Coluna Minas Gerais
Resort inaugurado em Ouro Preto

Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}
Foto: Neno Vianna / Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Resort inaugurado em Ouro Preto
Primeira bandeira internacional a se instalar em Minas Gerais nos últimos 30 anos, o Vila Galé Collection foi inaugurado em Ouro Preto, neste sábado (24). Localizado em Cachoeira do Campo, foram investidos R$ 120 milhões na restauração do prédio histórico, construção de novos setores e adequação de espaços. Além disso, o resort gerou mais de 150 empregos diretos e cerca de 600 empregos indiretos na região. A Prefeitura Municipal atuou ativamente para a instalação do hotel na cidade. O resort, que terá 311 quartos disponíveis para os hóspedes, promete movimentar o turismo na cidade Patrimônio da Humanidade. (O Liberal – Ouro Preto)
Encontro de Mulher do Campo em Patos
A 45ª edição do Encontro Regional da Mulher do Campo ocorrerá nas dependências do Centro de Convenções do Unipam em Patos de Minas, neste domingo, 25, com uma rica programação artística e cultural e uma grade de muitas atrações. O Encontro será realizado em meio às festividades da Fenamilho 2025. O encontro é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais, com apoio do Centro Universitário de Patos de Minas, Cemil, Sicoob Credicoopa e Contagro. (Folha Patense)
Hospital orientado sobre aborto
Na tentativa de garantir plena assistência de saúde às vítimas de violência sexual que procuram o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, para realizar o procedimento de aborto legal, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu, na quinta-feira (22), uma Recomendação à unidade hospitalar. O texto pede para que sejam mantidos no serviço de aborto legal da unidade apenas médicos sem objeção de consciência – direito de um indivíduo não cumprir uma obrigação legal devido a convicções pessoais, religiosas, éticas ou morais – ao procedimento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/23-05-2025/mpmg-aborto-legal-juiz-fora.html
Delfinópolis no ONU Turismo
O município de Delfinópolis, integrante do consórcio AMEG, é um dos oito destinos brasileiros selecionados para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. A premiação reconhece vilas que se destacam internacionalmente pela promoção do turismo sustentável, valorização cultural e preservação ambiental. Instituído em 2021, o prêmio da ONU Turismo é uma importante vitrine internacional para os destinos rurais que integram práticas inovadoras com valorização das comunidades locais. O resultado será divulgado durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, na Arábia Saudita. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/delfinopolis-representara-o-brasil-em-premio-internacional-da-onu-turismo
Uberaba terá CD da Shopee
Galpão que abrigará o Centro de Distribuição (CD) da Shopee em Uberaba deve ficar pronto até dezembro. Obra está em ritmo acelerado. O CD vai ocupar 4 mil metros quadrados, metade da área total do terreno, que fica localizado próximo à Ambev. A Shopee já possui um centro de distribuição em Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, e outros centros logísticos na região, além de estar presente com hubs logísticos em Barbacena, Ubá e Extrema. (Jornal da Manhã – Uberaba)
População idosa cresce em Uberlândia
O número de idosos em Uberlândia cresceu 75,3% entre os anos de 2010 e 2022, passando de 61.674 para 108.148 pessoas com 60 anos ou mais. É o que mostram os dados do último Censo Demográfico, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a cidade alcançando um total de 713.224 habitantes, os idosos representam, hoje, 15% da população total, mais do que o apontado em 2010, quando apenas 10% dos moradores estavam na terceira idade. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38065/populacao-idosa-uberlandia-cresce-75-12-anos


Coluna Minas Gerais
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business

Empreendedoras do Vale do Jequitinhonha que passaram pelo programa de microcrédito expuseram produtos e trocaram experiências no evento, provando que parcerias, determinação e criatividade podem mudar a história das mulheres da região.
Lislene conseguiu pagar a faculdade da filha com artesanato após virar empreendedora
Entre estandes coloridos montados no pátio do Lithium Business, em Araçuaí, evento que reuniu investidores e especialistas da cadeia do lítio, um deles chamou atenção dos participantes: peças de artesanato, bolsas de tricô, geleias e doces carregados de história e resistência. Mulheres que não apenas expunham seus produtos, mas exibiam sonhos transformados em realidade. Cada troca de olhar e pergunta dos visitantes reforçava o mantra coletivo:
“Aqui, somos donas do nosso destino.”
O espaço também sediou rodas de conversa sobre empoderamento feminino, com histórias inspiradoras como as de Lislene Cardoso (59) e Andréia Gomes (36), que mostraram como é possível transformar a própria realidade e deixar um legado.
As duas fazem parte do programa Donas de Mim, iniciativa da Sigma Lithium em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, que já formou cerca de 2 mil empreendedoras no Vale do Jequitinhonha, beneficiando indiretamente mais de 10 mil pessoas. Por meio de um fundo de microcrédito, mulheres chefes de família receberam apoio financeiro e capacitação para iniciar ou ampliar pequenos negócios nas áreas de artesanato, alimentação e serviços.
Durante o evento, Andréia emocionou o público ao compartilhar como o programa mudou sua trajetória: vítima de violência doméstica, ela conseguiu recomeçar a vida com dignidade.
“Hoje trabalho com geleias artesanais e temperos gourmets. Mais do que renda, ganhei autoestima e liberdade para dizer ‘não’ quando preciso. O Donas de Mim me deu independência financeira e me ensinou que posso escrever uma nova história.”
Lislene, por sua vez, contou que usou o microcrédito para comprar materiais e investir no próprio negócio de artesanato — hoje reconhecido até fora do Brasil.
“Aprendi a precificar, a divulgar na internet… Hoje sou dona de mim. Consegui pagar a faculdade da minha filha com a renda do artesanato. Esse foi um sonho realizado. Se não fosse essa virada na minha vida, talvez ela não pudesse concluir o curso.”
Programa valoriza e fortalece o protagonismo feminino
“O Vale do Jequitinhonha é estigmatizado pela pobreza, o que acaba gerando baixa autoestima na população. Trazer para cá um programa de microcrédito inspirado em Muhammad Yunus — que deu certo na Índia —, adaptando à nossa realidade, contribui para melhorar a vida das pessoas e devolver dignidade”, destacou Aline Sena, primeira-dama de Araçuaí e madrinha do programa.
O Donas de Mim é hoje um dos maiores programas de microcrédito da iniciativa privada no país, como explica Camila Pontual, gerente de desenvolvimento socioeconômico da Sigma Lithium.
“Embora estejamos em uma das regiões com o segundo pior IDH do Brasil, temos uma riqueza humana imensa. Este programa busca valorizar e dar protagonismo a essas mulheres, que produzem a verdadeira riqueza do Vale do Jequitinhonha.”
Desde junho, uma nova fase do programa beneficia 120 mulheres com microcrédito de R$ 2 mil cada — com carência de seis meses e 18 parcelas com juros reduzidos — além da capacitação de outras 500 participantes, por meio de cursos que vão desde empreendedorismo básico até oficinas práticas, como uso do WhatsApp Comercial e técnicas de embalagem para agregar valor aos produtos.
“Cada renda gerada por uma empreendedora retorna ao fundo, permitindo que outras mulheres ingressem no programa. É um ciclo virtuoso de empoderamento e multiplicação de oportunidades”, destaca Camila.
Algumas participantes já relataram convites para fornecer seus produtos a hotéis e restaurantes em Belo Horizonte e até no exterior, comprovando que o artesanato do Vale vem ganhando novos mercados.
Impacto local e perspectivas de expansão
O estande do Donas de Mim foi um dos espaços mais visitados durante o Lithium Business, atraindo o público e reforçando a visibilidade do programa como instrumento de inclusão produtiva feminina.
“Este evento é a vitrine que precisamos para mostrar ao mundo o talento e a resiliência das mulheres da nossa região”, concluiu Camila Pontual.
Com planos de expansão em 2026, o Donas de Mim já se consolidou como uma referência em ação social no coração do Jequitinhonha.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
BENÇÃO OFICIAL DO PL!
-
G MAIS ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Volei conduz vitória histórica para o esporte brasileiro. PL avança na Câmara com relatoria favorável!
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Celer inaugura fábrica em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Morador em situação de rua tem projeto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança campanha “Camisa Verde Que Transforma”
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Bocaina de Minas agora faz parte da AMM, que chega a 825 municípios afiliados
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Montes Claros vai adquirir ônibus elétricos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Energia recebe investimentos em Minas