicos voltados à feminização da voz e da estética laríngea de uma paciente trans. As cirurgias, uma condroplastia laríngea e uma glotoplastia, marcam um avanço significativo no cuidado à saúde de pessoas trans na região, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção da diversidade e da inclusão. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-realiza-primeira-cirurgia-de-feminizacao-vocal-em-paciente-trans
MG lança primeiro arroz doce industrializado
A Fiemg, em parceria com a Condimentos Portuense, de Juiz de Fora, e a Agroindústria Mineira, lançou o primeiro arroz doce industrializado do Brasil, marcando um avanço significativo na inovação alimentícia. O produto, desenvolvido com o apoio do Senai, atende à crescente demanda por conveniência e qualidade no mercado de sobremesas. O arroz doce, pronto para consumo, preserva o sabor tradicional enquanto se adapta às exigências modernas de segurança alimentar e sustentabilidade. (Portal Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/tradi%C3%A7%C3%A3o-de-minas-para-o-mundo-primeiro-arroz-doce-industrializado
HMC celebra 60 anos
Com uma história marcada por excelência, inovação e compromisso com a vida, o Hospital Márcio Cunha (HMC) celebrou, na semana passada, seus 60 anos de atuação com uma solenidade especial no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, parceiros institucionais, membros do conselho curador da FSFX e convidados para homenagear a trajetória da Instituição, considerada um marco no desenvolvimento da saúde no Vale do Aço e referência nacional em atendimento de alta complexidade e segurança assistencial. (Jornal dos Vales) https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54726/hospital-marcio-cunha-celebra-60-anos-com-solenidade-que-destaca-legado-inovacao-e-compromisso-com-a-saude
Montes Claros reforça coleta seletiva
No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, uma data que convida à reflexão sobre a importância do reaproveitamento de materiais e seu papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Em Montes Claros, a Prefeitura tem desempenhado um papel de destaque nesse cenário, promovendo ações que incentivam a coleta seletiva e valorizam o trabalho dos catadores. O Programa Recicla aos Montes é um exemplo dessa iniciativa bem-sucedida, fomentando cinco associações de catadores, quatro na zona urbana e uma na zona rural. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/montes-claros-reforca-compromisso-com-a-reciclagem-e-a-sustentabilidade/
Síndrome faz cidade suspender aulas
Um surto da Síndrome Mão-pé-boca, infecção viral comum, geralmente benigna, fez com que a Prefeitura de Araponga cancelasse, por um período de sete dias, as aulas das escolas municipais Ledir Pedrosa Dias Miranda e José Rodrigues Milagres. De acordo com a prefeitura, a medida preventiva visa proteger a saúde das crianças, professores e colaboradores, além de ter o objetivo de conter a disseminação do vírus. “Pedimos a compreensão e colaboração de todos os pais e responsáveis neste momento.”, declarou. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/surto-de-infeccao-viral-cancela-aulas-de-duas-escolas-em-araponga
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas