Coluna Minas Gerais
Alimentação fora de casa mais cara

Foto: Marcelo Camargo/AgBR)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Alimentação fora de casa mais cara
O setor de alimentação e bebidas foi um dos grupos que mais contribuiu para o aumento da inflação em Uberlândia durante o mês de março, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes). O resultado foi influenciado principalmente pela “alimentação fora do domicílio”, que teve alta de 1,69% durante o período. Segundo o levantamento feito pelo instituto de economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) geral apresentou uma variação de 0,13% no último mês. A alta acumulada no ano está em 1,21% e a acumulada em 12 meses é de 3,96%. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37874/alimentacao-casa-fica-cara-puxa-inflacao-uberlandia
Voos BH/Flórida serão retomados
A Azul Linhas Aéreas anunciou que retomará, a partir do dia 2 de julho, os voos diretos entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). A operação será sazonal e seguirá até dezembro, com três voos semanais partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), o segundo maior hub da companhia no Brasil. Ao todo, serão 158 voos operados entre julho e dezembro, somando chegadas e partidas. A medida integra o planejamento estratégico da Azul para atender à alta demanda de viagens no período de férias escolares e verão nos Estados Unidos. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/variedades/turismo/2025/04/belo-horizonte-voltara-a-ter-voos-diretos-para-florida-eua/?utm_source=whatsapp&utm_medium=Refer%C3%AAncia&utm_term=gerais
Caxambu combate bullying
Desde o dia 9 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Caxambu, em parceria com a equipe de psicologia educacional, tem promovido uma série de palestras nas escolas da rede municipal com o tema central do combate ao bullying. A ação busca conscientizar os alunos sobre a importância do respeito mútuo, da empatia e do diálogo como ferramentas fundamentais para a construção de ambientes escolares mais saudáveis e seguros. As palestras estão sendo realizadas em diversas unidades escolares. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/educacao-de-caxambu-promove-palestras-contra-o-bullying-nas-escolas-municipais/
Arcos faz festival de gastronomia
A 4ª Edição do Festival de Gastronomia de Arcos irá começar dia 30 de abril e terminar dia 04 de maio. Serão 50 barracas, sendo nove de empreendedores de Itapecerica e as demais, de Arcos. A praça Floriano Peixoto, local do evento, está sendo preparada. Os tradicionais fornos para assar as quitandas já foram montados, assim como algumas barracas e o palco. O primeiro show, dia 30 de abril, será da dupla Israel e Rodolfo (sertanejo universitário). (Correio do Centro Oeste – Arcos)
https://www.jornalcco.com.br/festival-de-gastronomia-de-arcos-comeca-na-proxima-quarta-feira-30
Itabirito debate plano diretor
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, realizará neste sábado (26), a 1ª Conferência Municipal das Cidades e, como parte da programação, a audiência pública de lançamento da revisão do Plano Diretor do município. A Conferência será realizada no Centro Administrativo, com credenciamento aberto às 7h30. O evento marca a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/itabirito/itabirito-realiza-neste-fim-de-semana-audiencia-publica-de-lancamento-da-revisao-do-plano-diretor/
Balanças fiscalizadas em Poços
Em uma ação conjunta, o Procon Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi garantir a exatidão na pesagem dos produtos, principalmente os vendidos a granel, e reforçar a confiança nas relações de consumo. Ao todo, foram aferidas 120 balanças. Uma delas apresentou irregularidade que resultava em prejuízo ao fornecedor, o qual foi notificado para regularização. Outras duas estavam fora das especificações exigidas e foram interditadas por não possuírem modelo aprovado pelo Inmetro. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/04/24/procon-e-ipem-mg-fiscalizam-balancas-no-mercado-municipal/
Guaxupé quer curso de medicina
O projeto para a implantação de um curso de Medicina em Guaxupé deu novos passos concretos nesta semana, sinalizando avanços importantes nas articulações entre instituições de ensino superior, autoridades municipais e órgãos reguladores. A proposta, que há anos mobiliza expectativas na cidade, voltou a ganhar fôlego com a visita técnica de representantes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), sediada em Pouso Alegre. A instalação do curso é vista como uma ação estratégica, tanto para a ampliação da oferta de formação médica quanto para o fortalecimento da estrutura hospitalar e dos serviços de saúde da microrregião. (Revista Midia Brasil – Guaxupé)
https://www.revistamidiabrasil.com.br/post/curso-de-medicina-em-guaxup%C3%A9-avan%C3%A7a-com-apoio-institucional-e-visitas-t%C3%A9cnicas


Coluna Minas Gerais
Projeto prevê trem entre BH e Caeté

Foto: Reprodução/Jornal Opinião
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Projeto prevê trem entre BH e Caeté
O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, detalha os projetos de expansão ferroviária previstos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as propostas está a Linha B, que ligará as regiões leste e sudeste da capital mineira, conectando Horto, Sabará, Nova Lima, Caeté e Rio Acima. Assim como a Linha B, ela integra o programa dos trens metropolitanos, com implantação de trilhos exclusivos para passageiros e ultrapassagem de composições apenas nas estações. (Jornal Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/projeto-preve-trem-metropolitano-entre-bh-e-caete/
Varginha quer reativar ferrovia
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, participou, em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes, de uma reunião importantíssima para a o desenvolvimento da cidade. Trata-se da reativação da Linha Férrea para transporte de cargas no trecho que liga Varginha a Lavras. Ficou pactuado que haverá um chamamento público por parte do Governo Federal. Segundo o prefeito, “o Modal de Transporte Ferroviário beneficiará toda a região do Sul de Minas, É importante ressaltar a agilidade, o preço do frete dentre outros fatores benéficos ao empresariado e também ao agronegócio”, destacou. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br
Além Paraíba terá novo curso
O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) anunciou, no dia 16 de agosto, a implantação de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na cidade de Além Paraíba. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil e marca o início das atividades da instituição no município. O anúncio foi feito durante o 3º Simpósio de Educação Especial e Inclusiva, realizado com o apoio da deputada federal Ana Pimentel, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Além Paraíba. O Programa Mulheres Mil é uma política pública federal voltada à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. (Agora Jornais – Além Paraíba)
Trevos de Araguari requerem melhorias
Duas entradas da cidade apontam a necessidade de uma intervenção por parte dos políticos influentes junto ao Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER. São pontos necessários que precisam de serviços para melhorar o trânsito e a segurança dos motoristas, como o de entrada da cidade junto à LMG-748, que fica localizada no trecho duplicado dentro do Distrito Industrial. Esse trecho, bem como parte dos 4 km duplicados pelo governo do estado, está desprovido de tudo. O asfalto está danificado, não existe sinalização e iluminação, questões básicas para uma orientação maior dos motoristas. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Turismo impulsiona destino BH
Belo Horizonte segue em alta como um dos destinos urbanos mais atrativos do país. De acordo com o Radar Turístico de julho, publicação do Observatório do Turismo de BH, os dados consolidados de maio de 2025 confirmam o bom desempenho do setor: a ocupação hoteleira alcançou 63,2%, com crescimento de 13% na diária média, que chegou a R$ 407,21. O Aeroporto Internacional de Confins recebeu mais de 1,1 milhão de passageiros no mês, um aumento de 12% em relação a 2024, enquanto a rodoviária da capital movimentou 552 mil pessoas. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
Divinópolis recebe projetos culturais
Divinópolis, reconhecida como a Cidade das Histórias, será palco nos próximos dois meses, de apresentações de cinco projetos aprovados na Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB Municipal) – , que fortalecem a tradição literária local e ampliam o acesso gratuito à literatura, à poesia e à contação de histórias em escolas e espaços educativos. Entre os inúmeros projetos contemplados pela PNAB na cidade, cinco deles se uniram para uma execução de forma coletiva e colaborativa na cidade, resultando no Projeto “Nos trilhos das Histórias” (Jornal Agora – Divinópolis)
-
GERAL1 dia atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Vapor Benjamim Guimarães recebe Festival
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Lei estadual traz otimismo e cautela para produtores de cachaça mineira
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Decisão pode mudar Câmara de Caratinga